Notícias

Patente da Apple prevê um cabo USB para recarregar o iPhone debaixo d’água

Desde o iPhone 7 a Apple vem destacando que seus celulares trazem uma grande resistência à água (que vimos aqui ser maior do que algumas marcas concorrentes). Porém, há coisas que você ainda não pode fazer, como por exemplo, conectar o aparelho na energia enquanto ele estiver na água. O risco de curto é tão grande que o próprio sistema detecta quando o conector está molhado.

Mas parece que o plano da Apple é permitir que você recarregue seu iPhone até mesmo debaixo d’água. Pelo menos é esta conclusão que se chega ao ver uma patente da empresa que prevê um conector Lightning com isolamento de líquidos.

A invenção mostra um conector Lightning que já conhecemos, revestido de uma camada emborrachada, que vedaria a entrada do conector ao ser encaixado. Com isso, mesmo com o dispositivo mergulhado, não entraria água nas partes eletrônicas.

A patente foi registrada no primeiro trimestre de 2017, recebendo aprovação esta semana. Como toda e qualquer patente da Apple, o simples registro não significa que a ideia virará um produto final algum dia. Mas é interessante ver o que a Apple está desenvolvendo.

Via
PatentlyApple
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Aproveitando o assunto.. alguém já mergulhou o iphone 7 numa piscina por exemplo? Pode ou não pode? Um técnico da Apple me recomendou fortemente não fazer isso.. mas algumas pessoas insistem em dizer que não ocasiona problema nenhum.

    Por medo até hoje não molhei o meu.

    • Fernando Dantas

      Já, mas sequei na hora. ficou de boa

    • Dodi

      da uma pesquisada no youtube.. sempre tem alguém que testa os aparelhos na água..

    • Matheus Melo Monteiro

      Já sim, tirei foto em baixo da água e tudo, com o x também.

    • Luis Cesar

      Mesmo tendo exemplos de que sim, é possível mergulhá-lo, eu não arrisco. Prefiro descobrir quando ele cair na água por acidente.

    • Valerio de Vito

      ja até filme com ele debaixo dagua, no banho, levo ele pra ouvir musicas, atendo com as maos molhadas, deixo na beirada da piscina e sempre to mexendo com a mao molhada, aproveito e tiro fotos embaixo dagua tb. Porém eu sei que essas resistencias a agua tem uma prazo de validade, assim como relogios a prova dagua, uma hora a resistencia falha. No relógio, se entrar agua, geralmente nao estraga, mas com celular acho q é uma vez só. Meu 7 já está com 2 anos de uso, eu parei de mergulha-lo na agua, mas ainda deixo cair respingos. E tenho medo de trocar a bateria e perder essa resistencia.

      • Daniel Vitor

        Eu troquei a tela do meu e continuo mergulhando ele! Está funcionando de boas a 1 ano.

      • Vinicius Alves

        Se você fizer o reparo em uma autorizada, eles reaplicam o adesivo impermeabilizante novamente, dando de volta ao celular a resistência. Já em assistências paralelas, eu não confiaria muito não, sei de casos que o cara não trocou o adesivo e deu ruim depois.

    • pois é galera.. vontade eu tenho de mergulhar ele sem medo. mas acho que vou esperar ele cair ‘sem querer’ um dia pra ter certeza.. hahahah

      • João Moura

        Eu não confiaria, até porque a garantia não cobre esse tipo de ‘acidente’.

    • Wendel Silva

      Desde quando comprei meu 7, ja mergulhei, filmei, tirei foto, no meu instagram tem varias fotos e videos. @wendel_silva

    • Caio Ferreira

      Cara uso o iPhone 7 a mais de um ano e já entrei no mar com ele, piscina, cachoeira é de boa, o importante é secar bem antes de colocar pra carregar, já queimei 4 cabos por isso, mesmo secando a entradinha do conector com a ponta da toalha, deveria ter esperado mais tempo para colocar pra carregar, o aparelho continua normal mas os cabos já era( queima uma das pontinhas douradas do conector, vai falhando e para de funcionar.

    • Anderson Santos

      eu ja coloquei o meu outro antigo debaixo da torneira pra lavar e a câmera frontal ficou embassada com um círculo branco em volta da foto, e os falantes ficam entupidos por uns minutos, depois que eu troquei de aparalho nunca mais arrisquei.
      Os dois são i7

    • Anderson Santos

      uma promotora da Motorola que trabalhava comigo teve treinamentos sobre essas normas de resistência à água, e ela disse que essa resistência do iPhone (se não me engano IP67) não é própria pra ficar usando o celular debaixo d’água pq cria pressão dentro do aparelho de acordo com o jeito que ele vai esquentando e é onde pode entrar água.

