Notícias

Tim Cook assume interesse em um sistema de direção autônoma de carros

Em 2014 surgiu o estranho boato de que a Apple estaria pensando em fabricar um carro. Mas teria muito mais sentido, como já comentamos aqui, ela estar criando algum acessório automotivo que pudesse ser conectado aos carros que já temos, e que facilitasse de alguma forma o modo como dirigimos.

Agora, Tim Cook dá pistas de que é mais ou menos isso que eles estão focando no momento.

Em uma entrevista para a Bloomberg TV (realizada na abertura da WWDC, mas divulgada somente hoje), o chefão da Apple afirma, pela primeira vez em público, que a empresa está estudando AI (inteligência artificial) voltada a carros autônomos.

O que estamos nos concentrando é em sistemas autônomos. E claramente um dos propósitos dos sistemas autônomos é a auto-condução dos carros. Existem outros, e nós o vemos como a mãe de todos os projetos de AI. Provavelmente é um dos mais difíceis, na verdade, para trabalhar. É algo que achamos incrível, mas veremos onde isso nos leva.

Ele não fala objetivamente de nenhum produto e nem afirma que a Apple irá lançar um produto final, apenas sugere que as equipes de desenvolvimento e pesquisa estão estudando o que é possível fazer neste sentido. Mas, mesmo não sendo claro, ele não dá a entender que estão pensando em criar um carro inteiro.

O tal Apple Car foi amplamente falado e reproduzido por diversos meios de comunicação no planeta após correr o boato de que existia um tal de “Projeto Titan” sendo secretamente desenvolvido. Depois disso, a Apple contratou profissionais ligados à indústria automobilística e inclusive pediu autorização oficial para testar veículos automotivos no estado da Califórnia. Ou seja, já há algum tempo que parece óbvio que seja uma brincadeira que ela queira entrar também, junto com várias outras empresas como, Tesla e Google.

Mas não espere algo do tipo para tão cedo. Ainda precisa de muito tempo para esta tecnologia ficar estável e pronta para o grande consumo. Ou será que não?

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  •  lover

    Eu chutaria mais 5 anos até termos algo concreto. E se a maçã quiser lançar algum carro ela tem duas opções, fazer algum acordo com uma montadora, ou comprar uma.

    • Diego Azevedo

      Por causa do CarPlay, a Apple vem mantendo um bom relacionamento com diversas das montadoras mais importantes do mundo… Quando tiver um produto pronto, não acredito que vá ser muito difícil convencê-las a finalmente possuir um produto que disputa com a Tesla nessa área

      • CHC

        Falando em CarPlay, alguém sabe dizer se já é possível se conectar via CarPlay somente utilizando Bluetooth?

      •  lover

        Não sei como eles resolveriam a divisão de lucro, a Apple não gosta muito de dividir, creio que as montadoras tbm não. Outro problema seja talvez que a Apple quera dar um nome ao produto e talvez as montadoras não quitam abrir mão de estampar sua marca. Teriam que resolver a briga de egos. Mas mesmo que lancem não vou poder comprar mesmo, vai custar na casa dos 500 mil pra cima. Se o  watch edição de ouro custou 135 mil.

  • Quanto à tecnologia da Apple eu não sei, mas andando de Tesla eu constatei que o monstro já faz sozinho coisas impressionantes.

  • Eu não acho que demore tudo isso não. O Tesla já é bastante inteligente, dirige sozinho (troca de faixa, freia, acelera, mantém a distância correta do carro da frente, etc) e tem um big data onde aprende com as experiências de todos os usuários. Em 5 anos talvez isso seja o padrão, mas a tecnologia para isso já está bem avançada.

    Talvez o grande trunfo da Apple seja ter um ecossistema completo a seu favor, além de estar investindo na tecnologia de realidade aumentada. Tudo isso somado pode resultar em um sistema muito absurdo. Veremos no que isso vai dar. 😀

    •  lover

      Eu concordo se falacemos da tesla ou uma grande montadora. A Apple está entrado em um território que não è o dela diretamente, tenho minhas dúvidas se ela conseguiria fazer melhor que a tesla. Mas se as duas fizessem uma parceria, bha não teria pra mais ninguém.