Rumores

E se a Apple lançasse seu próprio cartão de crédito?

Nós no Brasil sabemos o quanto o sistema de pagamentos da Apple (o Apple Pay) pode demorar para ser implementado. E um dos grandes motivos da demora é a dificuldade em negociar com bancos, que se recusam a reduzir qualquer mínimo lucro que tenham, mesmo que seja para tornar a vida do cliente mais fácil.

Mas isso poderia mudar se a própria Apple desse um passo maior e lançasse o próprio cartão de crédito. E segundo um recente rumor, ela pode já estar planejando isso para o ano que vem.


O boato (por enquanto não passa disso) vem do Wall Street Journal, que afirma uma suposta parceria com o grupo americano Goldman Sachs, que estaria estudando maneiras da maçã lançar seu próprio cartão de pagamentos, totalmente compatível com o Apple Pay.

O artigo comenta que este cartão poderia ter seu funcionamento exclusivo com o aplicativo Wallet do iOS, tornando o cartão exclusivo para quem tem iPhone.

Desde o começo a Apple tem se mostrado interessada em ser intermediária de pagamentos, mas começou discreta ao permitir que cartões de outros bancos funcionassem integrados ao iPhone. Se este rumor tiver algum fundo de verdade, pode ser que no futuro a empresa de Cupertino invista pesado neste ramo, desbancando diversas opções de pagamento que existem atualmente.

Seja como for, inicialmente o cartão seria lançado apenas nos Estados Unidos. Ou seja, se um dia acontecer, deverá demorar anos até podermos usar a nova solução em outros países, ainda mais o Brasil.

Fonte
The Wall Street Journal
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Para mim, se houvesse parceria com a Nubank seria ótimo.

    • Carlos Frederico

      Parceria em que sentido?

      Sinceramente já passou da hora a Apple concorrer nesse ramo. Sejamos sinceros: faltam empresas que prezam pela qualidade. A Apple é, indiscutivelmente, uma empresa capitalista e visa lucro a rodo, mas *pelo menos* ela preza pela qualidade e experiência, coisa que as outras simplesmente não fazem, só correm atrás ou fazem algo quando a concorrência faz algo um pouco melhorzinho.

      Dinheiro tem de ser feito com qualidade, não com ganância. Saber entregar o valor que pedem é a chave.

      • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        A confiança na Apple foi abalada com a descoberta da obsolescência programada que faziam escondido com os iPhones.
        Ainda sou fã da Apple, mas não confio como outrora.

        Em relação ao Nubank, este indiscutivelmente é o melhor cartão de crédito do país e ainda estão revolucionando os investimentos com a NuConta, então seria bem interessante se a Apple fizesse uma parceria com eles.

        • Carlos Frederico

          Eu entendo o seu pensamento, mas estou achando ele bastante ingênuo… não se ofenda não! Na sua primeira mensagem acabou passando uma imagem de uma criança ingênua, não que isso seja ruim, pelo contrário.

          Não sou fanboy, na verdade, sou fanboy de qualidade. E faz anos que apenas uma empresa é capaz de entregar isso de verdade: a Apple. Quando você diz que a confiança foi abalada com a descoberta da obsolescência programada, isso me passa um pensamento completamente ingênuo: não é questão de ter ou não ter isso e sim de como o mercado funciona. As pessoas em geral não sabem como evoluir. Se não existir um mecanismo que faça com que a curiosidade seja atiçada, não há evolução. E no fundo são só nomes que nós damos: obsolescência, reuso, etc.
          No fim nada disso importa: o que importa é que precisa ter algo para que haja motivo de evolução. Senão não vamos sair do lugar.

          O Nubank é ótimo, mas está engatinhando de fato. Vejo, mais uma vez, uma ingenuidade achar que a Apple poderia fazer parceria com ele. A Apple tem cacife para comprar ele e boa. Seria ótimo a Apple virar uma empresa financeira, pois instituições financeiras ganham dinheiro a rodo sem muito esforço, vide os banqueiros brasileiros. A diferença é que enquanto os banqueiros tradicionais estão pouco se ferrando com a qualidade e clientes, uma “Apple da vida” vai usar os recursos financeiros para cada vez mais lucrar em prol da qualidade…

          • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Sua opinião é irrelevante para mim, mesmo assim obrigado por compartilhá-la.
            Abraço.

      • Matheus

        Pra quem junta milhas, infelizmente seria uma péssima opção 🙁

  • Falta um bom tutorial para logistas!!! Tutorial ensinando a usar o ApplePay tem um monte mas já tentei passar em mais de um local com maquina com simbolo que é compatível mas só passei vergonha e não achei nenhum tutorial ainda de passo a passo para logista.

    • Alan Alarcon

      Amigo… é lojista. Desculpe, não pude evitar.

      • Luciano Assunção

        O que tem ser lojista? “Não entendi” rs

        • Alan Alarcon

          Lojista se escreve com J… e não com G

      • Não sou logista, mas habilitei meu relógio e meu celular e não consegui usar ainda por falta de conhecimento dos logistas.

