AcessóriosiOS

Apple mostra como é ter uma casa toda comandada pelo iPhone e iPad

Quando a Apple anunciou o HomeKit, que é a integração da casa com o iOS, tudo parecia um sonho distante, digna de desenho dos Jetsons. Porém, o fato é que em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, esta já é uma realidade acessível a muita gente. Para enfatizar isso e ressaltar seus dispositivos, a maçã criou um vídeo mostrando como é uma casa toda gerenciada pelo iOS, com a ajuda da Siri. Confira e se delicie.

No vídeo, a mulher acorda e a casa já se adequa à sua rotina, ligando a cafeteira, luzes, abrindo janelas e regulando a temperatura do ambiente. Quando ela sai, a casa se adapta toda ao fato de não ter ninguém presente, coisa que muda quando ela volta à noite.

O aplicativo Casa foi introduzido no iOS 10 com o objetivo de gerenciar dispositivos compatíveis direto no sistema. É ele (com a ajuda da Siri) quem ordena ligar/desligar uma determinada luz, abrir/fechar a porta da garagem ou regular o termostato.

No Brasil, infelizmente, a disponibilidade deste tipo de dispositivo ainda é muito rara e cara. Mas pelo menos vemos que já é possível com a tecnologia que se tem hoje.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Guilherme Auwarter

    simplesmente sensacional. quando viajo para fora ja procurei por diversas vezes por pelos uma lâmpada que eu consiga controlar com o iPhone, mais nunca tive uma certeza de qual realmente funciona perfeitamente assim como nessa propaganda. tem umas que precisa de aplicativo próprio, ai perde todo o charme…

    • HUE Philips, sincronizada com TV Ambilight fica um espetáculo, mas precisa de app próprio e o preço é surreal aqui no Brasil, não vale o custo/benefício.

      Ainda vivemos numa época de “faça você mesmo” uma casa automatizada aqui no Brasil, com várias tralhas do DX/ALI, da Broadlink, dá pra brincar, passar trabalho, fazer abrir o portão da garagem com o celular, controlar eletrodomésticos, um monte de coisa, ao custo de muita escovação de bits, manutenção e tralhas nada integradas.

      Daqui alguns bons anos, quem resolveu se aventurar e brincar agora, poderá jogar tudo fora e usufruir de tudo integrado num ecossistema da Apple. Por enquanto, é só curiosidade e brincadeira, pelo menos pra gente longe da civilização aqui.

      • Daniel Zibordi

        Zanac_Compile, fiquei meio triste lendo o seu comentário, mas é a pura realidade….
        rsrsrsrs

        • O lado bom é a diversão de montar tudo isso. Fazíamos isso com as caixinhas da TV antes de Apple TV e ChromeCast. Fazíamos isso no carro antes de sistemas Android e Apple nos painéis. Estamos nesse momento da automação residencial.

          • Daniel Zibordi

            Vocês que possuem as lâmpadas da Philips, me tirem uma dúvida. O interruptor precisa estar sempre ligado para utilizar o “on/off” através do celular/siri? Se o interruptor estiver desligado, elas não ligam pelo celular?

            • Julio Levenstein

              Sim, precisam estar ligadas, se vc desligar o interuptor manualmente ja era.

            • CHC

              Olá Daniel, sim, para funcionar o interruptor deve estar ligado, então você pode ligar e desligar ela como desejar via app. Se o interruptor estiver ligado e você desligar via aplicativo e posteriormente desejar ligar a luz via interruptor, terá de apartar duas vezes o interruptor, uma para apagar fisicamente e outra para ligar novamente. E neste acaso a luz sempre voltará como padrão, ou seja, se você apagou ela estando azul, ela voltará no estado normal.

      • Marcelo Almeida

        Só um detalhe, lâmpadas HUE compradas nos EUA, funcionam 220v.

    • Daniel Zibordi

      As mais conhecidas são as lampadas da Philips
      Você precisa de um hub e das lampadas. No site da Apple (americana) dá pra comprar só as lâmpadas, só o hub, ou o kit que possui as lâmpadas e o hub.
      Existem uma versão do hub mais antigo que são controlados pelo celular, mas não pela Siri.
      O hub mais novo é compatível com o HomeKit e, portanto, funciona com a Siri.

      http://www.apple.com/us/search/Philips+Hue+-+Connected+Lighting?src=globalnav

      http://www.apple.com/shop/product/HK8T2VC/B/philips-hue-white-ambiance-a19-starter-kit?fnode=25ca35900df2f567eae48e791decfdf761ff04c4bf2517416b468257a79c1d7175f850e2a07d9c03a2aa316795f71bb79278ddafc50ca29ebb118522b877ffa70e3920d2f7469049793abef99d3f7dbb9e1a0fc24cf87d1ba67f10f371818455

    • Rômulo Savignon

      Eu tenho a Phillips Hue aqui em casa. Super recomendo!

      Tenho na sala de TV, na sala de Jantar e no quarto.

