Notícias

Microsoft facilita a vida de quem quer desenvolver aplicativos iOS no Windows

Uma das grandes barreiras para desenvolvedores de iOS (principalmente no Brasil) é a “obrigação” de se ter um Mac para criar e publicar aplicativos na App Store. Computadores da Apple, bem sabemos, são caros e praticamente impossíveis para boa parte de nossa população, o que desanima quem tem boas ideias e gostaria de transformá-las em aplicativos para iPhone, mas não tem grana inicial que comporte os custos.

Isso pode mudar um pouco com a ajuda da Microsoft, que lançou esta semana ferramentas que permitem a criação e testes de aplicativos para iOS diretamente pelo Windows, em qualquer PC.

O Xamarin.iOS já existe há algum tempo e permite que se desenvolva aplicativos para iPhones e iPads com a linguagem C# (nada de Objective-C ou Swift). Porém, na hora de testar o código era necessário um Mac (ou um hackintosh) para que o Xcode transferisse o app para o dispositivo, o que dificultava bastante o trabalho.

Mas esta semana, a Microsoft lançou o Xamarin Player Live, que possibilita a desenvolvedores no Windows testarem seus aplicativos no iPhone, sem precisar de um Mac. Isso com certeza irá acelerar é muito o processo de desenvolvimento de quem usa a ferramenta para criar aplicativos no sistema de Redmond.

Para isso, basta baixar o aplicativo na App Store [link], escanear o QR Code do projeto e, voilà, o app passa a funcionar no iPhone ou iPad e pode ver como ele será na vida real. Isso funciona tanto no Xamarin para Windows quanto para Mac.

Depois que o aplicativo estiver já compilado e pronto para ser publicado na loja, aí sim o desenvolvedor precisará de um Mac, pois a publicação na App Store ainda necessita do Xcode, que é exclusivo no Mac. Mas para isso pode-se pedir emprestado de alguém ou até pagar quem faça isso, com um custo muito menor do que ter que comprar um Mac para desenvolver o aplicativo.

É um passo positivo para todas as partes: para a Microsoft, que não perde os usuários que precisam desenvolver aplicativos para iOS; para a Apple, que amplia assim seu campo de desenvolvedores que podem trazer ideias criativas para o iPhone; para os desenvolvedores, que não precisam investir fortunas para criar aplicativos; é claro, para todos nós, consumidores, pois as possibilidades de vermos bons apps para iPhone e iPad aumentam.

Botão Voltar ao topo