Notícias

Apple parece bem interessada em lançar seus próprios óculos de Realidade Virtual

Estudos sobre Realidade Virtual (VR) já acontecem há algum tempo, principalmente voltados para computadores. A Microsoft é uma que vem testando isso desde cedo, mas no mundo mobile a coisa ainda engatinha. A Apple está chegando “tarde” neste campo mas quer investir pesado para que a tecnologia dê passos largos também nos celulares.

Isso explica o fato dela ter comprado recentemente uma empresa canadense de óculos VR pela bagatela de 30 milhões de dólares.

A Vrvana apresentou na CES 2017 um óculos virtual que proporciona ao usuário uma total imersão no mundo virtual. A ideia é você esquecer que está usando o óculos, usando a chamada realidade mista (o usuário visualiza o ambiente a sua volta, com elementos virtuais nele).

Agora a Vrvana faz parte da Apple, para desenvolver produtos com a marca da maçã. A empresa não fez nenhum comentário sobre a aquisição e nem mesmo sobre produtos que poderão vir no futuro (como já era de se esperar).

Até hoje, a realidade virtual (e aumentada) enchem os olhos dos amantes de tecnologia, mas ainda não descobriu-se um jeito de incorporá-la naturalmente em nossa vida cotidiana, de forma que seja realmente útil. Com a Apple entrando no jogo, espera-se que ela consiga encontrar uma maneira disso acontecer.

Via
TechCrunch
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Não acredito que a Apple possa revolucionar algo meste sentido, afinal não faltam boas ideias e bons projetos na área. O que mais falta é amadurecimento tecnologico…
    A MS deu exemplos maravilhosos com o HL e esta inestindo pesado nisso.
    A Apple entrando no mercado vai apimentá-lo, o que é otimo. Mas nao aposto nada a mais do que isso.

    • Marlon Fuhlendorf

      Nenhuma outra empresa tem o que a apple tem, seu próprio hardware e software, ela lançou o ARKit (que ja está sendo bem popular), bem antes do hardware, ela tem milhões de clientes endinheirados, prontos pra consumir VR e pagar por isso, os desenvolvedores sabem disso. Acho que SE TEM alguma empresa que pode fazer isso emplacar, essa empresa é a Apple.

      • O tempo dirá, mas não acredito que os pontos que você menciona sejam diferenciais.
        Eu acreditaria na Apple com outra pessoa no comando.
        Com o Cook na direcao teremos a tecnologia disponivel quando a Apple achar que deve estar.

        • Alex iPilot

          E esse tempo será beeeem depois da concorrência já ter se lançado no mercado… A interface da Apple até será melhor, mas será “capada” de recursos e conectividade, além de não chegar ao Brasil tão cedo…

    • Douglas Knewitz

      Acho que ela vai lançar um óculos que não se pareça com o que temos hj. A um tempo saiu um rumor que empregados estão testando algo que emite feixes de luz diretamente nos olhos …

  • Marcelo

    Eu vejo VR/AR mais útil no mercado corporativo, os exemplos que a MS deu qnd mostrou o HoloLens foram interessantes, como visualizar modelos 3D ao invés de criar maquetes, visualizar a planta de um edifício por no edifício e por ai vai…
    Pro consumidor final eu ja não vejo tanta vantagem.. é logico que tem varias utilidades como aquele app de visualizar como vai ficar um produto na sua casa, mas qnts cadeiras uma pessoa compra por ano pra valer a pena comprar um dispositivo só pra isso? Sem contar que pra esses exemplos o próprio iPhone ja te da uma “janela” pro AR

    • Pro consumidor final, creio que o que mais ficará em foco são os games, tem um espaço muito bom com essa nova tecnologia.

    • Marlon Fuhlendorf

      Games de realidade mista, testar óculos em relação ao rosto da pessoa, medir coisas, calcular área de cômodos, móveis pra casa, com o tempo e a IA, reconhecer objetos, poder fazer pesquisas na internet, mudar cortes de cabelo, as possibilidades são quase ilimitadas. Só não temos tudo ainda.

  • Falando no assunto, o jogo CSR2 lançou o AR no jogo ficou muito bacana!
    Uma febre no twitter

  • Lucão Arruda

    sera que vem um apple glass? Nem a google conseguiu… acho dificil a apple sem o JOBS fazer algo revolucionario…

  • Apple PARE! Daqui a pouco não terei mais órgãos no meu corpo! O Macbook é um Rim, O iPhone é um fígado, o iPhone X é olhos da minha cara! Parem!

    • Ale Campos

      kkkkk…bem isso mesmo……e os AirPods literalmente as orelhas, pelo menos aqui no Brasil. rs

  • Alex iPilot

    Dois exemplos de RA que eu gostaria de ver, com o perdão do trocadilho:
    1 – aquela função sugerida pela Apple que mostra uma seta apontando para uma pessoa procurada no meio de uma multidão;
    2 – a indicação em tempo real na janela do avião de nomes de cidades, POIs, pontos interessantes do relevo, da região, etc.

  • Júlio Liza

    Eu tenho o kit dos óculos rift. É bem legal imergir na Realidade Virtual. É uma diversão fantástica e vc realmente parece interagir com um mundo de fantasia, de profundidade com 3D bem realista. Acho legal se a Apple investir pesado nesse setor!