Notícias

Microsoft facilita a vida de quem quer desenvolver aplicativos iOS no Windows

Uma das grandes barreiras para desenvolvedores de iOS (principalmente no Brasil) é a “obrigação” de se ter um Mac para criar e publicar aplicativos na App Store. Computadores da Apple, bem sabemos, são caros e praticamente impossíveis para boa parte de nossa população, o que desanima quem tem boas ideias e gostaria de transformá-las em aplicativos para iPhone, mas não tem grana inicial que comporte os custos.

Isso pode mudar um pouco com a ajuda da Microsoft, que lançou esta semana ferramentas que permitem a criação e testes de aplicativos para iOS diretamente pelo Windows, em qualquer PC.

O Xamarin.iOS já existe há algum tempo e permite que se desenvolva aplicativos para iPhones e iPads com a linguagem C# (nada de Objective-C ou Swift). Porém, na hora de testar o código era necessário um Mac (ou um hackintosh) para que o Xcode transferisse o app para o dispositivo, o que dificultava bastante o trabalho.

Mas esta semana, a Microsoft lançou o Xamarin Player Live, que possibilita a desenvolvedores no Windows testarem seus aplicativos no iPhone, sem precisar de um Mac. Isso com certeza irá acelerar é muito o processo de desenvolvimento de quem usa a ferramenta para criar aplicativos no sistema de Redmond.

Para isso, basta baixar o aplicativo na App Store [link], escanear o QR Code do projeto e, voilà, o app passa a funcionar no iPhone ou iPad e pode ver como ele será na vida real. Isso funciona tanto no Xamarin para Windows quanto para Mac.

Depois que o aplicativo estiver já compilado e pronto para ser publicado na loja, aí sim o desenvolvedor precisará de um Mac, pois a publicação na App Store ainda necessita do Xcode, que é exclusivo no Mac. Mas para isso pode-se pedir emprestado de alguém ou até pagar quem faça isso, com um custo muito menor do que ter que comprar um Mac para desenvolver o aplicativo.

É um passo positivo para todas as partes: para a Microsoft, que não perde os usuários que precisam desenvolver aplicativos para iOS; para a Apple, que amplia assim seu campo de desenvolvedores que podem trazer ideias criativas para o iPhone; para os desenvolvedores, que não precisam investir fortunas para criar aplicativos; é claro, para todos nós, consumidores, pois as possibilidades de vermos bons apps para iPhone e iPad aumentam.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Antonio Frederico

    A vida e as voltas que ela dá…. quem frequenta aqui, como eu, desde 2008 sabe o quanto falar em Microsoft aqui era perigoso. Caia até na moderação…. kkkkkkk

    • Rodrigo S. Brandão

      hahahaha verdade

  • Daniel Zattera Sganzerla

    Microsoft is the new Apple.

    • Carlos Frederico

      Ou não.

  • Fabiano Freire Dos Santos

    O Blog não fala mais das atualizações do IOS sistema?

  • Jeff

    Depois da histeria do cyberattacks de hoje não faço questão nenhuma de ter PC. https://uploads.disquscdn.com/images/24d88b6345b6212d022e43c1e7dcfd69f09bec69d4c5e5c5e79f69590d98d5ee.jpg

    • Paulo Fernando

      Nem eu !

    • Sim, acredite nesta doce ilusão. Ela ajuda a dormir com a cuca fresca. 😉

    • Elison Godoy Ferreira

      O cyber attack “ramsomware WannaCry” foi para que usa PC com Windows XP ou anteriores… Windows 7 para frente esta protegido.

      • Não esta correto essa informação.
        Todas as versões do windows, inclusive 7, 8, 8.1 e 10 que, por alguma razão, não tenham sido instalado a atualização que foi disponibilizada em 14/03/2017 estão vulneráveis.

  • Show de bola!!
    Agora só falta a Apple parar de ser boba e liberar a publicação por qualquer plataforma. Liberando plugins para IDEs, servidores virtuais com X-Code ou qualquer coisa parecida.
    Ela mesma vai ganhar com isso, e essa chatisse padrão Jobs já está mto fora de moda.