AppleNotícias

Apple quer facilitar a criação de aplicativos com realidade aumentada

A Realidade Aumentada (ou AR em inglês) é a possibilidade de aplicar, de forma imersiva, imagens virtuais em uma captura digital de um ambiente real, em tempo real. Isso foi bastante comentado e pesquisado quando a Apple lançou o iPhone 3GS, que trazia pela primeira vez uma bússola incorporada (o que permite identificar para onde a câmera do aparelho está sendo direcionada). Diversos aplicativos e experiências surgiram, mas o assunto acabou esfriando com o tempo e caindo no desinteresse, apesar de ser algo bastante promissor na época.

Com a febre do jogo Pokémon GO, que colocava monstrinhos virtuais na sua sala, o interesse pela tecnologia renasceu, inclusive para a própria Apple, que agora quer facilitar a criação deste tipo de aplicativo.

Durante a WWDC, a maçã apresentou o ARKit, que são ferramentas de desenvolvimento que facilitam e muito a criação de aplicativos com realidade aumentada. Com ele, é muito provável que diversos apps surjam no iOS 11 tirando proveito disso. Ficou tão fácil que, após uma semana da WWDC,  já estão surgindo alguns exemplos do que é possível fazer. Confira:

YouTube video

YouTube video

YouTube video

YouTube video

YouTube video

O ARKit da Apple permite criar facilmente aplicativos de AR sem precisar de códigos e tags, como se faz em alguns exemplos que já demonstramos aqui. E a tecnologia está tão avançada que faz com que objetos realmente pareçam estar posicionados em espaços reais e não soltos ou flutuando no ar. A imagem de um Pokémon realmente irá se afastar se você afastar seu iPhone, diferente do que acontece hoje.

É de se perguntar porque esta tecnologia ficou esquecida por alguns anos. Aplicativos promissores, como aquele que mostrava os restaurantes e pontos de metrô, ou até mesmo alguns brasileiros, como o app do Bradesco, acabaram abandonando a ideia e nunca mais se falou disso.

Os novos aplicativos serão compatíveis com o iOS 11, mas não para todos os dispositivos. Apenas os que tiverem processador a partir do A9, ou seja:

  • iPhone 6s e 6s Plus
  • iPhone 7 e 7 Plus
  • iPhone SE
  • iPad Pro (9.7, 10.5 ou 12.9)
  • iPad 5 (2017)

Que venha logo setembro, para redescobrirmos as maravilhas da Realidade Aumentada!

Botão Voltar ao topo