Curiosidades

Perguntas e respostas sobre os iPhones X, 8 e 8 Plus

Muitos leitores estão nos fazendo perguntas sobre os novos iPhones apresentados esta semana. Por isso, para facilitar para todos, resolvemos reunir grande parte delas em um único artigo, para que todos sejam beneficiados.


Se o carregador sem fio não vem na caixa, como eu carregarei o novo iPhone?

Os novos iPhones ganharam a possibilidade de recarregamento sem fio, mas isso não significa que esta será a única maneira de carregá-los. A entrada Lightning continua presente e será possível carregar pelo cabo como sempre foi. O carregamento sem fio é um extra. ;)


Eu precisarei comprar o (provavelmente caro) AirPower da Apple se eu quiser usar o carregamento sem fio?

Felizmente não! A Apple adotou o padrão da indústria para carregamento por indução. Isto significa que você poderá usar a base de qualquer marca, até mesmo a de outro smartphone, para carregar seu novo iPhone. Isto é ótimo também para quem viaja e visita cafés e lugares que oferecem carregamento por indução.


Se eu visualizar um vídeo na horizontal, um pedaço dele será coberto por aquele corte da tela do iPhone X?

Aquela “península” do iPhone X está realmente incomodando muita gente. Para fotos e vídeos, não há o que se preocupar, pois o formato original deles não alcança o pedaço dos sensores. Isso só pode acontecer se você der zoom no vídeo ou na foto, cortando uma parte de cima e de baixo da imagem. Em games, a parte dos sensores poderá invadir a tela útil caso o desenvolvedor decida que sim.


Quando os novos iPhones serão lançados no Brasil?

Para o iPhone 8 e 8 Plus o palpite é fácil: novembro. Esta é a média de tempo que novos iPhones levam para chegar em nosso país após serem lançados nos Estados Unidos. Mas para o modelo X, a coisa complica, porque eles só chegam ao mercado no dia 3 de novembro. Pela lógica, o X não chegaria por aqui antes do Natal, mas a Apple já confirmou que pretende se esforçar para ele ser lançado no Brasil antes do final do ano. Vamos ver.


O preço do iPhone 8 e 8 Plus pode ficar mais caro no Brasil do que já era o iPhone 7 e 7 Plus?

É bem complicado adivinhar preços no Brasil, porque eles estão diretamente ligados ao câmbio do dólar, e visto que nossa situação política não é uma das mais estáveis do planeta, tudo pode acontecer em dois meses. Mas uma informação importante é que pela primeira vez o preço nos Estados Unidos aumentou, o que deve se refletir por aqui. O palpite, portanto, é que o 8 chegue mais caro do que os preços do iPhone 7 no lançamento.


Qual preço esperar para o iPhone X no Brasil?

Eita, que pergunta difícil. Como dito na pergunta anterior, é muito complicado tentar adivinhar preço de iPhone alguns meses antes do lançamento. Mas já especulamos algo sobre valores neste outro artigo aqui.


O iPhone 8 Plus vai ter o Modo Retrato na tela frontal também?

Não. Apenas a câmera frontal do iPhone X possui detector de profundidade de campo, o que torna possível a aplicação do desfoque de fundo.


Quando vai ser liberado para todos o iOS 11?

No dia 19 de setembro, na próxima terça-feira.


Vou poder usar os Animoji também no iPhone 8/8 Plus?

Não, pois as animações seguem a expressão facial do usuário e para isso precisa da câmera frontal com sensores de profundidade, coisa que por enquanto apenas o iPhone X terá.


Quem em sã consciência usaria o Animoji de cocô?

Pode parecer estranho e engraçado para nós, mas o Emoji de cocô é muito popular no Japão e em alguns países asiáticos. O Animoji só reforçará mais isto.


Minha namorada conseguirá desbloquear meu iPhone X com meu rosto, sem eu saber, enquanto eu estiver dormindo?

Não. O Face ID não valida a identidade com os olhos fechados.


Se eu tiver um irmão gêmeo igual a mim, ele vai conseguir desbloquear meu iPhone X com o Face ID?

Aparentemente sim. Neste caso, você terá que desligar o Face ID e usar apenas senha se não quiser que ele tenha acesso ao seu iPhone.


Eu já tenho o iPhone 7. Vale a pena eu trocar para o 8?

Esta pergunta se repete todos os anos, e a resposta é sempre a mesma: depende! É uma escolha totalmente pessoal e única para cada um. Normalmente as diferenças de uma geração para outra são evoluções que podem esperar mais um ano. Claro que o 8 é melhor, mas o 7 é um excelente aparelho e não perdeu suas qualidades só porque o outro foi lançado. Por isso, a não ser que dinheiro não seja um problema para você, continue sem culpa usando seu ótimo iPhone 7.

Mas se for comparar com o iPhone X, aí as diferenças são bem maiores. Ele possui tela maior que o Plus, em um corpo quase do mesmo tamanho que o iPhone 7. Câmera fotográfica dupla, Face ID, modo retrato para selfies e diversas outras vantagens. Mas mudar significa pagar bem mais também.


O carregamento por indução funciona se o celular estiver com capinha?

Em outros smartphones funciona sem problema, então não teria porque não funcionar também no iPhone. Mas a capinha não pode ser metálica.


O que é aquele ponto vermelho da Coroa Digital do novo Apple Watch?

Aparentemente é só estético, para diferenciar o modelo com celular do modelo sem celular. O Watch Series 3 sem celular não possui o ponto vermelho.


Eu poderei comprar um Apple Watch Series 3 com celular em outro país e usar no Brasil?

Não a parte com celular. O eSIM usado no novo relógio (que permite usar o mesmo número de outro chip) não será suportado por nenhuma operadora brasileira, tanto que a Apple só venderá no país o modelo sem celular. Neste caso, se você estiver de viagem o melhor é você comprar o modelo sem LTE, que custa menos.


Como faz para tirar print da tela no iPhone X?

Como não existe botão frontal, precisará apertar o botão lateral e o botão de aumentar o volume, ao mesmo tempo. Ficará mais difícil tirar foto da tela.

Um detalhe é que, pelo menos nos testes com o simulador para desenvolvedores, os prints estão saindo com o corte da “península“, o que está gerando muitas reclamações. Vamos ver se até o lançamento do aparelho a Apple não muda isso.


As novas opções de escolha de luz no Modo Retrato serão apenas para os novos iPhones ou chegarão também para o 7 Plus?

Como esta não é uma nova função específica do iOS 11 e sim dos novos dispositivos, ela só estará disponível no iPhone 8 Plus e no X. É possível que esteja associado ao novo chip A11 Bionic.


O iPhone X não tem Touch ID?

Não. Móóórreu. Mas quem sabe ele não volta no ano que vem?


Este foi um apanhado das principais perguntas feitas por nossos leitores. Obrigado a todos que participaram, e se aparecer mais alguma dúvida significante que ficou de fora, incluiremos neste artigo.

Botão Voltar ao topo