    • gnc03

      Ja mergulhei o iPhone 8 Plus varias ezes por alguns minutos na piscina (com cloro, n que mude alguma coisa eu acho) mas n deu nada ate hj

    • frederico

      tirei foto com o 7 embaixo d’água e lavo ele Regurlamente com água. Depois passo um pano para secar.

  • Guilherme Auwarter

    que bom, assim poderemos ligar ele em uma tomada que fique embaixo da água 😀

    • Fabio Junior

      São pra aquelas pessoas que tomam banho de banheira carregando o celular

  • Marcelo Silva

    Provavelmente vão vender celulares em Atlântida kkkkk

  • Valerio de Vito

    Uma coisa que nunca li a respeito dessas resistencias a agua: Geralmente as vedaçoes sao feitas de borracha ou silicone, e esses materiais com o tempo ressecam e perdem essa propriedade de vedação. Já li que alguns celulares ao inves de usar borrachas pra vedar a agua, selam seus componentes principais como processador, memoria, enfim, e isso impedem q eles entrem em contato com a agua. Qual é o caso do iPhone? A resistencia a agua dele é eterna? ou ela tem uma validade? Quanto mais velho o celular, menor a chance dele resistir a agua?

    • No caso do iPhone, é uma vedação nas laterais e não diretamente nos componentes.

      Apesar de vários vídeos mostrarem que o iPhone é capaz de ficar horas debaixo d’água, a Apple se recusa a dizer que ele é “à prova d’água”. Talvez por isso, a vedação não dura a vida inteira.

      • Júlio Liza

        Para fotos submersas eu uso a ProGo, com caixa protetora d’água. Não usaria nunca meu X para isso…Por via das dúvidas, mantenho o meu precioso longe …

        • Estan Duarte

          😂😂

        • Júlio Liza

          GOPRO ! ( corretor automático de m…)

    • Diego Azevedo

      Qual é o caso do iPhone? Muita e muita cola protegendo o encaixe da tela por toda a extensão, mais algumas proteções nos botões e afins.

      A resistencia a agua dele é eterna? ou ela tem uma validade? Eterna não será. A impermeabilização foi feita para proteger os componentes internos de acidentes, não para virar uma filmadora submersa. Enquanto seu telefone não estiver com sinais visíveis de problemas (tela trincada, iPhone torto…), você não deve ter problemas ao resgatar o telefone que caiu rapidamente na piscina, ou ficou tomando chuva em cima de uma mesa.

      Quanto mais velho o celular, menor a chance dele resistir a agua? Sim, mas isso não deve afetar um uso NORMAL do aparelho.

      • Daniel Vitor

        Nunca saberemos, a Apple não divulga essas informações, até porque ele é Resistente a água, e não à prova.

  • Bárbara Godoi

    Eu tenho a mesma dúvida que o Guilherme, mas com o iPhone X. Comprei, já vi várias pessoas nadando, entrando com ele na piscina e tudo mais, mas se você vai na loja o cara te diz: Ele é resistente à água, não à prova d’água, então se você entrar com ele na piscina e der alguma merda e Apple não se responsabiliza. QQ adianta então? Vender colocando esse medo no cliente. Fiquei com a pulga atrás da orelha…

    • Luciano Assunção

      A resistência contra água existe para casos onde possa acontecer um acidente e você deixar o seu aparelho cair na piscina, por exemplo. Não é para as pessoas pegarem seus aparelhos e irem nadar com ele. Ao oferecer garantia sobre esse defeito, muita gente iria usar o aparelho para fotos aquáticas e em caso de defeito iriam dizer que não estavam nadando, que foi uma exposição rápida, enfim

      • Bárbara Godoi

        Tenso!!! Já passou e muito da hora da Apple lançar um aparelho à prova d’água de verdade e parar com esse mimimi de pode, não pode, pode, não pode.

        • Alex Pereira

          Compra uma capa a prova d’Água

          • Bárbara Godoi

            2018 e a gente ainda tendo que comprar capinha para um celular de 4 mil reais enquanto outros celulares por aí, mais baratos, já são a prova d’água há anos. Repito, tenso!!!

