Dicas

Deixar o iPhone carregando a noite inteira NÃO prejudica a bateria

Uma pergunta que muitos nos fazem é quanto ao fato de deixar o iPhone (ou o iPad) carregando durante a noite, questionando se isso não é prejudicial para a vida útil da bateria. Há várias teorias pela internet, mas o fato é que este hábito não é prejudicial. Quem afirma isso é Kyle Wiens, especialista e chefe da iFixIt.

Para Wiens, tudo é uma questão de contagem de ciclos. O que realmente importa é o quanto você usa o seu smartphone e o trabalho que a bateria tem durante este uso.

A bateria de um smartphone (e todas as marcas usam praticamente a mesma tecnologia) tem seu funcionamento pleno até cerca de 400 ciclos de recarga. Depois disso, ela começa a perder aos poucos sua capacidade de reter energia, oferecendo menor autonomia.

Considera-se ciclo uma recarga completa da bateria, de 0 a 100%. Se um dispositivo fica a noite toda conectado na tomada a 100%, isto não influi no número de ciclos.

Um porta-voz da marca Anker também reforça a ideia:

“É preciso entender que as baterias dos smartphones estão em constante degradação a partir do primeiro uso. Deixar um telefone carregando durante a noite não fará nenhuma diferença neste processo de degradação.”

Claro que é muito importante usar acessórios confiáveis para deixar seu iPhone conectado. Tomadas e cabos genéricos que você comprou por R$10 no mercadão ou no caixa da lanchonete podem trazer riscos tanto ao aparelho quanto para você. Por isso, use sempre cabos certificados e adaptadores de tomadas que tenham alguma certificação. Há também bons acessórios que facilitam o apoio do iPhone enquanto carregam a bateria.

via Business Insider

Tags

iLex

Personagem fictício criado para publicar textos no blog. Pode ser encarnado por editores diferentes do site.

Related Articles