Notícias

Nossas primeiras impressões do novo iPhone 8

De Nova York, EUA – Hoje finalmente tivemos o lançamento do iPhone 8 em alguns países, e fomos conferir de perto como ele realmente é. Nas primeiras horas, ele já nos impressionou com algumas coisas, as quais compartilharemos aqui com vocês.

É claro que ainda teremos que realizar diversos testes antes de traçarmos um veredito mais definitivo. Porém, quero citar os pontos que mais me chamaram a atenção em um primeiro momento.

Quando o peguei pela primeira vez e quis compartilhar imagens em nosso Twitter e Instagram, a primeira dúvida que surgiu foi: “Mas afinal, eu mostro o que?”. Externamente ele é quase a mesma coisa que um iPhone 7, a não ser pelo material da traseira, que no novo recebe uma camada de vidro. Só mexendo um pouco mais com ele fomos descobrindo as diferenças para a geração passada.

Nas fotos e vídeos da Apple é muito difícil notar a diferença entre o prata e o dourado, pois parece que ambos são brancos atrás, só mudando a lateral. É quase isso, mas mesmo assim há uma pequena variação de cor que pode ser notada a olho nu. O prata é um cinza muuuito fraquinho, praticamente uma cor Gelo, enquanto que no dourado a cor puxa levemente para o dourado. Mas ambos são quase brancos.

Conversando com uma visitante da Apple Store, que estava comparando seu iPhone 7 Rose Gold com o novo dourado, ela me disse que gostou mais da traseira em vidro do 8, por transmitir um A.R mais sofisticado e menos “comum”. Realmente, apesar da diferença não ser tão significativa para muitos, o vidro acaba deixando o aparelho mais bonito (apesar de eu sentir falta da cor Preto Mate do 7). Mas o novo Cinza Espacial é bem mais escuro que o do iPhone 6s, com um brilho que lembra bastante o Jet Black.

O que mais me impressionou de cara foi o brilho da tela. Não por ela ser mais brilhante, mas por ser mais agradável de visualizar. A diferença é sutil e é difícil notá-la não colocando um aparelho antigo lado a lado para comparar, mas o fato é que a funcionalidade True Tone (herdada do iPad Pro, sem confundir com o Flash True Tone) realmente funciona no uso do dia a dia.

Uma dúvida que eu tinha era sobre as capinhas do iPhone 7. O novo aparelho mede alguns milímetros a mais e poderia dar incongruências como as que aconteceram em certas capas na transição do 6 para o 6s. Porém, a capa que experimentamos (que é igual a esta) ficou simplesmente perfeita. Faremos mais testes para saber se há um determinado tipo que possa dar problema (as mais rígidas, por exemplo) ou se não é algo que devamos nos preocupar. Mas já dá para dizer que as capas de couro, de silicone e as emborrachadas para o 7 entram certinho no 8 e 8 Plus.

Testamos rapidamente também uma base de carregamento por indução no novo iPhone, e funcionou sem problemas até mesmo com uma capa. Nossa base é de 10V e a capa não era muito grossa, então não apresentou problemas, mas bases menos potentes ou capas mais grossas podem não se comportar da mesma forma (faremos testes disso também).

Outro ponto que eu estava curioso para testar: efeitos de iluminação de Retrato. A função é exclusiva do iPhone 8 Plus e do futuro iPhone X, aplicando iluminação em tempo real ou em uma foto já feita (desde que em Modo Retrato). Confesso que os primeiros testes não foram muito bons. Não que eu ache a funcionalidade ruim, mas ela não é o tipo de efeito que funciona automaticamente com todos, transformando magicamente um fotógrafo ruim em um bom. E talvez por isso muita gente vá se decepcionar. Passada a correria do dia do lançamento, faremos testes mais elaborados para tirar o máximo de proveito desta nova função, para mostrar aqui para vocês.

Um outro diferencial importante que ainda não tivemos tempo de testar, mas que promete fazer uma grande diferença nas fotos é o novo Flash com sincronismo lento. Ele até apareceu nas especificações na página da Apple, mas como ela nunca sequer tocou no assunto, ninguém sabia direito para que servia. Com ele, é possível balancear o objeto atingido pela luz do flash com o ambiente de fundo, criando fotos bem naturais e impressionantes se pensarmos nos flash de hoje. O resultado fica algo assim:

Nos próximos dias teremos o unboxing e vários testes dos novos aparelhos. Ainda não há data definitiva para ele ser lançado no Brasil, mas nos anos anteriores isso aconteceu em novembro.

Fique ligado para mais novidades!

Botão Voltar ao topo