Notícias

Se você trabalha na Apple, não deixe sua filha brincar com seu iPhone secreto

Digamos que você seja um engenheiro importante na Apple, tanto que até trabalhou na equipe que desenvolveu o iPhone X. Você ganha o direito de usar o dispositivo antes de todo mundo e enche ele de informações pessoais e sigilosas, inclusive com informações secretas da empresa.

Aí sua filha adolescente pede pra brincar com o aparelho, fazer um vídeo e postar no YouTube, antes mesmo do iPhone ser lançado mundialmente. Você deixaria?

Esta é mais uma das histórias loucas da Apple em 2017. O caso é real e o engenheiro foi despedido na semana passada. Um cara bom, competente, mas que fez a besteira de deixar a filha mexer no aparelho que todo mundo quer.

A menina, Brooke Amelia Peterson, postou há uma semana um vídeo com ela e seu pai no restaurante do velho campus da Apple, o Caffé Macs, com detalhes do novo dispositivo. Veja você mesmo, enquanto o vídeo ainda está no ar:

A filmagem foi feita foi no dia 15 de setembro, 3 dias após a apresentação ao mundo do iPhone X. Ele mostra o aparelho sendo usado com o Apple Pay, além de um pequeno hands on feito pela menina. Depois de registrado, ela o colocou despretensiosamente em seu discreto canal do YouTube.

Não demorou muitas horas para o vídeo viralizar e ser um dos destaques do dia na própria página do serviço.

Claro que a Apple não gostou nada disso, e o hands on não autorizado nem foi a pior parte. Em uma cena do vídeo, ela abre o aplicativo Notas em que aparece alguns códigos de produtos que ainda não foram anunciados (no vídeo original a definição melhor permite a leitura, este aí de cima foi repostado depois que a Apple mandou tirar). O engenheiro nunca poderia ter deixado isso ir a público.

Para piorar, ambos infringiram deliberadamente uma regra interna que proíbe filmagens dentro das dependências do campus da Apple, o que obrigou a empresa a aplicar uma dura punição ao profissional, para que não fique a mensagem que se pode filmar sem problemas produtos ainda não lançados dentro das dependências internas.

A menina chegou a fazer outro vídeo explicando toda a confusão e dizendo que nem ela e nem seu pai desaprovam o que a Apple fez. Eles entendem que foram longe demais e erraram, mesmo que de forma inocente.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • 10 milhões de assinantes no canal? Não seriam 10 mil? 🙂

  • Robert Venicius

    [OFF]
    iLex não vai ter comparativo do Google Assistente vs Siri?

  • Henrique

    Apenas uma gorda boba de cabelo alisado tentando fazer sucesso na internet. Que pena que isso custou caro a seu pai, um engenheiro da apple. Ela diz não querer ser popular na internet… e o vídeo que ela esclarece o coureiro ela termina com see you in my next vlog. Não consegui nem chorar mesmo tentando bastante. Gordinha, cuide do seu color e saúde, não tente ser popular pois não tem carisma nem beleza. E agora ainda com seu pai desempregado é pobre

    • Patrick Dill

      Calma cara, quanto ódio no coraçãozinho, o próprio pai dela deixou ela mexer e filmar, a culpa não é só da guria.

  • Alex iPilot

    Ahhh… Esses engenheiros da Apple…

    • Gabriel

      Nem boto a culpa nele, mas sim na filha.

      Mas o cara tem currículo e ja deve ter 5 propostas diferentes pra escolher ☺️

      • Leonardo Negrisoli

        Na filha?
        Eu coloco nele… ele permitiu que ela filmasse.
        Ela até pode ser “perdoada” por “”””””não saber das regras”””””” agora ele?

        Ele foi extremamente burro de permitir isso

      • Alex iPilot

        Na minha opinião ele é inteiramente responsável! Ele tinha contrato assinado com o empregador, era dele a responsabilidade pelo aparelho, pelas informações, por tudo…

        • Gabriel

          Não ta errado não, até pq ele foi demitido. Ja trabalhei em areas trabalhistas e vi pessoas sendo perdoadas por menos inclusive. Não é atoa que assinamos um termo quando recebemos o código de ética, ou até no contrato individual de trabalho.

          Mas essa cena de inocente dela não me compra sabe? Ela também tinha noção da importância do trabalho do pai.

          • Gaius Baltar

            Existe algo chamado relação causa-efeito. Se você não faz x, então y não vai ocorrer. Se ele não tivesse dado o telefone para a menina não haveria filme, não haveria polêmica e ele continuaria sendo engenheiro da Apple.
            Por ter sido um pai babaca que faz todas as vontades da filhinha ele agora é um desempregado que nunca mais vai arranjar emprego em um projeto que exija sigilo.