      A melhor coisa é deitar na cama e desligar a Luz pelo celular, pois não tenho interruptor perto da cama. Mas ela ainda tem algumas coisas legais para fazer:

      – Ativar o GPS para apagar as luzes quando vc sai de casa, ou ligá-las quando vc chega.
      – Com o uso do IFTTT, vc pode regular as luzes para piscarem em uma determinada cor quando chega email, msg no facebook etc.
      – Dá para programar as luzes para irem acendendo conforme a luz solar, ou para elas ficarem azuis caso esteja chovendo.

      • Não esqueça o sincronismo com as TVs Ambilight, da uma explosão no filme e as luzes da sala inteira ficam vermelhas 🙂

      • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Eu vou comprar estas lâmpadas mês que vem.
        Me diz uma coisa… você deixou apenas 1 em cada cômodo? Ou tem um kit pra cada?
        Queria saber se a iluminação de apenas uma lâmpada é adequada para a sala, por exemplo.

  • Leonardo Sezerino

    Animal essa integração, mas o que muitos acham que isso é absurdamente caro e não temos tecnologia aqui no brasil pra isso! Talvez algumas empresas como honeywell (a que aparece no video) nao esta atuante no mercado, mas existem sistemas super acessíveis aqui no brasil (logicamente importado) de primeira linha. Eu uso esse da Fibaro! Fenomenal…..

    https://www.youtube.com/watch?v=BvInWOFmE3E&t=1s

  • estou fazendo na minha nova casa, assim que finalizar, posto uns videos no youtube.

    • Daniel Zibordi

      Não esquece de avisar a gente aqui… fiquei curioso…

  • Joao Guilherme Braga Ribeiro

    Tenho usado o HomeKit para gerenciamento do meu termostato (ac/calef) e eh simplesmente sensacional. O fato dele conseguir conter cenarios que levam em conta a minha presenca em casa pelo simples campo “geofence” eh sensacional.
    Tenho outros produtos como light switcher em que estavam ligados a Amazon Echo.. confesso que estou me cocando para nao mudar para “HomeKit enable”

    • Daniel Zibordi

      Você usa no Brasil tudo isso?

      • Pedro Luna

        Tenho essa mesma dúvida…

      • Silvio Ney

        Sim, tudo isso vende no Brasil. 🙂

      • Joao Guilherme Braga Ribeiro

        Nao.. moro nos EUA. Provavelmente o termostato nao funcionaria ai.. mas os interruptores de luz e a propria Amazon Echo funcionariam.

  • Fernando

    É muito bacana ter a casa conectada dessa forma e pretendo comecar logo logo a instalar itens em minha casa para torna-la mais conectada, mas apesar de ser fã da maça estou muito mais propenso a utilizar a assistente da Amazon (Alexa)
    A quantidade de equipamentos que se conectam com ela, e a sua capacidade de entender/interpretar/executar deixa a Siri parecendo um bebê que nao faz muita coisa
    Sem muito esforco e olhando minha casa da forma que esta eu ja tenho 4 lampadas e o termostato que poderiam se conectar a ela.

    Outro ponto importante é a forma de se invocar a assistente, a alexa esta 100% to tempo pronta para te responder, no caso da Siri voce precisa do celular perto para apertar o botão (nao muito pratico) ou para chama-la usando o famoso (Hey siri) ela precisa estar na tomada (nao faz sentido)

    Como nao comecei ainda vamos ver o que acontece no ios 11, vai que eles resolvem os problemas..r rs

    • Daniel Zibordi

      E tem ainda o Google Home, com Google Assistent, que pra quem domina o inglês (igual ao caso da Alexa) parece ser muito bom!

      Sobre o “Hey Siri”, os iphones mais novos, pelo que me lembro a partir do iphone 6, não precisam estar na tomada para chamar a Siri.

      • KB

        Não precisa mais conectar para a Siri. Só não sei se é do iPhone ou da versão de iOS.

      • Silvio Ney

        Google Home entende português também já hehehehhee

        • Daniel Zibordi

          Não sabia que o Google Home já podia ser usado em português… Legal!!!

        • Gil Gomes Jr.

          Eu tenho o google home e não consegui configurá-lo para português. Tem certeza que ele fala?

    • Vinicius Alves

      Com um iPhone 6s ou superior a Siri também está sempre “te esperando”, podendo usar o “hey Siri” fora da tomada.

  • Gabriel Quiuli

    Tenho uma tomada, coloquei um ventilador nela é a melhor coisa, já vou comprar outras tomadas paguei 90 reais nela

    • Gabriel Quiuli
      • Daniel Zibordi

        Sua tomada é de que marca?

        • Gabriel Quiuli

          Koogeek, me pediram pra fazer vídeo explicando tudo, acho que terei que fazer um, mas no youtube tem bastante, só digitar lá que tem as tomadas desta marca.

          • Felipe

            Aonde vc pagou 90 reais? No brasil? Pq aqui so acho por 250 rs

          • 199X KID

            passa o link de onde comprou ela

          • Denys Volpe

            90 reais aonde?

          • Henrique Mafra

            O duro é usar aparelhos no brasil com essas tomada estilo americano. Adaptandor em cima de adaptador. Hoje em dia em casa só tem meu iPhone que veio do EUA com essa entrada.

