Aplicativos

Aplicativo Google Trips ganha atualização para o português

Há quase um ano, o Google lançou um aplicativo para ajudar viajantes a organizarem seus passeios, com dicar de onde ir, onde comer e o que visitar. Mas somente agora, depois de tanto tempo, é que eles resolveram traduzir o app para português.

O objetivo dele é lhe dar todas as informações possíveis sobre o lugar onde você vai, com sugestões de rotas turísticas e fichas informativas sobre pontos interessantes. E uma das grandes facilidades é poder baixar tudo isso para consulta off-line, o que é importante para lugares em que não temos acesso à internet 3G/4G.

Ele também grava todos os seus dados de viagem, como reserva de voos e de hotéis. O que assusta é perceber o quanto o Google sabe da sua vida. Em nossos testes, bastou nos conectarmos com uma conta do Gmail para ele puxar todas as viagens realizadas e até as que estão por vir, tudo baseado nos emails recebidos de compras de passagens e reservas. Privacidade pra quê…

Deslize para ver mais

    O aplicativo é gratuito e pode ser baixado neste link.

    Tags
    Mostrar mais

    iLex

    Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

    Artigos Relacionados

    • Rafael Cavalcante

      “entra na minha casa… entra na minha vida…”

    • Thiago Bolzani

      A Apple também sabe de todas essas informações só que ela não devolve isso ainda sob a forma de serviços. Não existe privacidade na internet.

      • Não é bem verdade a sua informação.
        A Apple não lê nossos emails como faz o Google, que assumidamente faz isso para adequar os anúncios ao assunto do que escrevemos e recebemos. O máximo que o iOS faz é identificar automaticamente quando há uma data, para transformar em evento do Calendário, ou então identificar assinaturas para transformar em contatos. Mas ela não pega todo o contexto do que está escrito e armazena para “transformar em serviços”.

        Aliás, esse papo de “transformar nossas informações em serviços” aliado ao “não existe privacidade na internet” foi minuciosamente elaborado para tentar nos convencer de que o normal é isso mesmo e que devemos nos conformar e aceitar o fato de que eles pegam nossas informações para nos revender de volta e ganhar dinheiro com isso. E há gente que acredita e ainda difunde a ideia.

        • Realmente ninguém gosta de ter suas informações bisbilhotadas, mas sim, tudo o que a google faz é em troca de suas informações e de seus dados, e isso está implícito e bem descrito em cada termo de uso que aceitamos ao usar qualquer app ou serviço da empresa, e isso não significa necessariamente que uma pessoa real vai abrir seu e-mail, ler todos eles, e separar o que é viagem do que é mensagem de amor, alguns eu acho invasivos e outros até bem vindos, o próprio trips, poxa que bom que ele pegou minhas viagens automaticamente, eu ia ter que preencher tudo manualmente! As que não quero no app é só deletar, esse é o pagamento pelo serviço da google, dados, a apple não precisa direcionar propagandas para ter seu lucro pois cobra em forma de dinheiro por seus serviços, mas é bobagem achar que se ela decidir mudar de estratégia não terá todos os nossos dados na palma da mão apenas atualizando alguns termos contratuais que aceitaríamos mesmo se lêssemos, ou todos abandonariam a apple caso ela passasse a oferecer propaganda direcionada no lugar de cobrar dinheiro por alguns serviços? para reconhecer uma data, uma assinatura de e-mail, treinar a siri, ela precisa interpretar todos os nossos dados sim, só não os usa da mesma forma que a google. Enfim, eu atualmente trabalho muito com todas as ferramentas da google, e qq conteúdo mais sensível eu uso outras plataformas pagas que são mais discretas, mas é obvio que tudo o que não está armazenado somente no seu HD pessoal “as vezes nem isso”, está sujeito a ser analisado por sistemas para ser “usado contra você” te direcionando propaganda que seja…

      • Thiago Alves

        simples… só parar de usar os serviços do google… vc é capaz isso???????????

        • Não é bem assim, isso não é solução justa, o que sugeriu. “Você não está satisfeito com a companhia de luz, então pare de usar energia elétrica!” Existem serviços essenciais e o Google e a andam “pari passu”.

