Notícias

Saiba quais aplicativos do seu iPhone/iPad deixarão de funcionar no iOS 11

Uma das coisas que você precisa saber antes de atualizar o seu iPhone ou iPad para o iOS 11 é que alguns aplicativos que você usa podem parar de funcionar. Isso porque o novo sistema não terá mais suporte à apps com arquitetura 32 bits.

Leia atentamente nossa explicação sobre isso para que você não fique desamparado na atualização.

Fim da era 32 bits

Muitos já estão chamando (em tom de brincadeira) de APPocalipse dos 32 bits. Isso porque milhares de aplicativos da App Store que não foram mais atualizados depois de 2015 deixarão de funcionar no iOS 11.

Em 2013, a Apple lançou o iPhone 5s, que foi o primeiro dispositivo móvel do mercado a trazer um chip de 64 bits. Para tirar proveito de toda a velocidade de processamento, os aplicativos precisaram ser adaptados para ele. Aqueles que permaneciam nos 32 bits até podiam rodar, mas a performance era ligeiramente prejudicada. Além disso, criar processadores compatíveis com as duas arquiteturas impede que eles sejam menores e mais econômicos no consumo da bateria, como bem explicamos em detalhes neste outro artigo.

Foi então que a Apple estabeleceu prazos para a mudança. Em junho de 2015 ela passou a só aceitar na loja novos aplicativos (ou atualizações) que tivessem suporte a 64 bits, mas os que não atualizaram continuaram funcionando sem problemas. Porém, a partir do iOS 10 um aviso começou a aparecer toda vez que se tenta abrir um app na arquitetura antiga, avisando que ele não funcionará em versões futuras do sistema.

E os betas do iOS 11 confirmam o que já dizíamos há meses: aplicativos não adaptados aos 64 bits morrerão.

Como se preparar

Felizmente a Apple já vem preparando há algum tempo os usuários a esta mudança, e no iOS 10.3 é possível encontrar uma lista organizada dos aplicativos que você usa e que não funcionarão. Para conhecê-la antes de atualizar, siga os passos:

Passo 1: Abra os Ajustes.

Passo 2: Toque no menu Geral.

Passo 3: Vá no menu Sobre.

Passo 4: Se você estiver com o iOS 10.3.x e tiver instalado no aparelho algum aplicativo de 32 bits, vai notar que a informação “Aplicativos” virou um menu que pode ser aberto. Toque nele.

Passo 5: Pronto, você chegou à lista de todos os aplicativos instalados no seu aparelho que deixarão de funcionar quando você atualizar para o iOS 11.


O que fazer? Bem, primeiro você precisa avaliar quais deles realmente são úteis para você. Os que não são, provavelmente não farão muita falta.

Se tiver algum que você precisa muito, então há algumas opções. A primeira é procurar na loja algum aplicativo similar que possa substituí-lo. Outra é contatar o desenvolvedor e pedir para ele atualizar o app para dar suporte a 64 bits. Se nada disso resolver o problema e você precisar muito do aplicativo, então a última alternativa é simplesmente não atualizar o aparelho para o iOS 11. No iOS 10 ele continuará funcionando normalmente.

Veja que isso só é necessário para dispositivos que irão receber o iOS 11. Os que não possuem processador de 64 bits (como por exemplo o iPhone 5 e o 5c) não poderão atualizar, mas todos os aplicativos instalados continuarão funcionando normalmente.

Tire um tempo para fazer esta checagem antes de atualizar para o novo sistema, pois isso poderá lhe poupar de dores de cabeças com aplicativos importantes para você.

Leia também:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jorge Aguilar

    Informação importante: o item “Aplicativos” vira um menu apenas se tiver algum app de 32 bits instalado. No meu aparelho não é um menu (e estou com a versão 10.3.3).

    • Victor Teodoro

      Meu também não aparece como menu

    • Informação bem importante. Incluí no artigo, obrigado Jorge. 😉

    • Anderson Campos

      Pois é, estava aqui achando que isso só funcionaria no beta do 11. Mas é porque não tenho nenhum incompatível…

  • Anderson Ribeiro

    No meu iPhone já tem a versão 10.3 e a função “Aplicativos” não virou nenhum ícone não.

