Notícias

Já está em testes no Brasil o Documento Nacional de Identificação pelo celular

Depois da carteira de motorista digital e o título de eleitor, em breve também poderemos ter a carteira de identidade direto no celular. O novo DNI Digital promete reunir vários documentos em um.

A princípio ele servirá como carteira de identidade e título de eleitor. No futuro, o plano é incluir outros documentos, como a CNH.


O documento rodará digitalmente através de aplicativo gratuito (iOS e Android) e será necessário que o cidadão tenha registro biométrico na Justiça Eleitoral. Com isso, a pessoa pode apresentar o celular quando preciso, dispensando a obrigatoriedade de documentos em papel, como CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor.

O projeto entra em fase de testes hoje e deverá começar a ser distribuído para os cidadãos em alguns meses. Cerca de 2 mil servidores do Ministério do Planejamento e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão começar a usar a nova identificação. A meta do governo é que o serviço esteja disponível para a população a partir de julho.

Mas não bastará baixar o aplicativo. Após informar CPF, e-mail e telefone, o cidadão terá que ir a um cartório eleitoral para checar as digitais e validar esse pré-cadastro. Será uma forma de prova que aquela pessoa é ela mesma. Está sendo analisado um convênio para que esse processo seja possível também nos 13.627 cartórios de registro civil. Segundo o TSE, o DNI “poderá ser baixado pelo cidadão uma única vez e em um só dispositivo móvel, por questão de segurança”.

O aplicativo terá cerca de 15 megabytes, funcionará com QR code, usará como base o número do CPF da pessoa, ficará disponível off-line, terá uma senha de seis dígitos, contará com criptografia e, a cada acesso, mostrará a última vez que foi usado. Com o QR code, será possível que, com outro celular, alguém cheque a identidade daquela pessoa.

Via
G1
Botão Voltar ao topo