Notícias

Nossas primeiras impressões do novo iPhone 8

De Nova York, EUA – Hoje finalmente tivemos o lançamento do iPhone 8 em alguns países, e fomos conferir de perto como ele realmente é. Nas primeiras horas, ele já nos impressionou com algumas coisas, as quais compartilharemos aqui com vocês.

É claro que ainda teremos que realizar diversos testes antes de traçarmos um veredito mais definitivo. Porém, quero citar os pontos que mais me chamaram a atenção em um primeiro momento.

Quando o peguei pela primeira vez e quis compartilhar imagens em nosso Twitter e Instagram, a primeira dúvida que surgiu foi: “Mas afinal, eu mostro o que?”. Externamente ele é quase a mesma coisa que um iPhone 7, a não ser pelo material da traseira, que no novo recebe uma camada de vidro. Só mexendo um pouco mais com ele fomos descobrindo as diferenças para a geração passada.

Nas fotos e vídeos da Apple é muito difícil notar a diferença entre o prata e o dourado, pois parece que ambos são brancos atrás, só mudando a lateral. É quase isso, mas mesmo assim há uma pequena variação de cor que pode ser notada a olho nu. O prata é um cinza muuuito fraquinho, praticamente uma cor Gelo, enquanto que no dourado a cor puxa levemente para o dourado. Mas ambos são quase brancos.

Conversando com uma visitante da Apple Store, que estava comparando seu iPhone 7 Rose Gold com o novo dourado, ela me disse que gostou mais da traseira em vidro do 8, por transmitir um A.R mais sofisticado e menos “comum”. Realmente, apesar da diferença não ser tão significativa para muitos, o vidro acaba deixando o aparelho mais bonito (apesar de eu sentir falta da cor Preto Mate do 7). Mas o novo Cinza Espacial é bem mais escuro que o do iPhone 6s, com um brilho que lembra bastante o Jet Black.

O que mais me impressionou de cara foi o brilho da tela. Não por ela ser mais brilhante, mas por ser mais agradável de visualizar. A diferença é sutil e é difícil notá-la não colocando um aparelho antigo lado a lado para comparar, mas o fato é que a funcionalidade True Tone (herdada do iPad Pro, sem confundir com o Flash True Tone) realmente funciona no uso do dia a dia.

Uma dúvida que eu tinha era sobre as capinhas do iPhone 7. O novo aparelho mede alguns milímetros a mais e poderia dar incongruências como as que aconteceram em certas capas na transição do 6 para o 6s. Porém, a capa que experimentamos (que é igual a esta) ficou simplesmente perfeita. Faremos mais testes para saber se há um determinado tipo que possa dar problema (as mais rígidas, por exemplo) ou se não é algo que devamos nos preocupar. Mas já dá para dizer que as capas de couro, de silicone e as emborrachadas para o 7 entram certinho no 8 e 8 Plus.

Testamos rapidamente também uma base de carregamento por indução no novo iPhone, e funcionou sem problemas até mesmo com uma capa. Nossa base é de 10V e a capa não era muito grossa, então não apresentou problemas, mas bases menos potentes ou capas mais grossas podem não se comportar da mesma forma (faremos testes disso também).

Outro ponto que eu estava curioso para testar: efeitos de iluminação de Retrato. A função é exclusiva do iPhone 8 Plus e do futuro iPhone X, aplicando iluminação em tempo real ou em uma foto já feita (desde que em Modo Retrato). Confesso que os primeiros testes não foram muito bons. Não que eu ache a funcionalidade ruim, mas ela não é o tipo de efeito que funciona automaticamente com todos, transformando magicamente um fotógrafo ruim em um bom. E talvez por isso muita gente vá se decepcionar. Passada a correria do dia do lançamento, faremos testes mais elaborados para tirar o máximo de proveito desta nova função, para mostrar aqui para vocês.

Um outro diferencial importante que ainda não tivemos tempo de testar, mas que promete fazer uma grande diferença nas fotos é o novo Flash com sincronismo lento. Ele até apareceu nas especificações na página da Apple, mas como ela nunca sequer tocou no assunto, ninguém sabia direito para que servia. Com ele, é possível balancear o objeto atingido pela luz do flash com o ambiente de fundo, criando fotos bem naturais e impressionantes se pensarmos nos flash de hoje. O resultado fica algo assim:

Nos próximos dias teremos o unboxing e vários testes dos novos aparelhos. Ainda não há data definitiva para ele ser lançado no Brasil, mas nos anos anteriores isso aconteceu em novembro.