  • Anderson Ribeiro

    No meu iPhone já tem a versão 10.3 e a função “Aplicativos” não virou nenhum menu não.

    • Como o Jorge disse acima, significa que você não tem nenhum aplicativo de 32 bits instalado.

    • O que mais vou sentir falta é o UNO.
      Esse novo UNO online friends é muito ruim perto dele

    • Bruno Castro

      Pra mim será Flappy Bird. Tudo bem que não abro há meses, mas morrerá de vez agora

    •  lover

      Se morrer a culpa não è da Apple, sim dos desenvolvedores que não atualizam, ainda n sei o porque, já que è o mínimo. Bom, pode ser que até o lançamento do iOS 11 vc recupere alguns jogos, boa sorte.

    • Marcelo Carvalho

      os meus também 🙁

  • Calebe Duarte Pimentel

    O meu não tenho nenhum! 😊🙌🏻

    • MJuliani

      O meu tem mais de 50!

  • Ricardo

    Gente, sei que não tem nada a ver com o assunto aqui, qualquer coisa podem deletar que não tem problema…. Me ofereceram 2200 no meu Iphone 7 de 128gb, será que o preço está bom? ele esta impecavel e tal, nunca nem usei o fone, pra ter ideia… mas enfim.. alguem sabe quando lança esse novo iphone, pode ser até nos EUA, aqui no brasil se bobear só no ano que vem ou dezembro né?… Se faltar muito tempo ainda, creio que eu não venda o meu ainda.

    • Robson Olindo

      Julgo um preço ruim, depende também de quanto você pagou nele.

      • Ricardo

        Paguei 3500, financeiramente falando nao está bom mesmo, nao tem nem um ano o aparelho, ainda está na garantia e tal… é acho que vou segurar mais um pouco.

        • Muito barato. Foi você realmente que pagou esse aparelho? Kkkkkk

          • Ricardo

            nao entendi a pergunta, mas enfim… sim fui eu, estou pensando no novo que irá lançar.

            • Leonardo Antonio

              Preço bem baixo irmãozinho, vendi o meu S7 Edge a 4 meses atras por 2k (iPhone não desvaloriza tão rapido igual Samsung)

            • Ricardo

              Agora outra pessoa ofereceu 2500 hehe tá subindo, o problema eh ficar sem iPhone até sair o novo kkkkkk

  • willian Zete

    M https://uploads.disquscdn.com/images/934b656a5dbbdcc59ab28543fb427cbc44e0b3423111ece870a927e71bff0854.png o que devo fazer nesse caso? Meu acessório não terá mais serventia ou há algum outro app que funcione? Na App Store não há atualização a anos do app

    • Infelizmente a Tivizen não atualizou o aplicativo. Também estou na mesma situação que você e terei que usar um iPad mini antigo que ainda está no iOS 9. Aparentemente, eles abandonaram o app.

      • rjlgarcia

        Mesma situação. Acho que a empresa que tinha o tivizen acabou 😭

      • willian Zete

        Ja não basta ter que pagar R$120,00 no adaptador 30 pinos original para o acessório funcionar agora terei de transformá-lo em peso pra papel ou não atualizar o iOS 😪 O jeito é comprar um iPad mini igual ao teu pra não perder o tivizen

  • Olga Tessari

    No meu iphone 6S Plus não aparece o menu dos aplicativos. E agora? Estou com a versão 10.3.3

    • O menu só aparece quando você tem instalado algum aplicativo de 32 bits no aparelho. Isso significa que todos os que você usa atualmente irão funcionar sem problemas no iOS 11. 😉

  • Ueltom Oliveira

    O meu app que mais uso e da cigam de gerenciamento de boletos ele morreu inclusive nem tem na App Store mais, entrei em contato e me responderam dizendo que estão trabalhando em uma nova versão

    • Murilo Herrmann

      Gerenciador de boletos da Cigam é bom? trabalho com o ERP deles, e acho suporte muito ruim.