          • Thiago Alves

            Krikaoli não sou fanboy de marca… uso mac como computador, celular uso android (abandonei a um bom tempo a maça), porém se a empresa bisbilhota o email, simplesmente para de usar o email, existem muitos por ai. na resposta era para o iLex

            • Thiago, repare que o texto fez apenas um comentário sobre o risco na privacidade por um serviço saber tanto sobre você. Em nenhum momento ele pregou um mundo sem o Google ou guerra à empresa.

              Se vivemos em uma sociedade em que não podemos fazer questionamentos porque vai ter gente rebatendo coisas do tipo “se não gosta, não usa”, onde vamos parar? Por que QUESTIONAR as coisas é algo tão mal visto por muitos na internet? Por que isso é tão ofensivo para alguns?

              No dia que as pessoas pararem de criar questionamentos, a humanidade irá começar a regredir.

    • Matheus Siqueira Moreno

      Atualizei o meu, mas continua em inglês

      • Rafael Anciães

        O meu é recém instalado e também está em inglês.

    • Eu tento viajar sempre que posso e ao me deparar pela primeira vez com o aplicativo Google Trips eu pensei, era a resposta para as minhas preces. Eu gosto de organizar os meus roteiros, e ao viajar sozinho, como muitas vezes eu faço, essa necessidade é ainda mais imperativa. Dito isso, resolvi utilizá-lo para tentar tirar o máximo possível de benefício e ao mesmo tempo diminuir a dependência de outros aplicativos, como o Trip Advisor. O que mais chamou a atenção foi o visual clean e a sintonia com o Google Maps. Eu notei que o Google chegou de fininho no nicho de viagens e sem alarde está ocupando um espaço relevante. No passado eu apenas usava Foursquare e TripAdvisor, mas atualmente adquiri o hábito de olhar o Google Maps e o Google paras as informações contidas no banco colaborativo deles, que está cada dia melhor. Não testei a atualização, mas até então me parecia faltar recursos.

      • Ticiano

        A idéia é bem interessante. Usa apenas o Gmail, não permite outro (com ou sem invasão de privacidade). Até então usava outros apps para pesquisar sobre a cidade (com mapas offline) e acompanhava os voos pelo Flight track (que deixou de funcionar). Recomenda algum outro?

        • Esse tipo específico de app não me despertou muita atenção. Geralmente viajo de Delta ou de AA e ambas tem um app muito bom para avisar não apenas sobre os horários, como também o tracking das malas. Há algum tempo eu testei o app in the air, você conhece?

          • Ticiano

            Baixei o “in the air”. 14 dias gratuitos e posteriormente cerca de R$100,00 anuais. Não acho que vale. Mas valeu a dica. A ideia era concentrar em um unico app as passagens, dicas de viagem, lembretes, acompanhamento do vôo, etc, independente de companhia.
            Vou encaminhar os bilhetes para um gmail e testar o app do google.
            Obg

    • Pedro Henrique Rodrigues

      Aconteceu comigo uma vez de ter feito uma compra Online (no mercado livre, se não me engano) e chegaram todos os e-mails informando os detalhes da compra. Ate ai OK.
      A surpresa veio logo após eu ter instalado o App do Google de buscas no iPad. Uns 2 dias depois, chega uma notificação falando: “O seu pacote “X” está a caminho”. Logo minha mente havia derretido ! Como o google sabia que eu havia feito a Compra e COMO ele sabia o status da compra.
      Ai fui perceber que o Gmail/Inbox “Resume” todos os detalhes de compras e boletos que chegam no meu e-mail, e senti 0 privacidade com isso. Mas também achei muito curioso. haha

    • André

      Sinistro…

    • Edivelton da Rosa

      Falando em atualização, alguém sabe dizer por qual razão a opção arquivar ainda não está disponível pra todo mundo no Instagram? Seria um bug? Pra mim ela ainda não aparece… E reparei que a “posição” dos ícones na tela também é diferente de todo mundo… (opção “salvos” por exemplo, fica no topo, etc.)

    • ConteAqui

      Acho super útil o Google Trips. Ajuda muito para organizar os dados de uma viagem , pegando tudo automático do Gmail. A unic coisa que não gosto é o fato de ser muito limitado na hora de editar – pouco permite que o usuário edite as viagens que foram “puxadas” do Gmail.