      • Gaius Baltar

        A filha não entrou sozinha nem pegou um aparelho não lançado para resenhar. E o mercado de trabalho não funciona assim. Você pode ser um gênio, mas se não consegue afastar sua filha de um aparelho que trabalha como uma empresa vai confiar algo grande a você? Esse aí perdeu qualquer chance de ser diretor de outro projeto relevante. Será engenheiro júnior o resto da vida.

      • Alessandro Araujo

        Provavelmente você não é pai.

  • Celso Pimentel

    Muito estranho que um engenheiro competente ponha assim em risco o emprego, sem o mínimo de responsabilidade. 🤔

    • Leonardo Negrisoli

      Pois é… ta bem mal contada essa história.
      Difícil acreditar que ele seria burro assim

    • Gaius Baltar

      1) Temos um engenheiro que trabalha no projeto do iPhone X;
      2) Temos uma adolescente idiota (desculpe o pleonasmo) filha do engenheiro;
      3) Temos um pai/engenheiro da Apple que não sabe dizer um não para a filhinha e dá um aparelho ainda não lançado para ela brincar e fazer vídeo dele nas instalações da empresa, onde só o ato de fazer vídeo já é proibido.
      4) Temos um vídeo que é lançado no You Tube e viraliza.
      5) Temos uma empresa putaça e um engenheiro na rua.
      Conclusão: Se você estiver numa fazenda e ouvir o barulho de cascos pense em cavalos e não em zebras!

      • Alex iPilot

        Rsrsrs… E se você estiver num túnel e vir “uma luz no fim do túnel”, CORRA PORQUE É UM TREM!!!

  • Caio Cartaxo

    Achei meio imbecil a atitude da Apple em demitir o cara, ele poderia fazer muitas coisas pra comprometer a empresa como vender dados ou até imagens antecipadas, mas tudo foi feito pelo o que entendi de maneira ingenua, e infelizmente é assim, as pessoas erram, temos o iPhone 4 como o exemplo quando ficou lá na mesa do estabelecimento. A apple acabou dando um engenheiro de graça pra concorrência, é essa a ótica que eu tenho do assunto.

    • Caio Cartaxo

      Tava lendo aqui e ficou confuso, vou resumir para não haver interpretações errôneas, não to falando que Apple não deve cumprir com seus protocolos e regras, só acho que foi um tiro no pé seguir a regra a risca e dar de bandeja um funcionário que não ficou satisfeito com a saída da Apple e pior, tem muitas informações sigilosas. É aquela velha historia, melhor seu inimigo por perto do que longe… Não que ele seja um inimigo ou vá afetar a Apple, mas que com certeza ele vai levar o que tem da apple pra outras empresas, ele vai.

      • Alex iPilot

        Para a minha empresa esse irresponsável não levaria nada, rsrsrs…

        Com esse “comportamento” eu me pergunto qual seria o legado dele na Apple? O app Calculadora, o Calendário, o gerenciamento de bateria, a compatibilidade com hardware da DJI, …? #JaVaiTarde

      • Gaius Baltar

        Você acha mesmo que alguma empresa de ponta vai colocar esse mané em algum projeto que exija segredo? Esse aí será engenheiro júnior o resto da vida.

        • Caio Cartaxo

          Acho que o mercado não vê dessa maneira, até porque nem tudo é secreto kkkk, e se tratando de Apple também, ela deixou de ser um exemplo nesse aspecto a muito tempo.

          • Gaius Baltar

            Há uma diferença gritante em vazar seletivamente coisas que você precisa sentir a reação do mercado e você ter um engenheiro imbecil que dá um aparelho não lançado para sua filha filmar. Além de que o fato de filmar já é proibido.

    • Gaius Baltar

      Se ele é burro o suficiente para entregar um aparelho não lançado para a filha adolescente fazer vídeo para o You Tube então ele deveria ir para a rua mesmo.

  • Andre Luiz Biaggio

    Nem tudo é o que parece. Um engenheiro da Apple,tem no mínimo um QI mediano.
    Será que ele não sabia das implicações? Nas filmagens ele não poderia demonstrar maior tranquilidade.
    Quais conclusões vocês tiram?
    1) Cansado do chefe que manda pensar diferente e vai processar por assédio moral
    2) Oferta melhor de emprego
    3) Ganhou uma herança milionária
    4) Inocentemente infringiu todas as regras e está chorando arrependido
    5) Marketing disfarçado da Apple ( a Apple não confirma a demissão)

  • Dave Tavares

    Galera sei que aqui nao e o lugar de perguntas desse tipo, mas ja estou quase desistindo, estou tentando mudar a pasta de backup do iphone pra minha unidade “D”, pois meu SSD esta cheio. Por favor me ajudem.