      • Ueltom Oliveira

        Dentre todos de boletos que testei o da cigam é o melhor, porém foi tirado e segundo eles haverá uma nova versão , da pra cadastrar fornecedor, tipo de pagamento , classificação etc

  • Jean Carlos

    Bem bacana essa dica. Mas triste por saber que o CamMe vai parar de funcionar sempre impressionei meus amigos podendo tirar fotos a distancia apenas ativando com a palma da mão rsrs https://uploads.disquscdn.com/images/31b54a64420c6d080c0454856d0e5b3ea6a96f0244d26cccba0d436b334b2130.png ).

    • Marco Tritapepe

      Esse aplicativo sempre foi excelente, mas houve relaxo dos desenvolvedores em não melhorar o mesmo ao longo dos anos. A Samsung possui nativamente algo parecido em alguns aparelhos.

  • KB

    Sei que há versões genéricas, mas olha o vacilo da HP… Será que até a versão Gold atualizam? A última foi a 5 anos… 🤔https://uploads.disquscdn.com/images/cda9e3354128e1af675af79caeb3fae394fe68f881d50debc0af69f059e68e45.png

    • emisson

      Eu desisti dos apps das calculadora da HP. $15 jogados no lixo, pois nem na loja encontro pra baixar de novo…

    • Michel Peron

      pelo jeito não vão atualizar… vai me fazer muita falta. Vou comentar lá pra ver se alguém da alguma resposta.

  • Danilo Brito
  • Mauro Filho

    Cara, tenho 478 aplicativos listados. Verificando cada um, a grande maioria tem a ultima atualização em 2013. Tem alguns de 2012. Com um desenvolvedor que não liga para isso, não vale a pena nem perder tempo solicitando que atualize.
    A unica bronca é com a HP 12C, gastei e fui enganado.

  •  lover

    Pra mim n faz sentido muitos Apps não atualizarem pra 64bits. Já existe isso desde o iPhone 5s, ou seja tempo os devs tiveram pra se preparar, e nesse maio tempo muitos de nós já trocamos de iPhone algumas vezes. Agora está com os devs, o intimato foi dado.

    ✨Uma coisa que eu reparei hj, a foto do BDI no Facebook já está de acordo cm o novo iPhone, que o homepod vazou✨.

  • Carlos Augusto Costa

    Sei que o que vou perguntar parece “era do gelo”, mas vamos lá!
    Na minha família tem 2 iphone 4, isso mesmo 4, e um 5, que funcionam redondinho para as “finalidades” de hoje, (WhatsApp, FB, etc). E os iphone 4, começaram a aparecer uma mensagem de não poder atualizar WhatsApp mais, irão eles virar peça de museu ou aparelho de música somente?!

    • André Pelegrini

      iPod com possibilidade de ligar e mandar mensagens 😉

  • Daniel De Paula

    No meu caso tenho o Aurélio, custou 20 dólares na época, uso diariamente e sequer existe mais na App Store =

  • André Pelegrini
  • Neto Herrera

    Não acredito que eu vou perder a CalcTape. Melhor calculadora do mundoooo! Eu uso muito, e não tem e-mail do desenvolvedor, provavelmente não vai atualizar. Ela é estilo calculadora antiga que fica todo o cálculo na tela e vc pode escrever também nas contas, que pena!!! https://uploads.disquscdn.com/images/6dce46dc7ccb232c63e622d270ffc46a3e4613f68c748b8f6f8206eeb12b4d4c.png https://uploads.disquscdn.com/images/b808fd00cf25d9f542a6ee6d8dcccff9caf93b45026e8cb5a05a9a110890ff96.png

  • Marcelo Carvalho

    Tenho mais de 40 que vão parar de funciornar

  • Sylvio

    Gostaria de saber se alguém tem alguma dica para fazer uma discagem de 5 nrs. Por ex. net 10621, ja tentei outro discador, com ddd sem ddd e não acho uma solução.