Aplicativos

Facebook lança aplicativo exclusivo de vídeos para Apple TV

Os proprietários de uma Apple TV de 4ª geração (aquela que permite a instalação de aplicativos) agora podem assistir vídeos do Facebook diretamente na TV da sala. Isso graças a um novo app lançado pela rede social, para facilitar (???) a visualização de vídeos compartilhados pelos seus amigos.

O aplicativo não permite ver a sua timeline (como mensagens e fotos), nem possui um sistema de busca por vídeos, sendo que o usuário pode visualizar apenas os vídeos compartilhados por ele mesmo ou seus amigos, ou aqueles que o Facebook achar que você vai gostar.

Você pode também ver vídeos que estão sendo transmitidos ao vivo, no mundo todo.

Se você gostar de um vídeo, é possível acessar o canal do site em que ele foi produzido e assistir outros do tipo.

A única forma de interação com os vídeos que você assiste é através de emoticons. No modo tela cheia, basta manter o botão do controle da Apple TV pressionado e aparecerão as carinhas para você escolher qual quer marcar.

No inicio, nós nos perguntamos: por que alguém iria querer sair do celular, que é um meio prático e rápido de visualizar vídeos e interagir com a rede social, para sentar de frente a uma TV e assistir vídeos sem nem ter controle total do que se pode assistir? À princípio, é mesmo uma noção bizarra de app. Porém, mexendo por alguns minutos com ele, rapidamente nos damos conta de que pode ser voltado para momentos de descontração, em que você quer relaxar mas não tem nada de bom na televisão.

É claro que existem, nesse caso, diversas opções com bem mais conteúdo. Mas provavelmente há um público que deve curtir o novo aplicativo do Facebook Video, seja ele quem for. Este também pode ser apenas um primeiro passo para o Facebook propor, no futuro, conteúdos similares ao YouTube. Afinal, a briga entre Facebook e Google é intensa, e Mark Zuckerberg já deixou claro que quer atacar todos os seus concorrentes em todas as frentes que puder.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Joao Guilherme Braga Ribeiro

    iLex, pra quem mora aqui nos EUA, jah dah pra notar o plano da Apple de fazer a Apple TV se tornar o centro da casa (os devices com HomeKit integrados, a Directv agora tem um app chamado Directv Now, o app TV conecta todos os apps das emissoras de TV para quem tem assinatura, enfim..a caixinha preta fica ligada e sintonizada mais do que nunca)..
    Entao, uma vez que agora a Apple TV fica ligada e sintonizada o dia todo, pq nao faria sentido ter acesso aos videos e conteudos live do Facebook via apple TV?
    A velocidade com que as emissoras de TV (CBS, NBC, ABC, CNN) postam conteudo live no Facebook ja eh mais rapida do que no proprio canal de TV.
    TV e internet vao migrando cada vez mais pra mesma plataforma online, onde ninguem mais sabe onde comeca uma e termina a outra.
    Abs

    • Entendi, João, faz certo sentido.
      Mas ainda acredito que as pessoas, mesmo nos EUA, usem muito mais o smartphone e o iPad para se informarem em tempo real que a TV, e isso o Facebook já faz.

      Claro que é uma opção a mais.

      • Joao Guilherme Braga Ribeiro

        Gracas a vc eu baixei o app ontem.. vou testa-lo com mais calma hj de noite. abs

  • Lionel Novaes de Freitas

    Enquanto isso aqui, a Apple TV segue sem aplicativos de peso de emissoras locais, nem os canais de esporte, que tem uma demanda maior em nosso país, como a Fox Sports e ESPN tem conteúdo nacional….uma pena…

  • felipepale

    Uma pena o abandono que existe na Apple TV brasileira… Quando comprei a minha, infelizmente não me informei direito e estava certo que funcionariam os apps que tinha no iPhone, como TelecinePlay e HBO GO.

    • É uma vergonha a desatenção que os fornecedores de conteúdo brasileiros (Globo, Telecine, etc) dão à Apple TV. Principalmente quando vemos que em outros países há tantas opções das redes locais, que disponibilizam tudo para ela.

