iOSNotíciasSegurança

Parte do código fonte do iOS 9 vazou na internet

Está sendo considerado o maior vazamento da história

O código fonte de um sistema operacional, quando ele não é open source, é sempre guardado a sete chaves, pois é preciso manter em segredo tanto a propriedade intelectual quanto a segurança. Em mãos erradas, o código pode servir para descobrir vulnerabilidades que venham a comprometer os usuários.

Por esta razão, é bem grave a notícia de que uma parte do código fonte do iOS 9 foi postada recentemente no Github, por um autor desconhecido. Entre os arquivos, o código do iBoot, uma peça fundamental do sistema responsável pela inicialização do aparelho.

O iBoot é o primeiro processo que é rodado quando se liga o iPhone, verificando se o kernel está devidamente assinado pela Apple. Para quem entende um pouco de termos técnicos, é como se fosse a BIOS de um PC.

Apesar de ser um código de uma versão antiga (iOS 9.3), é muito provável que parte dele seja ainda aproveitada no iOS 11, o que poderia abrir brechas para vulnerabilidades.

Este é o SRC do 9.3.x. Mesmo que não seja possível compilar o sistema pelo fato de faltar arquivos, é possível mexer no código e encontrar vulnerabilidades. Ele também contém o código do bootrom de alguns aparelhos.

Jonathan Levin, autor de alguns livros sobre os códigos internos do iOS e do macOS, nomina este como “o maior vazamento da história“.

O iBoot é um componente que a Apple sempre manteve protegido em uma imagem de disco criptografada em 64 bits. Agora, o código fonte dele está livre para todos.

Ao mesmo tempo que esta é uma notícia interessante para a comunidade jailbreak, também abre portas para outros tipos de hackers e até governos buscarem vulnerabilidades que possam ser exploradas.

A Apple ainda não se manifestou sobre o ocorrido, nem confirmou se o código é verdadeiro. Mas algumas páginas do GitHub que continham o código foram tiradas do ar por solicitação de alguém através do Digital Millennium Copyright Act.

ATUALIZAÇÃO: A Apple respondeu ao caso, dizendo que a segurança não foi afetada:

“Um código fonte antigo de três anos atrás parece ter sido vazado, mas pelo projeto a segurança de nossos produtos não depende do segredo de nosso código fonte. Existem muitas camadas de proteções de hardware e software incorporadas em nossos produtos, e sempre encorajamos os clientes a atualizar para as versões de sistema mais recentes para beneficiar as últimas proteções.”

Fonte
Motherboard
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique Mafra

    Um BO atrás do outro em cima da Apple em… Pior que muitos problemas agora refere a segurança em algum ponto.

  • Monsieur Miller

    Steve Jobs deve estar se revirando em seu tumulo

    • solange vidal

      Se eu fosse ele eu me levantaria de vez, porque só pra tá se revirando no túmulo a cada cagada da Apple, deve tá todo assado!

    • Caio Cartaxo

      Quando a gente dizia que Cook ia cagar tudo tinha gente para defender kkkkkkkkkk

  • Marcelo Ferraz de Souza

    A Apple tá precisando se benzer!

    • Jonas

      😂😂😂😂😂

    • Alex iPilot

      Não me consta que isso atraia PROFISSIONAIS COMPETENTES, de alto a baixo, hehehe…

  • Dos males o pior. Eles se reinventam e pronto. Fica tudo no zero novamente. 😌

    • Jonas

      Dos males o menor , não?!

  • Torcendo pra que essas últimas falhas da maçã, faça o pessoal interno acordar e recolocar as coisas nos eixos porque olha, tá osso.

    • Márcio Miranda

      Isso aí.
      Mas tomara que a empresa não espere que sejam afetados os ganhos antes de tomar alguma medida, pois, a tendência é sempre essa, quando dói no bolso é que elas começam a sair da zona de conforto🤔.

  • Petroli Eduardo

    O que está acontecendo com a Apple???

    • Jonas

      Quem fica muito tempo no topo, fica acomodado de +.

  • Eu tenho a solução pra Apple.
    Volta o Cook pra gestão logística.
    Manda o Ive pro olho da rua!
    Coloca o Scott no lugar do Cook.

    Pronto.
    A paz reinará novamente.

