Notícias

Serviço da Defesa Civil vai enviar alertas por SMS em casos de desastres naturais

Sabemos que a época de chuvas intensifica a probabilidade de desastres naturais neste final de ano e qualquer aviso pode ser significante para salvar vidas. Neste sentido, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) está fazendo parceria com a Defesa Civil dos estados e municípios para implementar um serviço gratuito de alerta aos cidadãos através de SMS.

Este tipo de serviço já existe no Japão desde 2007, inclusive com integração nativa ao iOS. O objetivo do sistema implementado no Brasil é alertar moradores de determinada região para riscos de alagamentos, temporais e deslizamentos de terra.

Ele já está ativo nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nas próximas semanas, ele chega ao Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A partir de 15 de janeiro de 2018, o projeto chegará em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás; e em 19 de fevereiro de 2018, no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Os demais estados serão inseridos no sistema em 19 de março de 2018.

Moradores dos estados em que o serviço já está sendo implementado recebem automaticamente uma mensagem SMS com o seguinte conteúdo:

Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastre. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse.

Quem ainda não recebeu a mensagem em seu celular pode mesmo assim se registrar, enviando o CEP de interesse para o número 40199. Mas só vale quando o serviço estiver sido implementado na sua região. Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem informando que o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

O meteorologista e chefe de Monitoramento do Cenad, Tiago Molina Schnorr, explicou que o sistema começará a operar pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo porque os três estados já têm uma rede estruturada de Defesa Civil e em razão dos fortes eventos climáticos que atingem a região, principalmente durante a primavera e o verão.

“Quando houver a confirmação de um evento meteorológico severo, iremos reportar para toda a população. O importante agora é que as pessoas retornem o SMS que receberem das operadoras e fiquem tranquilas. O nosso propósito é alertar situações que possam ocorrer, para que a população se prepare antecipadamente.

É muito importante que as pessoas se cadastrem e incentivem os seus amigos a utilizar o serviço, pois é um projeto que vai possibilitar uma maior proteção da população e salvar vidas.”

Imagem do leitor Luiz Otávio

Também é muito importante conhecer o número oficial 40199, pois com a campanha, serviços menos honestos (conhecidos como SPAM) podem se aproveitar e tentar ludibriar os usuários para que se inscrevam em serviços que não tenham nada a ver com a Defesa Civil. Vale sempre a dica para responder mensagens e emails: confira sempre o remetente antes de responder.

Com o tempo, esperamos que a Apple integre o serviço ao iOS, assim como já faz em alguns países.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Arley Martins

    Sabado eu recebi mensagem de chuva forte pelo sms. E 10 minutos depois chegou uma baita chuva aonde moro.

  • Tiago Albuquerque

    Em Recife temos algo parecido tem alguns anos… Basta se cadastrar no site da defesa civil.

  • Rodrigo

    Trabalho no setor de manutenção hospitalar e este serviço auxilia muito, com ele sei que vai chover e organizo toda a equipe para manter os prédios em perfeito funcionamento.
    Em São Paulo choveu “apagou” e hospital sem energia não combina, corremos logo para ver se está tudo bem com o sistema de energia alternativa para garantir o suporte a vida dos pacientes.
    Obs: hospital público

  • Mariano

    Cadastrei o CEP da minha sogra – tenho fé que São Pedro me traga alegria!

  • Acho que deveria ser automático para todos, não requerer inscrição, e também poderia ser aquela mensagem igual quando enviamos solicitação pra operadora que aparece na tela.
    Assim, que chama mais atenção ainda: https://uploads.disquscdn.com/images/33daae2bc020eee0cdc07170fe099bb63100cfe73a366044445955090f5469e4.png

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    No PR o sistema precisa ser aprimorado: no sábado passado eu recebi uns 20 alertas da Defesa Civ, um a cada 5 min! Se se confirmasse o evento alardeado, não era desastre natural que estava por vir mas sim o próprio fim do mundo!

  • Francis

    Muito chique receber um alerta desse num iPhone X.!!

  • Daniel De Paula

    Quanto mais pobre o estado, mais demora a chegar!! Kkkkkk

  • Marcb

    Aqui no interior de SP a mensagem sempre chega DURANTE a chuva forte kkk Queria entender este atraso..

  • Guilherme

    Tem como tirar o NOTCHE?

  • PoderosoCastig4

    Enquanto isso, a Vivo continua me mandando mensagem de protocolo 0 (que deixa a tela preta) pra me oferecer o plano em que eu já estou cadastrado…

    • A Vivo é um porre….meu deus…toda hora msg querendo oferecendo plano novo, e pior do que o plano que uso, toda hora alguém ligando oferecendo alteração de plano. É a droga de uma assinatura para ouvir os recados de voz, que depois de um tempo você cancela sem ter cancelado….olha um show de horrores!!!