    • LiKc

      existe algumas maneiras bem chatas de se fazer isso, porém o que eu preferi fazer foi um dualboot, coloquei outro windows no mesmo pc, com isso ele ficou no disco D:

  • Júlio Liza

    O cara é muito burro !!!

  • sgumz

    Gostei do vídeo… bem animado!

  • Adriano Arcuri

    Isso para mim é Marketing da Apple. Sei não….

    • Alex iPilot

      Marketing CONTRÁRIO??? Quais as mensagens passadas por essa “campanha”?

      – Vejam como eu tenho engenheiros irresponsáveis!
      – Vejam como eu contrato engenheiros irresponsáveis!

      • Adriano Arcuri

        Eu não estou com essa visão CONTRARIA não. O mundo esta falando do vídeo, 80% acham q eh marketing nos fóruns americanos, o mundo está assistindo de camarote em primeira mão o iphone x funcionando, tamanho, e algumas funções dele e tinha gente que nem sabia desse iphone x e agora sabe da existência dele. Fica tranquilo q a Apple acertou mais uma vez e as vendas q ja seriam boas do iphone x, agora será melhor ainda ao meu ver.

        • Alex iPilot

          Estou te entendendo, mas acho que a Apple NÃO PRECISA do famoso “falem mal mas falem de mim”. O vídeo claramente expõe uma falha TERRÍVEL em segurança, grotesca! Desnecessária apenas 3 dias depois do iPhone X ter sido apresentado ao mundo…

          Eu acredito que a Apple até possa fazer umas jogadas de marketing usando alguns “vazamentos controlados”, PORÉM nenhum mostrou uma imagem tão negativa desde o incidente do bar.

          Se esse fosse marketing não teria mostrado os códigos secretos no app Notas! Essa foi a gota d’água do desastre de imagem, desnecessário se o intuito fosse divulgar o produto.

          • Adriano Arcuri

            Sim, pode ser também…seja uma ou seja outra, nunca saberemos também. Vamos deixar rolar rsrs…o fato é que esse iphone x não poderá ser um fiasco de vendas como o iphone 8…tem q vender bastante para a apple direcionar seus planos e visoes futuras….ela deve estar bastante ansiosa na verdade com essas vendas inicias. Um iphone de 1000 dolares, e aqui deve chegar na casa de uns 6 mil reais….vamos ver como será.

    • Gaius Baltar

      Marketing da Apple é chamar youtubers relevantes e mostrar o aparelho. Teorias da conspiração só têm graça quando têm propósito. Qual o propósito dessa suposta ação de marketing?

      • Adriano Arcuri

        Deixar o iphone x em evidencia, na boca de todo mundo, hype nas alturas onde muitos queriam ver ele funcionando, etc etc etc. No mundo gamer isso eh a coisa mais comum acontecer qnd “vaza” videos, gameplays, datas, trailers etc…..esses vazamentos sao tao na cara q alguns sao até bem editados e as pre venda do mesmo estoura. mas eh so uma opinião.

        • Gaius Baltar

          Sério? Você acha que o iPhone X precisa de um vídeo de uma adolescente retardada para ter hype?

          • Adriano Arcuri

            Acredito que depois do fiasco de vendas do iphone 8, acoes caindo depois das vendas, eles agora ou se saem bem no iphone X de 1000 dolares ou muitas coisas acontecerão na empresa no que tange projetos, futuro etc.. Qualquer coisa eh bem vinda. Inclusive se acharem brechas nesse Face ID que tem q ser perfeito, ja q n temos mais o Touch ID (deve vir no ano q vem talvez com a patente de por o dedo em qualquer lugar da tela, pelo menos eu torco neh rs)

            • Gaius Baltar

              Filho, o iX está com prazo de entrega de perder de vista. A Apple realmente tem que se preocupar com as muitas coisas erradas que tem feito atualmente, mas criar buzz pro iPhone X não é com certeza uma dessas preocupações.

  • Diego Azevedo

    A primeira coisa que você faz ao entrar em um projeto desse porte é assinar um acordo de confidencialidade (NDA, em inglês). Seguindo a regra à risca, a garota não poderia nem brincar com o aparelho. Jobs colocava um pano em cima dos dispositivos que levava para testar em casa, para a família não ver.

    Nos tempos de vazamentos constantes, acho que a postura da Apple foi correta. Fez o cara de exemplo, e mandou um recado para todos que ficam divulgando informações sigilosas. Não é uma decisão fácil, mas é uma que precisava ser tomada.

    Quem comparou com o engenheiro que esqueceu o iPhone 4 no bar se esqueceu de um detalhe: Ele perdeu um dispositivo. Apesar de ser responsável pela divulgação, ele não entregou o celular para ninguém, e divulgou o ocorrido para a Apple assim que possível

  • Denys Volpe

    O Video nao abre!!!