      • Fabio Nascimento

        iLex, poderia me dar uma orientação também a respeito do que perguntei pro Felipe?

        Não há como eu assistir ao Telecine Play pela Apple TV?
        Nem se eu executar o telecine play pelo iphone e ativar a função espelhamento?

        • Fabio, eu não sou assinante do Telecine Play para testar para você, mas visto que o app é feito pela Globosat, é possível que funcione como os outros apps deles. No Globo Play e no Globosat Play, é possível sim usar o AirPlay para assistir na Apple TV. Faço isso tanto na de 3ª quanto na de 4ª geração.

          Mas se tivesse um aplicativo nativo para a Apple TV, sem depender do iPhone ou iPad, seria muito melhor.

          • Fabio Nascimento

            E há algum delay executando pelo airplay?

            Outra coisa, visando somente o streaming de globo play, globosat play e afins, o chrome cast me atenderia igualmente? Qual sua opinião?

            • ditom

              Tem de ver se esses aplicativos são compatíveis com Chromecast. Aqui em casa, usamos Netflix, YouTube, YouTube kids com Chromecast. Netflix e YouTube são nativos no Apple TV.

            • Não há delay nenhum no Globo Play. Quando você espelha via AirPlay e dá play em um vídeo, a Apple TV deixa de exibir a tela e passa a exibir o vídeo mesmo, assim você pode pausar, voltar e avançar direto do controle da Apple TV.

              Acredito que o ChromeCast atende igual, mas já tendo um iDevice, a Apple TV acaba funcionando melhor, pelo ecossistema mesmo. Consigo até espelhar a tela do meu Mac, ou mesmo usar a TV como um segundo monitor, sem cabos, tudo muito prático e rápico. Tinha uma de 3ª geração, troquei pela 4ª geração e uso o tempo inteiro. Para mim vale muito a pena. 🙂

            • Fabio Nascimento

              Obrigado pela ajuda! Respondeu as minhas dúvidas! rs

      • Felipe

        Pior que na minha smart tv da LG tem todos os apps da Globosat e o Globo Play, não sei porque não fizeram pra Apple TV logo…

    • Fabio Nascimento

      Felipe, vc tocou num ponto muito importante. Eu estou (ou estava) na iminência de comprar uma Apple TV justamente por querer assistir o Telecine Play pelo Apple TV. Então isso, não é possível? Poderia me explicar isso melhor? Não quero fazer uma compra como essa e descobrir na hora H que o que imaginei não será possível. Abcs!

    • Fabio Nascimento

      Felipe, vc tocou num ponto muito importante. Eu estou (ou estava) na iminência de comprar uma Apple TV justamente por querer assistir o Telecine Play pelo Apple TV.

      Então, isso não é possível? Poderia me explicar isso melhor? Não quero fazer uma compra como essa e descobrir na hora H que o que imaginei não será possível.

      Abcs!

      • felipepale

        Fala, Fabio.
        Cara, através só da Apple TV não é possível! Inclusive, já mandei e-mail lá no “fale conosco” e obtive como resposta que um aplicativo para tvOS ainda não está nos planos. A única maneira é espelhar, por AirPlay, o iPhone (ou iPad) para sua TV (o que eu, particularmente, não gosto).

        A questão é que eu já tinha a geração anterior do aparelho e comprei a nova esperando fazer várias coisas que, depois, descobri não serem possíveis (ok, o erro foi meu em não me informar direito). Acabou que o meu uso FOI, por um bom tempo, o mesmo que eu fazia na mais antiga (assistir Netflix). Digo “FOI” pois recentemente comecei a usar um app chamado Infuse! Com ele é possível reproduzir todos os seus filmes e séries diretamente no Apple TV, bastando inserir os arquivos em um HD externo e plugando, via USB, no roteador! O Infuse organiza tudo automaticamente, baixa capas, sinopse e disponibiliza uma série de legendas para baixar.
        Enfim, esse app amenizou um pouco minha frustração. Agora, se você me perguntar
        “compraria ela de novo hoje?”, minha resposta, pelo uso que faço, é NÃO! Ficaria com a geração antiga ou tentaria usar o Chromecast (bem mais barato).
        Abraços

        • Fabio Nascimento

          Entendi, Felipe!

