AppleNotícias

Apple irá diminuir a comissão para afiliados na venda de aplicativos

A Apple possui há anos um programa de afiliados que permite que sites e desenvolvedores recebam uma pequena comissão toda vez que seus leitores e usuários baixem um aplicativo clicando no seu link. Agora, a maçã anunciou que irá reduzir drasticamente este valor a partir de maio.

Este programa existe para incentivar a criação de sites que divulguem aplicativos. Nada mais justo ficar com parte do lucro da Apple se você ajuda a promover a App Store. Aqui no BDI, por exemplo, todos os links de aplicativos participam deste programa de afiliação, apesar de que sempre sugerimos o que achamos legal, independente de quanto podemos ganhar nisso; aliás, a maioria dos nossos links é de aplicativos gratuitos, que não geram comissão. Porém, muitos aplicativos e sites (como o AppShopper e o TouchArcade) basearam seu modelo econômico em sugerir apps, e sofrerão um belo golpe com a decisão.

A partir do dia 1º de maio, o comissionamento na venda de aplicativos e compras internas cairá de 7% para 2,5%. Mais da metade de perda. A Apple enfatiza, no entanto, que apenas a comissão sobre aplicativos sofrerá mudança; as indicações de músicas, filmes e livros manterão a mesma taxa anterior.

Isto é uma má notícia de modo geral, porque pode influenciar a maneira como os usuários descobrem bons aplicativos. É possível que sites especializados em apps deixem de existir ou não encontrem mais incentivos para funcionar, deixando o usuário sozinho na missão de encontrar aplicativos em uma App Store lotada e de difícil busca.

A Apple está tirando uma opção sem apresentar (pelo menos até o momento) nenhuma contrapartida. Resta saber qual será o impacto prático desta decisão daqui para frente, pois sites de aplicativos prestam um serviço importante para todos.

via MacRumors

Botão Voltar ao topo