Eventos

O que esperar do evento da Apple na WWDC 2017

Na próxima segunda-feira (5) a Apple fará seu tradicional evento de abertura da WWDC 2017, que é considerado um dos principais do ano. Nele, saberemos o rumo que irá tomar os sistemas operacionais da maçã, além de outras coisas mais.

Neste artigo, listamos algumas coisas que, na nossa opinião, podemos esperar (ou não esperar) do evento.

Ao contrário dos outros anos, o evento não será mais no Moscone Center, em San Franscisco. Será no McEnery Convention Center, lugar onde a conferência nasceu, em 2011. San Jose fica ao lado de Cupertino, o que facilita bastante o deslocamento das equipes da empresa.

Prévia do iOS 11

Primeiro de tudo, é muito importante segurar as expectativas. Se você esperar novidades revolucionárias que irão mudar a sua vida, é muito provável que se decepcione. Nos últimos anos tivemos apenas boas melhorias do que já existia, com inclusão de novidades que hoje fazem parte do nosso cotidiano, como as extensões de aplicativos, atalhos nos ícones, tela dividida no iPad e muitas outras coisas. Mas sabemos que o sistema não é perfeito e há espaço ainda para melhorar muita coisa. E na nossa opinião é isso que você deve esperar: melhorias do que já existe.

Há tempos que se pede um Modo Escuro (dark mode) para o sistema, e acreditamos que desta vez a Apple vá finalmente implementar. Só não sabemos se isso será algo exclusivo de um novo iPhone (cujos rumores apontam para uma tela OLED, em que as zonas pretas não consomem bateria) ou se ela irá liberar para todos. Claro que estamos torcendo para a última alternativa.

No iPad, acreditamos que diversas melhorias possam ser feitas. Uma delas é o seletor de aplicativos, aquela aba lateral que você escolhe qual app abrir na tela dividida. O modo como está hoje não é nada prático, com você tendo que rolar o dedo por um longo tempo se tiver vários aplicativos instalados.

Também há anos torcemos por perfis de usuários no iPad, para que o uso familiar fique mais organizado. Assim como no computador, seria possível determinar quem está usando o tablet e então separar mensagens, e-mails e configurações para cada pessoa individualmente. Se a Apple quer mesmo que substituamos o computador pelo iPad, ela PRECISA disponibilizar algo do tipo, pois com o preço dele não dá para cada pessoa da família ter o seu (a não ser que ela seja de integrantes do Congresso Nacional).

Hardware

Muita gente está falando que a Apple pode lançar um novo modelo de iPad agora, durante a WWDC. Ora, precisamente TODOS os anos há boatos de novos dispositivos, mas o fato é que a Apple costuma neste momento dar enfoque ao SOFTWARE, e não aos seus produtos. Claro que possibilidade há, não há nenhuma lei que proíba Tim Cook de lançar algo agora, mas a lógica dos anos anteriores nos faz pensar que não veremos novos iPads e iPhones antes de setembro. Outro ponto: para novos dispositivos normalmente há novas versões do sistema, e não temos previsto nenhum iOS 10.4 para a semana que vem. Então…


De resto, tudo é especulação. Não aconteceu ainda nenhum vazamento de informações que adiantassem algo, então teremos que esperar até o dia 5 para conhecer parte das novidades. Neste mesmo dia a Apple costuma liberar a versão beta para desenvolvedores, e assim que tivermos ela nas mãos publicaremos aqui no blog e em nossas redes sociais todas as novidades.

A Apple irá transmitir o evento ao vivo, por vídeo, neste endereço ou na Apple TV. Claro que esta é a melhor forma de acompanhar tudo, mas para quem estiver no trabalho ou não puder assistir o vídeo, fazemos a transcrição do evento por texto aqui no blog, além de toda a cobertura. É na próxima segunda, a partir das 13h30, horário de Brasília. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Uma coisa que ela poderia melhorar é a redução da taxa de brilho da tela. No nível mínimo atual, para uso antes de dormir, ainda é muito alto e cansa os olhos!

    • existe um macete de diminuir mais ainda o brilho
      &
      ainda tem a função pouca luz(amarelado) que cansa menos os olhos

    • Caio Cartaxo

      Tem uma função legal no Android que ativa o modo noturno, a tela fica escurecida pelo próprio sistema, até às prints ficam escuras, acho legal. Mas devido a função do amarelamento do iOS, acaba por se tornar inútil implementar isso por exemplo.

    • Bruno

      Pesquise “modo luz fraca iPhone”, vai achar a dica que o Daniel falou. Eu uso pra amenizar o problema, mas ainda é já gambiarra, parece que perde bastante contraste nesse modo, enfim… a solução ideal mesmo seria algo “oficial” para esse problema, quem sabe esse dark mode, a ver.