  • BS

    😱😱😱😱😱

  • Espero que já tenham reescrito todo o código desde o lançamento do 9, até mesmo pq o maior foco dos últimos anos nas atualizações sempre foi na segurança e melhorias, vamos ficar com maiores novidades de design e apps só no IOS 13

  • Anderson Lopes

    Apareceu uma mancha preta na tela do meu iPhone 6s quanto superior esquerdo, será que é por causa do iOS 11?
    Quando o aparelho é reiniciado a mesma não aparece, só quando já está preparado pra uso!

    • Douglas Knewitz

      Eu acho que não é uma mancha e sim um pixel queimado. Como é ssa “mancha” se comporta em diferentes circunstâncias?

      • Anderson Lopes

        Já tive problemas com pixels queimado, essa é diferente!
        Inclusive essa tela agora ja foi trocada justamente por pixels queimado, ela e uma manchas escura bem no quanto mesmo, ele fica visível em telas azuis ou cinzas e fica muito visível quando está no modo Nigth Shift…
        O pixels queimado e uma bolinha bem clara totalmente acessa, essa e opaca e não e visível quando está reiniciando já o pixels era visto todo tempo !

        Similar a essa!👇🏻 https://uploads.disquscdn.com/images/dd18c3b79fd2fbe745b1387c94d6489e143ac5894ced90ae3ca5ee57871c13a5.jpg

        • Vinícius

          Estou começando a achar que essa mancha é normal. Em outubro de 2017 me deram um iPhone 6 novinho por conta de uma macha parecida com a sua. O novo iPhone não aparecia a mancha, depois de uns dois meses começou a aparecer.
          O 6S da minha mãe também tem, mas bem menor.
          No night shift ela fica bem alaranjada…

        • RGarcia

          No meu acontece a mesma coisa. Nunca fui atrás,pra ver o que é. Também é no canto superior esquerdo. Engraçado que as vezes parece que ele fica meio laranja. Mas em telas brancas fica meio preto. Bem parecido com a foto acima.
          No night shift parece que ele fica mais alaranjado
          Tenho o meu desde 2015(iPhone 6Plus), não sei quando começou, mas faz tempo que eu já havia percebido.
          Vou mandar duas fotos. Uma com o nigth shift e outra sem

          https://uploads.disquscdn.com/images/659c79c33075076e5ae7874a52371c882b780605c2e88c1ab0d7e878154e5a9c.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/0d866822e0fc705c1d26ad18857ada7bfd09ad5a7c1f5ac52e4e4f07f9b0d58f.jpg

          • Anderson Lopes

            O meu já não está mas na garantia, eles mudaram por conta de pixels queimado e só deram 3 meses e venceu em janeiro!

        • Douglas Knewitz

          O meu tem isso, no mesmo lugar, mas só aparece em transparências escuras ….

    • Júlio Cézar

      Aconteceu o mesmo com o meu, eu levei na assistência, trocaram por um novo, e o novo apresentou o mesmo problema, depois de um tempo. Também ocorre no canto superior esquerdo

      • Anderson Lopes

        O meu já saiu da garantia e essa já e uma tela trocada por causa de pixels queimado, mas o estranho e que els não aparece quando o celular está reiniciando!

    • André Pelegrini

      Achei que era só no meu :/
      iPhone 6S, o mesmo problema da galera.

  • Alex iPilot

    “2017… O ano que não acabou!”

  • Alberto G Filho

    “Ain Meu Deus, o que está havendo com a Apple?”. Ah, por favor! Vocês não conhecem uma linha de código sequer e estão aí repetindo asneiras nos comentários, como se o iOS tivesse praticamente virado OpenSource com esse SUPER VAZAMENTO que a mídia está pintando para ganhar cliques ou por ter interesse comercial em denegrir a Apple. Esse trecho de código é uma estrelinha em um universo imenso, e nem estou falando do próprio iOS, e sim do iBoot. Sozinho esse código não representa ameaça ou novidade alguma.

  • Duane

    Ahhh… alguém realmente acredita que a Apple diria: “nossa segurança foi afetada e estamos desesperados”?
    É lógico que eles estão desesperados! Além do código em si, há alguém que está vazando estes documentos. Quem será? Ainda está lá dentro?

  • Alex iPilot

    “PARECE”, Apple… “PARECE TER SIDO VAZADO”???? Gente, isso é sério, mesmo???

    A Apple não tem certeza de que houve vazamento ou não tem certeza se o código é dela???

  • George Menezes

    O código (infelizmente) é verdadeiro, do contrário não poderia ter sido removido por uma solicitação DMCA.

  • Yukio Nagatsuyu

    Pra mim parece até conspiração pra fazer quem ainda tá no iOS 9 atualizar pro mais atual….