Aplicativos

Aplicativo permite fazer PiP no iPad em qualquer vídeo do Safari

A função Picture in Picture (PiP) foi introduzida ao iPad no iOS 9 e permite visualizar um vídeo em uma janelinha separará na tela, enquanto você faz outras coisas no aparelho. É muito útil e é o tipo de multitarefa que esperamos em um dispositivo que tem a pretensão de substituir um dia o computador pessoal. Eu, por exemplo, estou assistindo um filme no Netflix enquanto escrevo este texto no iPad.

Porém o PiP não foi adotado por todos, infelizmente. Alguns apps por pura preguiça de seus desenvolvedores (sim, Globo Play, estou falando de você), outros, por uma questão estratégica, como o site/app do YouTube, que quer nos deixar presos ao seu ambiente para não pularmos sua publicidade.

No caso do YouTube, já apresentamos aqui alguns aplicativos que permitem ultrapassar esta limitação, oferecendo a função. O problema é que você é obrigado a abrir o aplicativo toda vez que quer ver um vídeo, o que não é nada prático se você receber um link em uma mensagem ou rede social, por exemplo.

Felizmente criaram uma extensão do Safari que permite visualizar praticamente qualquer vídeo em modo PiP, inclusive no site do YouTube.

O PiPifier é uma ferramenta que habilita qualquer vídeo em HTML5 de um site a funcionar na função Picture in Picture, permitindo que você minimize o Safari e continue assistindo o vídeo em uma telinha separada. Para isso, basta abrir a página e usar a extensão do navegador.

O aplicativo é gratuito, mas exclusivo para iPad. Pode ser baixado neste link. Há também uma versão para Mac, para quem não usa o macOS Sierra (que já traz esta função nativa).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Lu Lu

    Se a Apple não disponibilizar um multitarefa no iOS 11 eu desisto mesmo. Uma tela tão grande igual a do iPhone Plus,e não poder rodar 2 apps ao mesmo tempo. Que ano estamos Apple ?

    • Pedro

      Deves ter parado no tempo. Já existe desde o ios 9. No ipad pro 12.9 até podes ter 3 apps ao mesmo tempo sendo o mail nativo uma das apps abrigatorias.

  • Marcio da Costa Mota

    Como faço para usar esse serviço no mac, eu uso o MacOS sierra

  • Vinicius Alves

    Para quem não sabe, dá pra usar o modo PiP no macOS em vídeos do YouTube, usando o safari, mesmo com o player padrão do YouTube. Só clicar com o botão direito do mouse duas vezes em cima do vídeo enquanto ele estiver sendo reproduzido. Vai aparecer uma opção parar destacar o vídeo para a telinha menor. 😉

    • Como o texto disse,“Há também uma versão para Mac, para quem não usa o macOS Sierra”. 😉

      • Vinicius Alves

        Não fiz menção ao aplicativo exposto no artigo, meu comentário era em relação ao macOS de forma nativa, sem necessidade de nenhum “artifício” extra, já que o YouTube também não deixa assistir em pip no site para pc.

        • Não é qualquer macOS, nativamente apenas o Sierra faz isso.

  • “Eu, por exemplo, estou assistindo um filme no Netflix enquanto escrevo este texto no iPad.”

    Além de ser milionário, patrocinado pela Apple, ter 2 Ferrari na garagem e trabalhar 2 horas por dia, ainda faz isso vendo Netflix.

    iLex é ostentação pura!

  • Luis Alfredo Filho

    ILex, talvez por estar no Netflix em PIP, “pretensão” acabou passando com “c-cedilha” heheh 😜😜 #paunoestagiario. E parabéns por ser um dos blogs com menos erros de português do Brasil, aqui quando a gente acha é prêmio. Eu e acho que muitos mais apreciamos muito isto.

    • Isso que dar ficar vendo filme enquanto trabalha!!! 😛
      Obrigado pelo toque, texto corrigido. 😉

  • Victor Marques

    Mas gente… melhor fazer PiP no banheiro mesmo. Meio anti higiênico fazer no iPad…