Fique ligado para mais novidades!

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucão Arruda

    melhor ficar com o 6 mesmo, apple não traz novidade nenhuma ha anos… esperar sair o 11 ou o 9 pra ver.

    • Gabriel

      Tanto número zoado que nem da pra saber se vai ser 9 ou XI ou Y ou Steve Edition ou Adam and Eve Edition. Ah sei la.

      • Jed Martins

        Steve Edition kkkkkk

      • K Junior

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri com esses nomes

    • cesar 1989

      6s é luz vezes melhor que o 6, imagina o 8. nao se deixe enganar pelas aparências

      • Marcelo Ávila

        Tive o 6 e o 6s a diferença é bastante significativa

    •  lover

      Desde o 6 que ela vem desenvolvendo o A11 Bionic, então poder ele vai ter de sobra. As câmeras foram muito bem avaliadas. E se formos comparar cm o ip6 temos uma diferença gritante em qualidade. Novas telas em sRGB, true tone… Som stereo 25% melhor que o do iPhone 7…. muitas coisas mudaram por dentro. Temos carregamento por indução, recarga rápida (cabos separados). Melhor vedação e resistência à água. Mas eu concordo que o design da frente poderia ter mudado para no mínimo igual o do iPad 10.5″. Que teve as bordas todos reduzidas.

      • K Junior

        o legal era qnd a Apple lançava novidade e tendências, essas mudanças de que veio no 8 é apenas obrigação da Apple fazer isso. Agora novidade SIGNIFICANTE kd? talvez vc ache algo no dossiê da Samsung. Eu nunca imaginei a samsung ditar algo, mas ela fez e Apple teve que se virar nos 30.

    • Igor Alves

      Quero ver você mandar uma foto com esse Flash aí com nosso iPhone 6… Boa sorte! :p

    • Caio Iamondi

      Realmente muitas coisas são as mesmas como o visual. Mas em desempenho… Acho que comprar um iPhone 8 hoje é ter um celular bom por pelo menos 2 anos super tranquilo.

    • K Junior

      eu tbm acho ó

  • Gabriel

    Aquela foto ali está realmente impressionante! O maior problema dos flashs eram os fundos pretos, mas caracoles, olha ali! Parece que tinha um holofote no rosto do rapaz!

  • Alexandre Soares

    Quero saber que milagre eles fizeram na com o Slow Sync Flash … Sinceramente acho que nem uma Canon EOS 5d ou 7d consegue fazer isso …. Profundidade absurda da foto.

    • Basicamente diminuíram a força do flash para ter um primeiro plano mais iluminado porém com menos risco de desfoque e aumentaram o shutter (tempo de abertura do obturador), tipo no exemplo 1 da matéria com flash normal a foto foi tirada em 0,004 segundos, é pouco tempo para entrar luz ambiente no sensor em lugares escuros mas tempo suficiente para a luz do flash, já no segundo exemplo a foto foi tirada em 0.3 segundos com um flash bem mais fraco, assim fica tempo suficiente para entrar luz ambiente no sensor e via software é mesclada com a luz de flash do primeiro plano, em smartphones android no modo Pro onde vc tem o controle manual do tempo de abertura do sensor isso já é possível à um tempo, porém para quem manja de ajustes manuais, no iphone facilitaram e melhoraram isso aplicando como um recurso automático sem que vc corra muitos riscos de ter uma foto fora de foco, veja o exemplo que fiz usando um android, todas as fotos foram tiradas exatamente na mesma condição de luz e no mesmo momento sem nenhuma edição posterior (a não ser juntar as 3 na mesma imagem), a primeira é no automático sem flash, a segunda com flash e a terceira com maior tempo de abertura do shutter, mas no android como não tem um flash suave é mais fácil perder o foco se não segurar firme o aparelho, assim como aconteceu na minha foto, o novo recurso do iphone mescla e trata o primeiro plano da foto 2 com o fundo da foto 3.
      PS. Isso não é uma crítica ou comparação, é um exemplo técnico de como o novo recurso funciona.
      https://uploads.disquscdn.com/images/aa1730c2d4cbc0eed9027fcbec28cf76181388145cd927bc21267cad69282d87.jpg

      • Em tempo, mesclando rapidamente a foto 2 com a 3 no app snapseed, o resultado no Iphone 8 como o resurso Slow Sync Flash seria algo parecido com isso: https://uploads.disquscdn.com/images/366083f1b0ba3dfc70eec62fd5c4d36bcf2dac311e3ff71dc425bd10923c3181.jpg

        • Fabio Ricardo Bulgaron

          Sua explicação foi excelente!!! Valeu por compartilhar!