            • Daniel Zibordi

              É verdade… não tem nenhuma tomada no padrão brasileiro… é adaptador pra entrar e adaptador pra sair… o que era pra ser pequeno e discreto na tomata, vira um trambolho…

    • Legal passa o link pq o preço está bacana.

    • Vinny

      A sua é 110v ou 220v? Só acho 110

      • Ricardo Ryckardo

        Essas tomadas koogeek (smartplug) são na verdade bivolt. O próprio fabricante me respondeu. Se você ver no site oficial da fabricante no alienexpress, tem isso lá.

        • Marcos Ramalho

          Eu tenho uma tomada dessas e vem escrito 120v

  • KB

    Agora os wallpapers do Homekit… podia poder escolher…

    • Lee

      E pode. Inclusive cada cômodo poder ter o seu próprio. Até uma foto dele mesmo, por exemplo.

  • Flavio Gerdulo

    Sistema é fantástico, funciona super bem inclusive sou usuário e agora comecei a vender as famosas tomadas “Smart Plug” da marca KOOGEEK no mercado livre, e estou trazendo mais coisa dos EUA no próximo mês para mim e para revender.

    • 199X KID

      essas tomadas são compatíveis com o HomeKit? manda o link delas

      • Flavio Gerdulo

        o link esta sendo bloqueado, mas digita no ML koogeek que aparece, tinha 6 e agora so tenho 1 disponível.

        • Flavio Gerdulo

          Desculpa, sim são homologadas pela Apple HomeKit.

  • Wrecked Machines

    top daqui 10 anos quem sabe.

  • Silvio Ney

    Sem tirar onda com sua cara, mas Fibaro comparado à Control4 parece brincadeira de criança rsrs

    • Guilherme H. Hahn

      rsrs concordo… comparar Fibaro com C4 ou Savant é dizer que tem um fusquinha e vai correr as 24 horas de Le Mans!

  • Alisson Balbinotti

    Só sei que se a ideia é investir nisso tudo, eu optaria pelos produtos da Mi (xiaomi smart home) … são ótimo e muito mais baratos.

    • Vinicius Alves

      Só tem 2 problemas com o mi home: não funciona com o homekit e o aplicativo que controla todos os dispositivos está apenas em chinês.

      • Daniel Zibordi

        Eu optei pelo sistema da Broadlink. Estou achando bem interessante, mas não tem integração com o Homekit ainda (a empresa diz que está trabalhando para fazer isso).
        Mas com as gambiarras, como o Zanac_Compile comentou lá em cima, dá pra fazer a integração entre eles.

      • Alisson Balbinotti

        Para a minha necessidade supriria tranquilamente. Vai de cada um.

  • Gustavo Assunção

    Uso a Smartlock da August. Muito boa. Chego em casa e a porta já está destrancada e depois tranca sozinha. Se quiser, pode abrir com a Siri. Funciona redondo! Comprei agora a Elgato erergy pra testar. Vamos ver.

    • Marcos Ramalho

      Oi Gustavo.

      No site da August só vendem para o EUA e Canadá. Como você fez? Pode me ajudar?
      Me explica melhor, você chega em casa e a porta está destrancada aí você entra ela tranca, mas você se movimentando em casa ela não abre?

  • André

    É o futuro!

  • Julio Cesar S. Figueiredo

    Vou montar aqui no meu apartamento um HomeKit, optei por comprar adaptadores (tomada e lâmpada) da Incipio, cada um custa 40 dólares. O legal do adaptadores de lâmpada é que vc não precisa trocar as lâmpadas e pode usar as que vc já tem em casa. Outra coisa é que vc pode controlar o consumo de todos esse dispositvos algo bem interessante pra saber se a Eletropaulo não esta metendo a mão no seu bolso. Ainda não recebi, mas quando montar deixo um feedback

    https://www.incipio.com/accessories/commandkit-accessories/commandkit-wireless-smart-outlet-metering.html

  • Manoel

    Ta, minha esposa terminou o apartamento, estava pensando em usar as Philips Hue, mas todas as lampadas q ela comprou era um tipo de paflon embutido de led… nao existe mais lampadas de embutir la em casa… e agora?

  • Marcos Paulo Pagano

    Vídeo muito bacana. Mas só funciona pra quem mora sozinho.

  • Gustavo

    Os apps News e TV vão chegar no Brasil algum dia?

  • Roney Cezário

    Sonho longínquo…

  • James Bonfim

    Alguém já tentou conversar com a Siri enquanto o alarme está tocando igual no início da propaganda ? Aqui pelo menos ela não escuta

  • Igor

    Instalando o sistema Fibaro dá p fazer tudo isso aí. Se for p um Ap, nem fica absurdamente caro.

  • Julio Cesar S. Figueiredo

    Uso acessórios da Incipio e funciona perfeitamente sem precisar de nenhum Hub ou aplicativo proprio, você adiciona os dispositivos pelo proprio app “Casa”. Trouxe a mais e tenho 5 adaptadores de lampada se alguém quiser comprar é só falar.