Curiosidades

iFixIt desmonta o iPhone X e mostra detalhes do seu interior

Você já se perguntou por que as câmeras duplas do iPhone X são na vertical e não na horizontal, como no 7 e 8 Plus? E como a Apple conseguiu colocar uma bateria de maior capacidade que o 8 Plus, em um espaço menor?

É para suprir este tipo de curiosidade geek que empresas como a iFixIt desmontam dispositivos assim que eles são lançados, para bisbilhotar as entranhas dos aparelhos e revelar os segredos que a Apple não nos contou.

Já faz um tempo que os rumores alegam que a bateria do iPhone X seria em forma de L, o que causou dúvidas visto que baterias não podem ser modeladas ao bel prazer, devendo manter o formato retangular tradicional. Esta dúvida foi sanada agora, ao descobrirmos que na verdade a bateria é dividida em duas partes, encaixando em um espaço em forma de L no interior do aparelho.

É impressionante a miniaturização que a Apple conseguiu fazer na placa lógica, que ficou com praticamente metade do tamanho que era no iPhone 7. Graças a isso, abriu-se mais espaço para uma bateria maior, algo que todos pediam há tempos.

A câmera frontal TrueDepth (que permite o Face ID e selfies em modo Retrato) acabou tomando um grande espaço no topo do aparelho, o que obrigou a Apple a recolocar a câmera dupla traseira. É por isso que no X elas são na vertical e não na horizontal, como no 7 Plus.

E por fim, o circuito que permite a recarga da bateria por indução, situado na parte traseira do aparelho (assim como no iPhone 8).

Como pontos negativos, os técnicos apontam que caso o vidro traseiro quebre, é necessário remover todos os componentes do aparelho até chegar na traseira (diferente do iPhone 4 que permitia trocar a traseira diretamente, sem desmontar o resto). No iPhone X é preciso trocar o chassis inteiro para substituir o vidro, o que com certeza representa um custo bem maior. Em contrapartida, como ponto positivo eles afirmam que uma tela frontal quebrada poderá ser substituída sem precisar remover os sensores do Face ID, diferentemente do que acontece com a tela do iPhone 7 e o Touch ID.

Se você quiser ver a desmontagem completa da iFixIt, basta clicar neste link. Se é mais curioso ainda e gosta de visualizar cada fase da desmontagem, há um vídeo chinês de 15 minutos que mostra um iPhone X sendo depenado.

Fonte
iFixIt
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eu ainda não entendi porque não pegaram essa placa lógica do iPhone e fizeram um device de espetar via USB (ou hdmi) na TV… Apple TV já é iOS modificado… um dispositivo desse tamanho seria MUITO bem vindo na casa de todos 😉

    • ditom

      Apesar da praticidade, há muitos (como eu) que apreciam a existência de um console com controle remoto, exatamente como a Apple TV e os Android box são hoje…

      • Filipi

        acho que ele falou no sentido de tamanho, a apple tv é um trambolho, principalmente comparado com o google Chromecast, eles fazem um aparelho daquele inferior ao iphone, do tamanho de 5 iphone empilhado e mais um pouco

        • Robert Venicius

          Verdade, vamos ver se ela pega o fetiche de ter sempre o aparelho mais fino, e se isso de aplica também na Apple TV…

          • Imagina: AppleTV como esse dispositivo q sugeri e o “AppleTV” Plus o dispositivo que estamos acostumados (maior). Status para quem quer Status (AppleTV em cima da mesa) e iOS embarcado para quem iOS

      • Sim, como o Filipi disse abaixo, a ideia era realmente tirar tudo q envolva bateria/tela e colocar uma porta HDMI e suporte à controle. Vc espeta na sua TV e boom, apple TV sem cabos e sem ser trambolho. O apple TV n é tão trambolho, mas se fosse mais “invisível” seria bem interessante. Tudo bem que tem o status envolvido, mas imagina ir na casa da sua namorada com seu apple tv de bolso, espetar na TV dela e boom, sua TV (e preferencias, contas sincronizadas, etc) aonde estiver… Sinto que estou lançando um iTV hahahaha #AppleMeAjuda!

    • E na vdd, meu negócio mesmo é com o custo de produção. Se juntar o time (desenvolvimento e produção) da AppleTV com a equipe do iPhone, teriamos sempre os dois dispositivos como top de linha, custo menor para Apple (equipes mais consisas e enxutas, pedidos maiores para atender ambos os produtos, menor custo de engenharia para comportar o hardware, afinal seria o mesmo para ambos dispositivos). #SonhaCamilo

  • Alex iPilot

    Eu gostaria de ver um review técnico detalhado destas duas baterias… Isso é inédito nos celulares? Estão em série, em paralelo? São utilizadas ao mesmo tempo ou uma fica em aguardo? Como é o gerenciamento delas? Quais os possíveis pontos positivos e negativos desta implementação?

    Gosto ainda da Apple por estas inovações.

    • Você fez exatamente as mesmas perguntas que eu tive, todo nerd adora descobrir esses detalhes :). Provavelmente estão em série, pois é mais fácil de gerenciar a tensão e corrente de carregamento, mas em sendo a Apple, não me surpreenderia se tivessem criado um circuito exclusivo pra gerenciar as baterias em paralelo.

      • Fabrício

        Eu pensei justamente o contrário, pois em paralelo a tensão é a mesma. Em série elas são somadas. Se bem que as pilhas em aparelhos são geralmente em série. Ah, sei lá, rsrs. Geeks, ajudem!

  • Bruno

    Alguma notícia sobre uma Smart Battery Case para o iPhone X?