    • Anderson Lopes

      Existe essa função de redução do branco fica ótimo já que o mínimo não é suficiente, essa função deixa a tela praticamente apagada… https://uploads.disquscdn.com/images/08fbf00a46fa0bf33b3af968a9afae18e3153e6f564d53f9c009cda9020170b9.png

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        Ótima dica!! Resolveu meu problema. Obrigado 🙂

        • Anderson Lopes

          Por nada

      • Vinicius

        Boa noite

        Tem uma função interessante ao ativar o zoom, tocando três vezes com três dedos na tela, indo em “Escolher filtro” e depois “Luz fraca”. Caso este recurso não esteja ativado, vá em Ajustes > Acessibilidade > Zoom

  • Lu Lu

    Eu não tenho nenhuma expectativa para esse iOS 11 mesmo. A última atualização de verdade foi o iOS 7,de lá pra cá,nada de mais.

    • Gustavo Godoy

      e a pior de todas. sinto saudades da fluidez, animações e design do ios 6

      • LUCASMUNIZZ

        Tbm tenho muita saudade do Ios 6

        • Luciano Assunção

          iOS 6 foi simplesmente o melhor sistema

    • Alex iPilot

      Pois o circo irá pegar fogo com ele sendo exclusivamente 64bits… Em performance e duração de bateria…

  • Rodrigo

    iLex, você acha que ainda pode valer a pena a compra de uma iPhone 6? Até qual iOS você acha que ele receberia atualizações?

    • Thiago

      Acho o iPhone 6 um ótimo smartphone ainda, atende todas as necessidades. Seguindo o cronograma da Apple, caso não mude, o iPhone 6 é previsto para receber até as ultimas versões do iOS 12… mas pelo poder de software avançado, há chances de ela implementar ainda o iOS 13.

    • Lucas Silveira

      Eu não recomendaria, vi muitas reclamações de usuários do iPhone 6 com relação a travamentos y touch ID lento. Deve receber até o IOS 12

    • f.u.

      Tenho iPhone 6 desde o seu lançamento e estou 100% satisfeito. Adquira sem medo e seja feliz!
      Recomendação de quem jogou muito Monument Valley com ele!

  • É possível que anunciem o upgrade dos MacBooks Pros que terão um novo processador da Intel. Queria tanto uma mudança radical… na WWDC do ano passado eu literalmente dormi de tão monótona. Por favor, que essa seja um pouco mais interessante, mesmo que não ocorra uma mudança radical.

  • Leandro Soares

    Tirando a câmera frontal, o Iphone 6 ainda é super satisfatório!

    • Leandro Oliveira

      Concordo, porém eu tb gostaria de utilizar o 3D touch.

      • Luciano Assunção

        3D Touch não é algo que se use o tempo todo, na verdade nunca se usa. Eu particularmente só uso no teclado, para selecionar palavras e mover o cursor. Enfim, não é uma função que você muda muito a experiência.

        • Vitor Hugo

          Já no meu caso não vivo sem… principalmente para acessar o menu multitarefa e não ter que ficar apertando o botão home o tempo todo.

          • Luciano Assunção

            Sim, sim. O que quero dizer é que não vale a pena fazer o upgrade só por isso. Pra mim o maior benefício do 3D Touch foi a criação do botão home do iPhone 7, que utiliza a tecnologia.

    • Fabianno Cabral

      O meu iPhone 6 roda bem as coisas, tirando o fato da bateria.

    • Marcelo Ávila

      Tenho o 6 no iOS 9 e me atende bem. Só a câmera frontal e a bateria que são pontos fracos notáveis. Alguém incontente no iOS 10 no iPhone 6? Muito receio de atualizar. Muitos vídeos no YouTube mostram um desempenho menor no ios10, fora a chance do bug da bateria.

  • Wagner OIliveira

    o novo iPhone será apresentado quando?

    • Bruno Alves

      Novos iPhones costumam ser apresentados em setembro!

      • Wagner OIliveira

        Grato!

  • Junio Melo

    Pessoal, será que ainda vale a pena comprar um iMac 27 5k ? Corre o risco de a Apple atualizar esse ano, né? Eita dúvida cruel. Meu maior medo é de 1º baixar o preço, 2º o design mudar totalmente.

    • Há boatos que a Apple esteja querendo dar uma reformulada nos Macs, e o iMac seria o primeiro ainda este ano.

  • Wrecked Machines

    eu so queria baixar e aumentar o volume e continuar vendo o video de boa sem aquele icone e transparencia gigante na frente do video, soment isso ja ficaria muito feliz.

  • Danilo Brito

    Eu só queria uma repaginada no AppleMusic.