            • gnc03

              Entra com ele sem medo na piscina, ja mergulhei varias vezes meu 8 Plus, esta novinho, so nao vai ficar uma hora com ele submerso hahahaha

            • Bárbara, cuidado com a distorção que os “outros celulares” fazem, PAGANDO sites e blogs para falar bem deles.
              O iPhone 7 dura até mais tempo que o Galaxy S7 dentro d’água: https://blogdoiphone.com/2016/09/o-iphone-7-e-mais-resistente-a-agua-que-o-galaxy-s7/

              Parece que você foi mais uma a ser enganada pelo marketing da Samsung…

            • Alex Pereira

              Então compra um desses e seja feliz ué

            • Bárbara Godoi

              Pensamento de fanboy é o que faz a Apple estar estagnada em tantos aspectos hoje em dia: “não gosta compra outro”. Eu não troco o iOS, acho o meu X incrível, mas não vou ficar dizendo que está tudo perfeito, por que não está… Simples assim, ainda tô longe de ser cega desse jeito.

            • Alex Pereira

              Veja bem, vc está infeliz com um produto da Apple e está reclamando, se vc vender o “seu iPhone X” terá uma volta razoavelmente boa, ai você poderá comprar um que melhor de satisfaça, eu não tenho o que reclamar dos meus produtos Apple e se um dia eu tiver algo a reclamar eu irei trocar, e eu não sou fanboy só gosto de usar coisas boas

            • Bárbara Godoi

              Não entendi as aspas, você quer que eu fale que o iPhone é seu ou o que? Rs. Isso é opinião de fanboy sim… O dia que eu precisar achar algo perfeito para comprar, meu amigo, não compro mais nada. Leia de novo que eu acho que daí você vai conseguir entender… Em momento NENHUM eu disse que não estava satisfeita com o iPhone, pode voltar e reler. Eu disse que tem outros celulares a prova d’água há anos, enquanto a Apple não tem coragem de bancar isso até agora. Simples assim. Capitou?

    • Marcos Mendonça

      Existem níveis de proteção como IP65, IP67, IP55, etc … No caso do Iphone X seu grau de proteção é IP67 (7- Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30minutos)

      O fato de existir vários vídeos na internet com pessoas usando na piscina a tordo e a direito posso afirmar com todas letras, esse povo tem SORTE do aparelho não apresentar problemas. Não confunda ter certa RESISTENCIA com PROVA D’ÁGUA ( teria que ser no mínimo IP68).

      Por fim afirmo que tenho conhecimento de causa, trabalhei com isso e sei que é a Apple é muito seria e responsável nos produtos que fabrica.

      Segue abaixo informação do próprio site:
      O iPhone X é resistente à água, respingos e poeira e foi testado em condições controladas em laboratório, classificado como IP67 segundo a norma IEC 60529. A resistência à água, respingos e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Não tente recarregar um iPhone molhado. Veja instruções no Manual do Usuário para limpeza e secagem. Danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia.
      PS. Saber usar com coerência é garantia de não ter medo do futuro.

      • Bárbara Godoi

        Não confundo, não. Porém acho zoado, da mesma forma.

        • Bruno Morais

          Eu se fosse voce compraria um celular a prova de agua e deixaria de estar tao insatisfeita com o celular qie esta usando.

    • Estan Duarte

      O que chega a ser rodiculo, é a publicidade, iPhones nadando em piscinas e jatos d’água contra o aparelho em belas fotos “meramente ilustrativas” kkkkk

  • Gustavo Kengen

    Vamos lá. Qual seria a utilidade em carregar meu celular dentro dágua?

    • Luciano Assunção

      Acho que o título da matéria não ficou bom, mas eu te respondo: a utilidade seria SEGURANÇA, caso você derrube água e venha a molhar o dispositivo enquanto carrega, ao pegar o aparelho com a mão muito molhada enquanto esta carregando, etc.

      • Mas ele já tem um recurso que o impede de transferir energia na detecção de maior umidade, então o quesito segurança já se cumpre aí, se essa patente se tornar realidade, acho até que trará novos riscos de pessoas com cabos em extensões para poder usar o smartphone na piscina enquanto carrega, sem se tocar que a extensão, ou rachaduras no cabo mais usado podem matá-los em contato com a água.

        • Gustavo Kengen

          Exatamente isso!

