Curiosidades

Brasileiro cria vídeo com iPhone 7 Plus para celebrar o Dia da Terra

Já está ficando bem comum a criação de vídeos inteiros feitos com o iPhone, que a cada geração ganha melhorias significantes em suas câmeras. E desta vez foi um gaúcho que usou o 7 Plus para captar imagens de golfinhos nas águas de Tramandaí, RS.

Rodrigo Baleia é um fotojornalista ambiental que mora em Porto Alegre. Ele idealizou com sua filha um projeto que busca retratar aspectos culturais e da vida selvagem no litoral sul do Brasil, mostrando a interessante integração dos golfinhos com os pescadores da região. E ele aproveitou o Dia Mundial da Terra para divulgar este vídeo.

Produzido com iPhone 7 Plus, o vídeo mostra a relação entre pescadores e golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops Truncatus) no estuário do rio Tramandaí (RS), uma simbiose entre duas espécies conhecida como pesca cooperativa. Essa interação entre espécies durante décadas é resultado de uma aprendizagem em que homens são beneficiados pelas ações dos golfinhos e golfinhos são beneficiados pelas ações dos homens. Uma técnica que é passada de geração para geração e é hoje parte de um aprendizado cultural das duas espécies. A pesca cooperativa é um comportamento registrado em apenas alguns estuários do sul do Brasil e atrai a atenção de pesquisadores de diversos países, mas é desconhecida por grande parte dos brasileiros.

O vídeo é intitulado “Simbius” (simbiose) e usa imagens em 4K realizadas entre os meses de março e abril deste ano. Confira:

E aí, o que acharam?

Botão Voltar ao topo