Notícias

Serviço da Defesa Civil vai enviar alertas por SMS em casos de desastres naturais

Sabemos que a época de chuvas intensifica a probabilidade de desastres naturais neste final de ano e qualquer aviso pode ser significante para salvar vidas. Neste sentido, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) está fazendo parceria com a Defesa Civil dos estados e municípios para implementar um serviço gratuito de alerta aos cidadãos através de SMS.

Este tipo de serviço já existe no Japão desde 2007, inclusive com integração nativa ao iOS. O objetivo do sistema implementado no Brasil é alertar moradores de determinada região para riscos de alagamentos, temporais e deslizamentos de terra.

Ele já está ativo nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nas próximas semanas, ele chega ao Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A partir de 15 de janeiro de 2018, o projeto chegará em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás; e em 19 de fevereiro de 2018, no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Os demais estados serão inseridos no sistema em 19 de março de 2018.

Moradores dos estados em que o serviço já está sendo implementado recebem automaticamente uma mensagem SMS com o seguinte conteúdo:

Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastre. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse.

Quem ainda não recebeu a mensagem em seu celular pode mesmo assim se registrar, enviando o CEP de interesse para o número 40199. Mas só vale quando o serviço estiver sido implementado na sua região. Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem informando que o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

O meteorologista e chefe de Monitoramento do Cenad, Tiago Molina Schnorr, explicou que o sistema começará a operar pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo porque os três estados já têm uma rede estruturada de Defesa Civil e em razão dos fortes eventos climáticos que atingem a região, principalmente durante a primavera e o verão.

“Quando houver a confirmação de um evento meteorológico severo, iremos reportar para toda a população. O importante agora é que as pessoas retornem o SMS que receberem das operadoras e fiquem tranquilas. O nosso propósito é alertar situações que possam ocorrer, para que a população se prepare antecipadamente.

É muito importante que as pessoas se cadastrem e incentivem os seus amigos a utilizar o serviço, pois é um projeto que vai possibilitar uma maior proteção da população e salvar vidas.”

Imagem do leitor Luiz Otávio

Também é muito importante conhecer o número oficial 40199, pois com a campanha, serviços menos honestos (conhecidos como SPAM) podem se aproveitar e tentar ludibriar os usuários para que se inscrevam em serviços que não tenham nada a ver com a Defesa Civil. Vale sempre a dica para responder mensagens e emails: confira sempre o remetente antes de responder.

Com o tempo, esperamos que a Apple integre o serviço ao iOS, assim como já faz em alguns países.

Botão Voltar ao topo