          Mas por que vc acha inconveniente assistir por espelhamento? Qual inconveniente vc vê em assistir dessa forma?

          E por que vc cogitaria utilizar chrome cast? Existe app nativo do Telecine Play para chrome cast?

          Eu pensei nessa hipótese também, principalmente pelo fato de ser bem mais barato, mas pensei que as funcionalidades seriam muito limitadas para usuários do iphone, a começar pela impossibilidade de espelhamento.

          Desculpe tantas perguntas (rs), mas é que vc é a primeira pessoa que consigo achar que busca a Apple TV com os mesmos objetivos meus.

          • ditom

            Espelhamento consome recursos do dispositivo espelhado. Essa é a vantagem do Chromecast em relação ao dongle da Microsoft com mesmo fim (que usa miracast, smj).

          • ditom

            Sinceramente, tenho Apple TV 3G, Chromecast e BD. O melhor custo-benefício foi o BD da Sony que comprei. Faz tudo que os outros fazem e ainda toca blu-ray.
            Hoje, começo a ver players Android baratos, práticos, versáteis. Exatamente o que queria para a Apple TV, que foi minha primeira é mais querida aquisição nesse campo.

            • Fabio Nascimento

              Obrigado pela ajuda, cara!! Valeu!

  • anderson95

    A Apple TV ainda pode ter salvação aqui no Brasil, depende da boa vontade de disponibilizarem conteúdo. Mas as emissoras não estão dispostas a se abrir para as coisas novas, tentam monopolizar a todo custo. Hoje por exemplo poderemos usar a nossa Apple TV pra assistir ao AtleTiba(Atlético PR x Coritiba) pelo Facebook ou YouTube.

  • Felipe

    Se for seguir a qualidade do player de vídeos do Facebook esse app vai ser uma bosta

  • Comprei a AppleTV4 instalei um player de IPTV e assino lista paga, instalei o Infuse, aí configurei um NAS em uma Raspbarry coloquei o SickRage para baixar séries, a experiência de uso da AppleTV ficou perfeita além de ter todos canais de TV nela ainda tenho todas as séries que gosto, passa nos EUA na mesma madrugada já baixa e organiza sozinho… Estou bem feliz com a AppleTV4 e o Infuse é perfeito vale cada centavo, acho que paguei US$ 15 nele.

    • Branco

      Chromecast dá uma surra de usabilidade no AppleTV, o investimento é menor e o retorno muito maior.

    • felipepale

      Qual player de IPTV vc utiliza? Já usei o GSE e não gostei, nunca consegui achar uma lista boa, mesmo com uma internet legal os canais nunca chegaram aos pés de ter uma qualidade de imagem decente (como assistir um filme via streaming do Netflix, por exemplo). Assinando uma lista, dá pra obter links com qualidade de imagem boa?
      Abraços

    • leonardocalmon

      qual lista paga que você assina??

  • Guilherme H. Hahn

    Particularmente acho legal pelo fato de você assistir em uma tela grande, as vezes não é nem questão de ver os vídeos dos amigos (alguns nem valem a pena) mas é legal ver os lives, ou vídeos de como uma retroescavadeira abre caminho em uma montanha em time lapse ou a minuciosa montagem/desmontagem de um relógio… cito exemplos banais,mas que ver em FullHD na sua telona de 55-70 polegadas é muito melhor do que num iPhone ou iPad! Meu ponto de vista…

  • Fernando Faria

    Já passou da hora das emissoras brasileiras, principalmente a Globo, lançar o app pra AppleTV também. Ficar espelhando o iPad/iPhone toda hora chega a ser um saco!