  • KGB07

    Às vezes me dá preguiça ao ler alguns comentários… Aí vem e perguntam: “Pra q isso?”, “Qual a utilidade disso?”.
    Pra q ter celular resistente à água?
    Celulares “às vezes” caem na água, tomam chuva etc.

    Pra q usar capa?
    Celulares “às vezes” caem. Só às vezes. [ironia mode: on]

    Pra q usar película?
    Celulares “às vezes” quebram a tela.

    Não significa que vc, por ter um celular resistente à água, usar película e capa, tenha que jogar a todo instante o celular no chão ou mergulhá-lo nas fossas das Marianas.
    Da mesma forma que ter um cabo que evite a entrada de água no conector não significa que a partir de agora você vai carregar seu celular somente debaixo d’água.
    É um plus, um “algo a mais” na segurança”.

    • Estan Duarte

      😂😂

  • Jonathan Nunes 

    Fico me perguntando: “Quem vai querer ficar recarregando o iPhone debaixo d’agua???” Mergulhar, tirar foto, visualizar notificação…beleza! Agora deixar carregando debaixo d’agua ja acho demais…

  • Janderson Luiz

    [OFF] Gente tenho um iPhone 7 na versão 10.3.3 , está compensando atualizar ele na última versão ? Estou com medo de atualizar e diminuir a duração da bateria.

    • Marcelo Ávila

      Eu ficaria no 10

    • Estan Duarte

      Kara, no 11 no meu 7, as fotos noturnas melhoraram, o efeito bockeh ficou melhor a noite, alem de ter opcao de flash e HDR.
      A velocidade de abertura de apps e do sistema no geral é mais rapido que o 10.
      A autonomia de bateria continua igual.
      Mas tudo isso com instalacao via OTA, e redefinir ajustes e conteudo depois.
      E começar do zero.

  • João Moura

    Djiabo é que confia… kkkkkkkk

  • Estan Duarte

    Nunca mergulhei o meu e nem tenho coragem ou vontade kkkk
    Agora estou com o 8, e continuo sem coragem kkkkk

  • Daniel Escaroupa Panobianco

    Mas por que diabos alguém iria precisar carregar um celular embaixo d’água?

  • Mariano

    Não se pode descartar o uso desse novo “conector lightining a prova de liquidos” em outros produtos da maçã. Nesta semana assisti ao lançamento de uma caixa de som 360 graus chamada Wonderboom, concorrente do HomePod e totalmente à prova d’água, porém com bateria com duração de apenas um punhado de horas. Se uma caixa de som pudesse ficar não só na chuva mas também conectada à energia tal conveniência certamente daria uma grande vantagem ao produto.

  • Paulo Henrique

    Legal !! Agora eu já posso fazer uma tomada dentro da piscina lá de casa e ficar carregando meu iPhone de boas enquanto mergulho 😂😅

  • Vitor

    Deixei meu iPhone 7 na borda da piscina e consequentemente caíram respingos d’água no aparelho. O resultado é que no outro dia havia dado pau e quando liguei pra Apple o atendente me disse que nem tentasse enviar pra Apple porque eles anulariam a garantia na hora.

    Acontece que algo similar aconteceu com um Galaxy S7 de um colega e a Samsung deu um de graça pra ele. Logo, considero essa resistência uma farça, que nem mesmo a Apple confia. Se deu sorte, que bom. Se não, se f*deu.

    • Elisa

      Deveria ter tentado enviar. Geralmente, o problema não é relacionado à água.
      Tive um problema no meu i7, que sempre lavo, tomo banho e até mergulho. O problema não era NADA relacionado. Levei na loja, me deram um novo.

      • Vitor

        O problema maior seria enviar e ficar longos tempos sem telefone.

        E eu suspeito ser água porque no dia anterior, durante a noite, deixei o celular na borda da piscina e eventualmente caiu água no dispositivo. E já na manhã seguinte mexi durante algum tempo e estava funcionando normalmente até que a tela começou a piscar e perder a nitidez dos ícones. Desliguei e esperei, enquanto isso ligava para a Apple e eles realizavam as perguntas de sempre.

        Da mesma forma que ele deu esse problema do nada, acabou parando do nada também e às 14:00 da tarde nem havia sinal de problemas.

  • Adriano Barbosa

    Será que essa função no cabo não seria para usar os fones tranquilamente em um ambiente molhado (piscina etc) pois usa a mesma porta do carregador