Aplicativos

Aplicativo permite fazer PiP no iPad em qualquer vídeo do Safari

A função Picture in Picture (PiP) foi introduzida ao iPad no iOS 9 e permite visualizar um vídeo em uma janelinha separará na tela, enquanto você faz outras coisas no aparelho. É muito útil e é o tipo de multitarefa que esperamos em um dispositivo que tem a pretensão de substituir um dia o computador pessoal. Eu, por exemplo, estou assistindo um filme no Netflix enquanto escrevo este texto no iPad.

Porém o PiP não foi adotado por todos, infelizmente. Alguns apps por pura preguiça de seus desenvolvedores (sim, Globo Play, estou falando de você), outros, por uma questão estratégica, como o site/app do YouTube, que quer nos deixar presos ao seu ambiente para não pularmos sua publicidade.

No caso do YouTube, já apresentamos aqui alguns aplicativos que permitem ultrapassar esta limitação, oferecendo a função. O problema é que você é obrigado a abrir o aplicativo toda vez que quer ver um vídeo, o que não é nada prático se você receber um link em uma mensagem ou rede social, por exemplo.

Felizmente criaram uma extensão do Safari que permite visualizar praticamente qualquer vídeo em modo PiP, inclusive no site do YouTube.

O PiPifier é uma ferramenta que habilita qualquer vídeo em HTML5 de um site a funcionar na função Picture in Picture, permitindo que você minimize o Safari e continue assistindo o vídeo em uma telinha separada. Para isso, basta abrir a página e usar a extensão do navegador.

O aplicativo é gratuito, mas exclusivo para iPad. Pode ser baixado neste link. Há também uma versão para Mac, para quem não usa o macOS Sierra (que já traz esta função nativa).

Botão Voltar ao topo