AplicativosApp StoreNotícias

Apple começa a barrar aplicativos que compartilhem localização do usuário com serviços de terceiros

O assunto privacidade nunca foi tão discutido, e agora que a Comunidade Europeia irá implementar uma legislação mais rígida para proteção dos dados pessoais digitais dos cidadãos (a chamada RGPD), a Apple está implementando alguns cuidados em aplicativos da App Store.

A partir desta semana, vários aplicativos que compartilham a localização do usuário com serviços de terceiros estão sendo retirados da loja.

A empresa está avisando os desenvolvedores afetados que, graças a uma reavaliação, os aplicativos estão sendo retirados do ar por desrespeitarem as regras da loja:

“O seu app transmite os dados de localização do usuário para serviços terceiros sem o explícito consentimento do usuário e para fins não aprovados.”

Para ter direito a voltar à loja, os desenvolvedores precisar eliminar todo e qualquer código, framework ou SDK causador da violação, para uma reavaliação da equipe de aprovação.

A Apple sempre se preocupou com a privacidade de seus usuários, mas muitos aplicativos na sua loja não tinham o mesmo cuidado, muitos deles inclusive revendendo estes dados para outras empresas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Estan Duarte

    Qualidade.

  • Henrique A.

    Estariam os Apps de transporte (Uber, Cabify) incorrendo nessa violação??
    Não sei se entendi totalmente o que vem a ser “compartilhar a localização com serviço de terceiros”.

    • Vinicius Alves

      Na verdade não. Como eles pedem a permissão explicita do usuário para compartilhar a localização dele com o motorista, ele está de acordo com as regras novas da Apple. A não ser que o app venda esses dados sem o usuário saber para outras empresas, como andam fazendo alguns aplicativos por ai. 😉

      • iPhone X now!

        Na verdade nem é bem porque o usuário aprova que o app é liberado no caso dos de transporte. Ele não compartilha com terceiros, compartilhar com o motorista não deixa de estar na mesma plataforma do app.

  • mp1007

    Nessa linha, todos os apps que se integram com Waze, Google Maps, Maps e quaisquer outros apps de localização que existam por aí estão violando os termos de uso? Se sim, vai complicar a vida de muita gente!

    • Vinicius Alves

      “O seu app transmite os dados de localização do usuário para serviços terceiros sem o explícito consentimento do usuário e para fins não aprovados”. A parte do “sem o consentimento do usuário” é a chave para esses aplicativos não serem expulsos.
      Por exemplo, na integração do Waze com o Spotify, o usuário precisa aceitar os termos e consentir que a localização e os outros dados do Waze serão compartilhadas com o Spotify, só depois disso, a integração é feita.

  • Andre luiz santos

    Praticamente todos os games online como o Pokemon GO..

  • Francion Justino de Pádua

    Pode até não ser 100%, mas nos aumenta a sensação de segurança….