Aplicativos

Aplicativo tenta reviver os tempos de máquinas fotográficas descartáveis

Provavelmente os mais novos não sabem o que era tirar fotos com máquinas de filme e ter que esperar alguns dias para saber como elas ficaram. Olhos fechados, momento errado, luz na lente ou imagens fora de foco só eram descobertas quando o rolo fotográfico era revelado. As fotos não eram infinitas: cada filme tinha um número limitado de fotos, entre 12 e 36. Tinha inclusive as máquinas descartáveis, que eram baratas e você entregava junto para revelar.

Hoje a coisa mudou muito. Com as fotos digitais, você pode tirar várias da mesma cena, olhar na hora como ficou e apagar o que não gostou. Mas aparentemente há quem não aprecie tanto esta modernidade toda e seja saudosista dos românticos tempos da fotografia. E é por isso que criaram um aplicativo que tenta fazer você voltar no tempo em que era preciso esperar 3 dias para ver como uma foto ficou.

O app Gudak tenta simular o máximo possível as velhas câmeras de fotografia. As fotos que você tira com ele não vão para a fototeca do sistema, mas ficam presas em um rolo fotográfico virtual, sem poder serem pré-visualizadas. Cada rolo tem a capacidade máxima de 24 fotos e você só pode “mandar revelá-lo” depois que todas foram tiradas. Quando você autorizar a “revelação“, tem que esperar o período de 3 dias para poder visualizar como as fotos ficaram.

E não é só isso. Se você pensa que no momento de tirar a foto a imagem fica grande na tela, errou feio. Ela aparece em um pequeno quadradinho simulando o visor da câmera, como era antigamente.

A Câmera Gudak foi projetada para se concentrar no Momento Kodak da Kodak Eastman: “momentos a serem lembrados por um longo tempo. “Não importa quão bonita seja uma foto, é apenas uma lembrança de algo e uma “homenagem” de um momento e nossa equipe tem a intenção de reproduzir essa memória e momento, eliminando o recurso de Revisão Imediata de câmeras digitais convencionais e reduzindo 95% do recurso de visor convencional, deixando apenas o mínimo para tirar fotos.

O termo “Gudagdali” é um antigo termo coreano para “desatualizado”. Os criadores acreditam que a era digital fez perder a emoção de escolher momentos marcantes, pois hoje em dia tudo pode ser desfeito e refeito novamente. Com isso, o valor da fotografia enquanto registro único de um momento, se perdeu.

Há também um filtro aleatório, que pode ser aplicado nas fotos simulando desfoques ou fachos de luz normais na época. A coloração também lembra a de filmes analógicos.

A ideia é divertida. Resta saber se o mundo atual aceita este tipo de saudosismo, pois, bem ou mal, tudo faz parte do progresso humano.

Se você quiser reviver a sensação de antigamente, pode baixar o aplicativo através deste link. Custa $0,99, valor bem mais em conta do que custava revelar apenas um filme naquela época.

via Engadget

Botão Voltar ao topo