      • Rafael L. Pereira

        Na verdade, é um pouco mais simples que isso. O Slow Sync Flash ou “Rear Curtain Flash” (como é conhecido nas câmeras profissionais e equipamentos fotográficos) simplesmente aumenta o tempo de abertura do obturador para captar a luz, e dispara um flash no fim da captura. Assim, a luz ambiente é captada corretamente, e o flash disparado no final congela o objeto ou pessoa a ser fotografada, impedindo o “borrão” da longa exposição. Não é necessário uma mesclagem via software.

        • Verdade, bem pensado, mas esse modo de foto assim como as variantes do modo retrato poderiam ser add no 7+ por exemplo se apple quisesse, ao meu ver não dependem de hardware que já não tenha na versão anterior do iphone.

  • Maums

    Galera, a pergunta que irei fazer não e diretamente relacionada ao post, mas gostaria de saber se alguém poderia me passar esta informação. Atualizei meu 5S para o iOS 11, e agora quando você esta escutando músicas no apple music, na tela de bloqueio o Widget fica em um tamanho reduzido do anterior, tem como alterar para voltar ao tamanho antigo?

    • Tarlan Brunet

      Não. Infelizmente é isto mesmo.

    • Bruno

      Não sei se estamos falando da mesma coisa, ou ainda se é diferente no 5S, mas no meu (7+) é só dar um toque na “onda” no canto superior direito do widget, que ele maximiza o controle da música, para mais ou menos como era antes.

  • z3trov

    Ah cara, eu achei as mudanças significativas sim, principalmente em relação a desempenho. Não sei se vocês ja viram, mas em alguns sites eles ja fizeram o comparativo. Esse chip novo é bem avançado em relação ao do 7, a app câmera para os modelos Plus está bem melhor. Eu tenho um 6S Plus, com certeza vou trocar por um 8 Plus.

  • z3trov

    Ah cara, eu achei as mudanças significativas sim, principalmente em relação a desempenho. Não sei se vocês ja viram, mas em alguns sites eles ja fizeram o comparativo. Esse chip novo é bem avançado em relação ao do 7, a app câmera para os modelos Plus está bem melhor. Eu tenho um 6S Plus, com certeza vou trocar por um 8 Plus.

  • SIDNEI

    Melhor ficar com o 6s mesmo o preço não justifica as melhorias

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Esse flash aí já me convenceu… haja grana…

  • Vinícius Guerra

    Quem já tem um telefone novo não precisa ficar trocando toda hora, se quiser esse modelo ou o X, aguarde o preço baixar depois de 1 ano. Quem compra no lançamento financia a empresa a majorar os seus preços!

  • Fernando

    Muitos comentários que não tiveram mudanças no iPhone 8, mas queria deixar minha opinião
    O novo A11 é absurdamente mais rápido, peguei o meu 8+ ontem e é impressionando a velocidade do celular. Testes mostram a diferença dele para o 7 é absurdo, e o mais engraçado é a diferença dela com relação ao Note 8 (mais rápido da Samsung)
    A tela como a matéria informa é super confortável, a camera é ótima.
    Não tem muito mais o que melhorar em um celular a não ser algumas firulas aqui outras ali, não tem como lançar uma inovação com tanto impacto como foi a do iPhone 10 anos atras. Eu sempre comparo com computadores, o que eles realmente mudaram de 10 anos para ca? melhores processadores, memoria, HD, etc, veja nada que mudou a industria, apenas melhoria em performances, para mim celular chegou no mesmo patamar.

    Para finalizar, eu optei em comprar o 8+ ao invés do X pois não gosto de comprar coisas como grandes alterações no primeiro ano, pois sempre tem um bug aqui outro ali.

    Minha primeira impressao do 8+ é que ele é TOP

    • Junior Dias

      É isso que eu questionei um post pra trás, oq as pessoas esperam de design para o iPhone? Eu acho o meu i7 Matte bonito pacas e não sei oq deixaria ele mais bonito.

