AplicativosNotícias

Apple libera ‘nova’ versão do iTunes compatível com aplicativos no computador

Uma das ações mais controversas que a Apple tomou nos últimos tempos foi a de lançar um iTunes (12.7) que não é mais capaz de sincronizar aplicativos gravados no computador com iPhones e iPads. Isso foi de uma hora para outra e deixou muitos desamparados (inclusive este que vos escreve). Uma alternativa seria simplesmente não atualizar para a versão 12.7, porém aí o programa fica incompatível com os novos iPhones 8 e X. Ou seja, cedo ou tarde todos seriam obrigados a atualizar e abdicar dos aplicativos no computador.

Mas neste ímpeto de deixar o iTunes apenas focado em consumo de mídia, a Apple esqueceu que há empresas que precisam ainda usar o programa para instalar os aplicativos que possuem em dispositivos empresariais. Mesmo sendo possível sincronizar apps pela ferramenta Apple Configurator (exclusiva para Mac), ela é limitada em não permitir catalogar os aplicativos de forma mais organizada. Além de não funcionar em Windows.

Para consertar a mancada que fez, a Apple hoje liberou uma nova versão do iTunes, que traz de volta o gerenciamento de aplicativos no computador.

Mas de uma maneira única (como a Apple adora fazer), a numeração da “nova” versão é 12.6.3, inferior à 12.7. Isto significa que não aparecerá em avisos de atualização. A instalação, para quem quiser, terá que ser manual através dos seguintes links:

Esta instalação excepcionalmente poderá ser aplicada sobre a versão 12.7 para quem já tinha atualizado. Ela passa a aceitar iPhones 8 e X e permite guardar, atualizar e sincronizar aplicativos da iOS App Store no computador. Ela tem a particularidade de não ativar novos avisos de atualizações futuras, pois é voltada especificamente para quem não quer mais atualizar o iTunes.

Há tempos todos reclamamos que o iTunes se transformou em uma ferramenta arcaica, confusa e pesada, necessitando urgentemente de uma reformulação. Porém, a Apple foi radical em eliminar completamente funções sem ter dado alternativas.

É compreensível que a empresa queira facilitar a forma como se instala aplicativos para o grande público, deixando tudo na nuvem. Porém, para muitos é útil ainda manter cópias dos aplicativos no computador, principalmente quando algum que você usa desaparece da loja. É o caso do TU Go, que a Vivo deliberadamente retirou da App Store para eliminar um benefício para seus clientes. Quem baixou o app anteriormente e tem a cópia no computador, pode continuar usando-o normalmente.

Que bom que a Apple “voltou atrás” e oferece uma nova alternativa para quem quer continuar sincronizando seus apps no computador. Não sabemos por quanto tempo ela irá durar, mas já é um alívio.

Fonte
Suporte Apple
Botão Voltar ao topo