Notícias

Apple irá facilitar que crianças programem robôs, drones e brinquedos com o iPad

A primeira novidade da WWDC foi divulgada alguns dias antes do início da conferência. A Apple divulgou em seu site que oferecerá ferramentas para programar drones, robôs e brinquedos interativos direto no iPad, de forma fácil.

Isso será possível através do aplicativo Swift Playgrounds, disponível no iPad e concebido para tornar a programação em linguagem Swift uma coisa fácil e intuitiva. Focado para a educação de crianças, a ferramenta tende a atrair ainda mais a atenção ao permitir que se controle dispositivos externos compatíveis.

Através da versão 1.5 do aplicativo (que será liberada durante a WWDC), será possível conectar facilmente dispositivos Bluetooth ao iPad, permitindo interação com eles e o Swift Playground. O chefão de software da Apple, Craig Federighi, comentou:

Mais de 1 milhão de crianças e adultos de todo o mundo já estão usando [o app] Swift Playgrounds para aprender os fundamentos da programação com Swift em uma maneira divertida e interativa. Agora eles poderão ver instantaneamente o código que eles criaram e controlar diretamente os seus robôs favoritos, drones e instrumentos musicais através do aplicativo. É uma forma incrivelmente excitante e poderosa de aprender.

Algumas empresas já anunciaram a compatibilidade, entre elas a Sphero, LEGO MINDSTORMS Education EV3, Parrot, UBTECH, Skoog e a Wonder Workshop.

É provável que a razão da Apple ter anunciado isso antecipadamente seja porque, durante o evento, as atenções estarão mais voltadas aos novos sistemas operacionais que serão apresentados na segunda-feira. E você acompanha a cobertura completa aqui no Blog do iPhone. 😉

fonte: Apple

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diego Azevedo

    Se a Lego manter realmente só para a versão educacional do EV3, vai ser um balde de água fria.

    Lá fora basta entrar em uma loja da Lego para comprar a versão normal (que tem praticamente o mesmo hardware, muda algumas peças genéricas, um dos sensores externos e vem por padrão com bateria recarregável ao invés de pilhas.