      • Caio Iamondi

        Unica coisa que ainda acho, mas que FINALMENTE a industria está se tornando um “padrão” é a tela inteira na parte frontal. Ainda acho errado a Apple ter isso exclusivamente no celular de 1000 dólares dela, mas finalmente chegaremos lá. Pelo menos daqui um ano por exemplo acredito que o iPhone X cairá de preço e tem um aproveitamento quase total do corpo.

        • Junior Dias

          Pra vc, qual a vantagem de uma tela assim? Eu acho bonito e tal, mas sem utilidade, a pegada fica ruim, sei la, ainda não me acostumei em uma frente onde qualquer esbarrada em qualquer parter pode acionar um comando.

          • Gustavo Guiscem Soares

            Consumo de conteúdo. Assistir Netflix, filme, Youtube com uma tela maior ficar melhor

  • André

    Hummmm… ainda estou em cima do muro 🤔

  • Lukas

    Alguém sabe me dizer se o Iphone SE é melhor que o 6S ?

    • Caio Iamondi

      Ele possui o mesmo processador do 6S, também a mesma memória RAM e se não me engano a mesma camera traseira. O resto ele é inferior. Tela menor com resolução mais baixa, touch ID de primeira geração, camera frontal ainda do 5S. Então no geral ele é inferior em algumas coisas, mas nos sentido de processamento ele da na mesma que o 6S =)

      • Renan Zotto

        a camera dele é do iphone 6.

    • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Em termos de performance é melhor sim. Só perde em câmera frontal.

    • Gabriel

      Unica diferença é o tamanho e a Taptic Engine. De resto, same.

  • Marcel Franca

    O fato de terem tirado o matte black já me tira um pouco da vontade de sair do meu i7. Passei anos esperando esse tom kkkkk

    • Renan Zotto

      acho ele lindo o ruim que aparece umas manchas…

  • Lucas

    Pois é. Estou para trocar meu 5s.. Agora não sei se compro um 7 ou se espero o 8. O 7 seria de 128 agora o 8 de 256gb vai sair bem caro.. Após o lançamento o preço do 7 permanece igual do que esta hoje? O que compensa mais?

    •  lover

      Em lojas da Apple, os preços já baixaram. Em lojas como iplace tbm. Mas eu se fosse vc esperaria mais um tempo até chegar o iPhone 8. Assim vc pode quem sabe comprar ele cm o preço do iPhone 7, já que o dólar baixou.

      • Rodrigo Medeiros

        Pessoal, vocês já têm alguma notícia ou indício do valor do Iphone 8 aqui no BR? Valeu!!

  • Alex Vause

    Esse carregamento sem fio tem que deixar o celular em cima da base? Tipo, não pode mexer enquanto carrega o telefone? Se for assim prefiro deixar carregando no cabo mesmo 😂😂😂

    •  lover

      Ele pode fixar a uma distância de 1 cm. Mas teoricamente não se deve mexer.

  • ricardo

    Esse flash com sincronismo lento pode ser conseguido por meio de software?

  • Ronaldoblsilva

    Bom Dia Amigo, qual esta case que esta na foto da matéria ? Tem no site pra venda ?

  • Pedro Henrique

    Sem contar que a Anatel ja homologou os novos iPhones, dessa vez foi mais rápido do que nos anos anteriores.

  • Alguém interessado em trocar um iPhone 7 por um 7 Plus (devolvo dinheiro)

  • @danyllorosa

    Será qual base dos valores? 8; 8+

  • Cassio Ferreira

    Achei bonito o vidro traseiro como acabamento mas não trocarei meu 7, quem sabe no ano que vem.

  • iJr

    Fiquei com uma grande dúvida aqui nos vidos lá tanto do iPhone X quanto do iPhone 8 na hora lá de mostrar la o carregamento por indicação mostrava também uma animação nos iPhones como essa aí da foto! E não apareceu lá no vídeo do iLex, eu fiquei em dúvida se essa animação aparece mesmo (ou só no carregador lá da Apple) ou se isso é mentira!
    https://uploads.disquscdn.com/images/71e6feefbe83236a4092dbc86bf3d32c664751e1ed537ee9ecd619b60fe5ed9e.jpg

  • Carlos Cesar

    Po, esse flash muda isso tudo mesmo? Sensacional se for isso hein….

  • Duane

    Off-topic: porque tenho que clicar duas vezes para abrir o artigo? Clico na home e depois tenho que clicar no MOSTRE MAIS. Pra quê?
    Se eu cliquei na chamada, é porque quero ver mais