Curiosidades

Em breve, será possível conectar os pneus do carro com o iPhone

Quem tem carro sabe que os pneus são um foco de preocupação, principalmente antes de viagens. É preciso calibrá-los adequadamente, conferir se não estão carecas e isto muitas vezes obriga você a parar em um posto para isso. Mas imagine se você pudesse averiguar o estado dele apenas com um aplicativo para iPhone?

É isso que a Pirelli quer trazer para todos em breve. Ou pelo menos para quem tem dinheiro para isso.

O sistema Pirelli Connesso (conectado, em italiano) foi apresentado este ano no Geneva Motorshow 2017. Como o próprio nome sugere, ele faz com que os pneus sejam conectados ao iPhone, permitindo que se saiba em tempo real características como temperatura, pressão interna, estado dos pneus e até avisa quando há alguma avaria ocasional.

Tudo é registrado através de um receptor central, que recebe as informações de cada pneu. Este receptor então transmite para o iPhone, que pode inclusive compartilhar a informação com a assistência técnica da Pirelli, para rápidas reparações em caso de avaria.

O vídeo promocional, no entanto, deixa bem claro a qual público a novidade é direcionada:

Ele está chegando primeiro no mercado norte-americano, para depois se expandir para a Europa e Ásia. Não há previsão de quando ficará disponível no Brasil.

via iPhon.fr

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Junior Rinaldi

    chevrolet cruze 2017 tem isso tb

    • Davi Reis

      O Cruze tem o OnStar, com aplicativo, que dá diagnóstico de certos componentes do carro. Ele não dá um relatório completo dos pneus, apenas informa a pressão.

      • Junior Rinaldi

        Opa, não sabia. Ouvi tudo em 5min… mas convenhamos, o mais importante pra leigo é a pressão mesmo. Fora que está aí pra nós mortais né..

        • Davi Reis

          Também é muito importante saber se o pneu sofreu algum dano ou se está no final da vida útil.

          • Junior Rinaldi

            Importantíssimo! Mas neste ponto prefiro meus próprios olhos. Aliás, todos os comandos eletrônicos do meu carro, vem junto um aviso: confiar demasiadamente em tal item pode resultar em colisão (câmera de ponto cego, sensores de estacionamento).

      • Eduardo Vieira

        não informa por que a revisão já contempla na revisão do pneu… e o sistema anunciado é pela km e não se tem uma bolha no pneu…

        já no concorrente, informa até se o carro está desbalanceado….

  • gnc03

    Tava lendo agora uma matéria sobre a nova CNH-e, e agora isso huahauahauha

  • Eduardo Vieira

    Mas isso já existe, tenho no meu carro a uns 2 anos já…

  • LAERTE

    Deixa mesmo bem claro. rss

  • Alex iPilot

    O meu já tem leitor de pressão mas seria mesmo interessante um sensor com acelerômetro que pudesse monitorar vibrações fora do normal nas rodas… Não é um sistema tão caro de se instalar quando não vem de fábrica… A dica para quem tem é MUITO CUIDADO quando precisar trocar os pneus, precisa avisar na oficina/loja e FICAR DE OLHO para não destruírem o sensor por trás do pino de ar…

  • Eduardo Vieira

    bom, vamos lá… isso já existe a uns 2 anos…
    no estados unidos e europa funciona muito bem, por que voce compra um pneu e tem garantia (garantia de verdade, se furar o seu pneu a garantia cobre) e o tempo é pela km rodada

    no meu caso, peguei um buraco na estrada, a garantia trocou, fui em uma loja mais perto de casa e nem questionaram…

    já no Brasil, isso não funciona, pois qual garantia existe para pneu aqui?

    imagina, voce para o carro, e o cara vai trocar o pneu do seu carro, primeiro que o pessoal vai pensar que estão roubando…hehe e não tem como ter um carro disponivel para troca… o que acontece lá fora… infelizmente no Brasil, dificilmente isso vai chegar e vai funcionar como a propaganda…

  • Sergio Sevilhano Junior

    Nada como dar uma olhada nos pneus e uma calibrada toda semana e economizar uma grana deixo esse tipo de serviço pra quem tem grana pra limpar a bu…da com nota de 100

    • Alex iPilot

      O problema de parar em alguns lugares é SER ASSALTADO,

  • mp1007

    Tem uns bicos de válvula que funcionam com bluetooth e indicam a pressão também. O bom é que dá para instalar em qualquer carro, até no Del Rey do Joaquim funciona! 🙂

    • Bruno

      “Até no Del Rey do Joaquin” 😂😂

  • Desculpe, mas o que mais tem no Ali Express e na AppStore é aplicativo para monitorar pressão de pneu. O meu carro por sinal tem e é de 2009……

    Procure por TPMS na internet e verá kilos e kilos de sensores e apps para iOS ….

    • Geórgia Santos

      boa dica, obrigada!

    • Felipe

      Eu sabia que já tinha visto em algum lugar e não lembrava o nome, vim nos comentários para ver se alguém sabia e achei 🙂

    • maneiro! mas só existe em forma de pino? porque infelizmente aqui no Brasil vivem roubando isso do pneu…

    • iJunior

      Para um Super Carro não basta saber a pressão, até porque vem no próprio computador de bordo essa opção, a essência do negócio está em saber a temperatura e ter um Pirelli Men que vai trocar seu pneu danificado por um novo, e te mandar a fatura de U$2.000, enquanto você podia meter uma minhoca de R$5 hehe

  • iJunior

    Tomara que tenha na medida 175/55 R13 para meu Celtinha! Já tenho o Apple Car Play, com um desses eu já posso vender o carro e comprar uma Audi A5 que já vem com tudo de fabrica…