Notícias

Saiba quais aplicativos do seu iPhone/iPad deixarão de funcionar no iOS 11

Uma das coisas que você precisa saber antes de atualizar o seu iPhone ou iPad para o iOS 11 é que alguns aplicativos que você usa podem parar de funcionar. Isso porque o novo sistema não terá mais suporte à apps com arquitetura 32 bits.

Leia atentamente nossa explicação sobre isso para que você não fique desamparado na atualização.

Fim da era 32 bits

Muitos já estão chamando (em tom de brincadeira) de APPocalipse dos 32 bits. Isso porque milhares de aplicativos da App Store que não foram mais atualizados depois de 2015 deixarão de funcionar no iOS 11.

Em 2013, a Apple lançou o iPhone 5s, que foi o primeiro dispositivo móvel do mercado a trazer um chip de 64 bits. Para tirar proveito de toda a velocidade de processamento, os aplicativos precisaram ser adaptados para ele. Aqueles que permaneciam nos 32 bits até podiam rodar, mas a performance era ligeiramente prejudicada. Além disso, criar processadores compatíveis com as duas arquiteturas impede que eles sejam menores e mais econômicos no consumo da bateria, como bem explicamos em detalhes neste outro artigo.

Foi então que a Apple estabeleceu prazos para a mudança. Em junho de 2015 ela passou a só aceitar na loja novos aplicativos (ou atualizações) que tivessem suporte a 64 bits, mas os que não atualizaram continuaram funcionando sem problemas. Porém, a partir do iOS 10 um aviso começou a aparecer toda vez que se tenta abrir um app na arquitetura antiga, avisando que ele não funcionará em versões futuras do sistema.

E os betas do iOS 11 confirmam o que já dizíamos há meses: aplicativos não adaptados aos 64 bits morrerão.

Como se preparar

Felizmente a Apple já vem preparando há algum tempo os usuários a esta mudança, e no iOS 10.3 é possível encontrar uma lista organizada dos aplicativos que você usa e que não funcionarão. Para conhecê-la antes de atualizar, siga os passos:

Passo 1: Abra os Ajustes.

Passo 2: Toque no menu Geral.

Passo 3: Vá no menu Sobre.

Passo 4: Se você estiver com o iOS 10.3.x e tiver instalado no aparelho algum aplicativo de 32 bits, vai notar que a informação “Aplicativos” virou um menu que pode ser aberto. Toque nele.

Passo 5: Pronto, você chegou à lista de todos os aplicativos instalados no seu aparelho que deixarão de funcionar quando você atualizar para o iOS 11.


O que fazer? Bem, primeiro você precisa avaliar quais deles realmente são úteis para você. Os que não são, provavelmente não farão muita falta.

Se tiver algum que você precisa muito, então há algumas opções. A primeira é procurar na loja algum aplicativo similar que possa substituí-lo. Outra é contatar o desenvolvedor e pedir para ele atualizar o app para dar suporte a 64 bits. Se nada disso resolver o problema e você precisar muito do aplicativo, então a última alternativa é simplesmente não atualizar o aparelho para o iOS 11. No iOS 10 ele continuará funcionando normalmente.

Veja que isso só é necessário para dispositivos que irão receber o iOS 11. Os que não possuem processador de 64 bits (como por exemplo o iPhone 5 e o 5c) não poderão atualizar, mas todos os aplicativos instalados continuarão funcionando normalmente.

Tire um tempo para fazer esta checagem antes de atualizar para o novo sistema, pois isso poderá lhe poupar de dores de cabeças com aplicativos importantes para você.

Leia também:

Botão Voltar ao topo