Acessórios

Começam a surgir acessórios que aproveitam o NFC do iPhone

A partir do iPhone 6, a Apple passou a incorporar no aparelho um chip NFC (que serve para comunicação por proximidade). Porém, no início o usuário podia utilizar esta tecnologia apenas para pagamentos com o Apple Pay. O iOS 11 isso mudou um pouco, com a maçã liberando a funcionalidade para os desenvolvedores que quisessem adotá-la em modelos a partir do iPhone 7, mas até agora pouco se viu de criativo neste sentido, fora alguns raros casos.

O acessório YubiKey é um pendrive capaz de fazer autenticação por hardware em aplicativos, eliminando a necessidade de autenticação por dois fatores por SMS (que nem sempre são seguros). Basta plugar no computador e quando for preciso se conectar a algum serviço online, ele autentifica o acesso comprovando que você é você mesmo.

Agora, o fabricante disponibilizou um framework para que aplicativos do iPhone também possam usar o mesmo acessório, realizando a autenticação através do NFC. Rápido, fácil e prático.

Confira o vídeo promocional:

Disponibilizar o framework significa que caberá a cada desenvolvedor adotar ou não a compatibilidade ao seu aplicativo. No momento, apenas o gerenciador de senhas LastPass é compatível, mas é bem provável que outros apareçam em um futuro próximo.

Por enquanto a notícia é boa apenas para quem tem uma assinatura do LastPass (a versão gratuita não dá acesso ao YubiKey), mas é interessante saber que há gente se movimentando neste sentido e oferecendo suporte ao NFC do iPhone para coisas úteis.

Via
9to5mac
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ricardo ratox

    será que teremos apps como alguns que já vi no android que consigam ler os bilhetes de ônibus para ler pelo menos o saldo dos mesmos?

    • Gabriel Franco

      Cara acho que isso depende mais das companhia de onibus do que da apple ou dos desenvolvedores kkkkk

    • Marcio Rodrigues

      É bem provável que sim, mas é como o @disqus_NWkxoqThS3:disqus falou, depende das empresas disponibilizarem o recurso em seus apps. E as possibilidades são muitas, até mesmo abrir portas de hotéis e até liberar acesso a lugares ou objetos.

      • KB

        A Yubico disponibilizou as bibliotecas e material para desenvolvimento a muito tempo. Falta ação das empresas!

  • Victor

    É possível ler outras Tags de NFC ? Não consigo de forma alguma. Já testei diversos apps e nenhum deles lê . Obrigado.

  • Marcio Rodrigues

    Olha, não é bem assim, primeiramente a YubiKey NÃO é um pendrive, portanto o usuário não pode armazenar dados como fotos, vídeos ou músicas.
    Eu uso YubiKey com LastPass há vários anos e até então era o iPhone/iOS quem não permitia utilizar o leitor de NFC dele pra mais nada além de fazer pagamentos onde o Apple Pay era aceito, portanto, não é que agora estão surgindo dispositivos que usam o leitor de NFC do iPhone, é que agora que a Apple liberou a possibilidade dos desenvolvedores terem acesso a API do NFC no iOS, então só agora vai começar a surgir apps que usam o serviço de NFC para ler qualquer tag.

    A parte de NFC da YubiKey funciona exatamente da mesma maneira que qualquer etiqueta NFC funciona, neste caso específico ela transmite o código do segundo fator de segurança, que pode ser um número enorme e aleatório. É algo semelhante ao que apps como o Google Authenticator faz.
    Já a parte que pode ser conectada na porta USB (normalmente isso que faz pensar que é um pendrive) atua como se fosse um teclado, onde o usuário deve tocar naquele “botão” do centro para que o código do segundo fator seja introduzido no campo focado. Este “botão” tem pelo menos dois comportamentos, se o usuário toca e solta é uma coisa e se toca, segura e solta é outra coisa, podendo ser um segundo fator de outro serviço que o usuário queira utilizar, como por exemplo introduzir a chave de criptografia do BitLocker ou o serviço de criptografia de disco no Linux.

    • KB

      Encontrei alguém que também usa o Yubikey de longas datas… 😂
      Uso desde que lançaram comercialmente em 2007/8. Valeu a explicação, bem resumido e no ponto.
      Lembrando que antes mesmo do advento NFC nos iDevices, o Yubikey funcionava no iPad mediante o adaptador para USB. Ele é interpretado como keyboard e não pendrive.

      • Marcio Rodrigues

        Então somos dois, eu também nunca soube de alguém que utilize YubiKey aqui no Brasil, rsrsrs.
        O SDK para desenvolvimento existe há muito tempo, pelo menos pra PC, que é minha área de desenvolvimento, mas no Android já usei por meio do adaptador OTG.

  • Leonardo VimpriO

    Pensei que era iPhone com 2 chips… Felicidade de pobre dura pouco.

  • Cristian

    A pergunta que até o momento ninguém se fez. O chip está lá desde o iphone 6, ai o recurso é liberado somente pro iphone 7 em diante.

    Por coisas como esta, de ficar “empurrando” upgrade garganta abaixo, é que meu próximo dispositivo terá android.

    Muitos vão dizer que o chip do iphone 6 não suportava, e somente a partir do 7 que o chip tem essa capacidade, ou vão se enganar de outras formas.
    Uma pena, pois a qualidade dos produtos é boa, mas desde o caso da bateria do iphone 6,6s e etc, eu vejo que a apple que eu conheci no iphone 3gs e 4 quando comprei deixou de existir.

  • “Começam a surgir” e “NFC” na mesma frase em 2018 é tão estranho. hehehe…

  • Christian Tavares

    O iPhone 6 e 6 Plus tendo NFC e ficarem de fora disso é muita sacanagem.

    • Deivid Cavalcante da Silva

      Como se isso nào fosse típico dessa empresa já.