Dicas de iPhone e iPad

Como dar zoom nos mapas do iOS usando apenas um dedo

Desde que o primeiro iPhone foi lançado, os smartphones se transformaram em uma espécie de computador de bolso em que fazemos quase tudo hoje em dia. O uso é tão intenso que geralmente queremos ler e-mails, mensagens, ler notícias enquanto fazemos outra coisa, como tomar café, por exemplo. Por isso, fazer tudo no iPhone com uma mão só é necessário hoje em dia, para aumentar nossa produtividade.

Seguindo este conceito, a Apple incluiu no iOS 11 uma maneira de dar zoom em um mapa sem precisar usar o movimento de pinça, que requer dois dedos de uma mão e, necessariamente, a outra mão precisando segurar o aparelho. Com este simples truque, é possível aumentar ou diminuir os detalhes de uma região nos Mapas do sistema usando apenas um dedo.


Caso você ainda não saiba, com o mapa aberto, basta tocar duas vezes na tela e segurar, arrastando o dedo para cima ou para baixo. Você poderá manipular assim o zoom da imagem, sem precisar usar a outra mão.

Veja no vídeo o gesto em ação:

YouTube video

O gesto é bastante prático, mas não foi inventado pela Apple. O aplicativo Google Maps já usa há alguns anos esta maneira de aproximar a imagem com apenas um dedo.

A dica vale por enquanto apenas para o aplicativo nativo Mapas, a partir do iOS 11 e não serve em outras partes do sistema, como Fotos, por exemplo. Quem sabe este gesto não vire padrão para outros aplicativos nativos em versões futuras do sistema?

Confira mais dicas de iOS aqui no blog. ;)

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo