iPhone

Em teste, iPhone 8 Plus tem uma autonomia de bateria melhor que outros modelos da concorrência

A duração da bateria é uma das coisas que que mais preocupa os donos de iPhone desde sempre. Foi por isso que muitos ficaram empolgados ao saber que a capacidade da bateria do novo iPhone X era maior que a colocada no iPhone 8 Plus. Com uma tela OLED que consome menos, a lógica nos faria concluir que o X tende a durar bem mais durante o dia.

Porém, em testes informais, o 8 Plus se mostrou mais duradouro que qualquer outro iPhone e, inclusive, smartphones de outras marcas.

Gostamos de chamar de “informais” testes de autonomia feitos por sites sem o uso de medidores de precisão, pois a duração da bateria depende de diversos fatores do uso cotidiano que fazem com que cada dia ela apresente números diferentes. Mas claro, é possível simular situações padrões que aproximem estes números da realidade.

O site PhoneArena fez um destes testes, comparando os principais smartphones do mercado, inclusive Galaxy S8, Note 8, Google Pixel 2 e LG V30. E não é que o iPhone 8 Plus bateu todos eles?

A concorrência adora divulgar especificações técnicas mais parrudas, e de fato as capacidades dos concorrentes geralmente é maior no papel. A do Samsung Galaxy S8+ é de 3.500mAh, bem mais que os 2.691mAh do iPhone 8 Plus.

Mas nos resultados dos testes, o PhoneArena conseguiu manter ligado um 8 Plus durante 10h35min, ganhando de todos os outros, inclusive o novo iPhone X.

O que é de se estranhar é o iPhone X (que no papel tem uma bateria de maior capacidade que o 8 Plus) ficar tão atrás, durando 2h a menos que o irmão menos caro. É possível que os processamentos da câmera TrueDepth e do Face ID consumam bastante energia (mas esta é apenas uma teoria).

Para realizar o teste, eles afirmam que rodaram em todos os modelos um web-script customizado capaz de replicar o consumo de energia típico do uso cotidiano dos aparelhos, colocando todos em iguais condições.

O mesmo site também analisou o tempo de recarga dos aparelhos com os carregadores padrões que vêm na caixa. Aí o iPhone perdeu, porque já sabemos que o carregador 5W padrão da Apple é ridículo e lento. Em nossos testes já mostramos que usar um carregador do iPad já ajuda a diminuir bastante os tempos de recarga dos novos iPhones.

Apesar de ter ficado atrás do 8 Plus, o iPhone X se mostrou melhor que os Galaxy S8+ e Note 8, derrubando um dos argumentos que a sul-coreana usava contra o iPhone. Perdendo em autonomia de bateria, velocidade de processamento e qualidade da tela, só sobra para ela fazer comerciais desprezando a falta de entrada do fone de ouvido e o corte no topo da tela. :P

Vale lembrar que estes testes, como já afirmamos, foram feitos por um site usando scripts próprios. Não sabemos a exatidão dos resultados e nem se eles realmente correspondem à realidade do cotidiano. Mas é interessante notar como o iPhone 8 Plus se saiu melhor que o X. O BDI também está realizando testes neste sentido e em breve publicaremos nossos resultados.

E você que adquiriu o iPhone 8/8 Plus, o que está achando da bateria no uso cotidiano? Compartilhe suas impressões aqui nos comentários.



Confira nosso review do iPhone 8 e 8 Plus


Botão Voltar ao topo