    • Marcel Franca

      Passei pela mesma situação em dois diferentes estabelecimentos. No primeiro a atendente ficou segurando meu iPhone praticamente colando ele na máquina e disse que nao funcionava, mesmo eu pedindo para que ela digitasse o valor primeiro. No segundo a atendente disse que não sabia usar mas que ja tinha visto alguem usando um relogio, entao ela me passou a máquina para que eu tentasse. Resultado: FUNCIONOU! A verdade é que vc não precisa de um cartao enfiado na máquina para digitar o valor. Basta digitar (isso se nao for aquelas que ja estao ligadas direto a um caixa), seleciona debito ou credito e por fim ele vai pedir para aproximar o iphone e pronto! Simples e rápido mas que muitos lojistas nao tem conhecimento ou má vontade por estar bitolados a aquele a um padrao antigo

      • Henrique A.

        Exato. A maior dificuldade que eu tenho é ter que toda vez “convencer” o lojista a digitar primeiro o valor, antes de “enfiar” o cartão.

  • Paulo Steiner Dorta

    Off-topic: eu tenho um cartão desse! Quer dizer, não o do  Pay, lógico, mas do N26. É o cartão mais bonito que eu já vi. Não importa onde eu use, todo mundo fica reparando.

    • Guilherme Germano Klapper Juni

      Curiosidade: como conseguiu um cartão N26 no Brasil?

  • BS

    Imagina o preço da anuidade!!!! 😱🤣

    • Rafael Anciães

      Imagina se ela ainda inventa de lançar Gold, Platinum, Black, etc. rsrs

      • No caso da Apple o nome vai ser mais para algo do tipo: Mastercard SE, Visa Plus, Mastercard Pro… 😛

  • KB

    Interessante. Fico imaginando se a Apple vai entrar no universo das crypto currencies no backend.

    • Acho este caminho inevitável.
      E digo mais: acho que só alguém como ela para popular as moedas digitais e transformar em algo realmente palpável e utilizável por grande parte da população.

  • Seria ótimo facilitar para pequenos negócios e/ou autônomos poderem receber pelo Apple Pay e o cartão poderia ser estilo PagSeguro.

  • Petroli Eduardo

    Eu estou na espera ansiosamente pelo Nubank aderir o ApplePay. Alguém tem algum palpite? hehehehe

  • Douglas Knewitz

    Acho uma boa, na matéria que li, falam que poderia ter até descontos, pontos, poderia fazer empréstimo, consórcio … o que a Apple quer fazer è simplificar a vida do usuário.

    Quanto mais ela elevar o fosso de distância da concorrência, mais forte ela fica . Aos poucos ela vai prendendo os usuários pelo ecossistema, e mudar de lado seria tortuosos de mais.

  • Fabrício

    Questões:
    * Teria anuidade para o cliente?
    * Tendo, que benefícios teríamos? Milhas?
    * % para lojistas seria menor?

  • 🇧🇷 Imperialista Brasileiro 🇧🇷

    Se a Apple lançasse seu próprio cartão de crédito? * * As maquininhas seriam obrigadas a a serem “MFi”, * teria algum “Apple Card Gate” nos primeiros 6 meses,
    * a anuidade custaria 10x mais que qualquer preço minimamente justo,
    * o cartão seria super fino geração após geração o que faria com que o chip tivesse uma protuberância porque não cabe na espessura do cartão,
    * teria notch.
    (Aos “mimimi” de plantão, apesar de serem críticas implícitas, é uma brincadeira)

  • Juliana Brugnerotti

    Eu tenho uma esse cartão da foto é do N26 que tem parceria com apple pay! So botar o cartão na wallet e pagar com o iphone. (Apesar q no próprio cartão deles ja tem esse sistema de só encostar o cartão, onde vc acaba usando mto pouco o celular pra pagar). Melhor coisa esse método de só encostar, um bom jeito de evitar clonarem o cartão também, creio eu 🤔

  • Moisés Araujo

    Gostaria eu de ter a sorte de da Apple ou Nubank investir na minha ideia, pois ou a Apple se tornaria uma empresa com um bank próprio é com varias pessoas usando cards Apple, Apple Pay, iPhones e etc … bem como meio de pagamentos Para tudo que é lugar e tornar as pessoas usuárias fiéis e dependentes do sistemas de pagamento e recebimentos tornando obsoletos alguns pequenos bancos de começo criando um monopólio de empresas e micro empresas dentro da maior empresa é mais valorizada do mundo em um único lugar !! No caso a Apple .
    Ou tornar o Nubank um meio de pagamento pelo app do qual não existirá moeda física como já vem se tornando mais comum nessa nova era tecnológica que tal ter um público alvo diferente. Sinceramente para algumas pessoas falta chances para aprimorar o que já está sendo feito e deixar-lo melhor !! Alguém me fornece o e-mail de algum diretor de ambas empresas desde já grato ao blog do iPhone o espaço .