App StoreNotícias

App Store já permite que desenvolvedores respondam as avaliações de seus apps

A partir do lançamento do iOS 10.3, a Apple está permitindo uma função há muito tempo solicitada pelos desenvolvedores: a possibilidade de responder as avaliações feitas na App Store.

O procedimento é simples e pode ser feito diretamente na página do aplicativo, no iTunes Connect (plataforma exclusiva para quem tem aplicativo na loja).

A intenção é permitir que devs esclareçam algumas questões ou tentem convencer o usuário a mudar uma avaliação. Muitos dão uma nota negativa por motivos nem sempre relacionados ao app, e com o esclarecimento do desenvolvedor, este mesmo usuário pode mudar de opinião ao ter uma visão mais clara do problema.

Assim que a resposta é publicada, o usuário recebe uma notificação. Não é possível responder ao que o dev escreveu (senão viraria um chat), mas dá para alterar a avaliação feita.

Para os usuários comuns, também há novidade neste sentido. Na App Store do iPhone, ao pressionar com o 3D Touch uma avaliação qualquer, é possível marcar se ela foi útil ou não para você. Isso antes só era possível pelo iTunes do computador.

O objetivo é tornar o espaço de avaliações algo realmente útil, expressando o que o usuário verdadeiramente achou do aplicativo. Isso atualmente não estava acontecendo, devido ao mal uso do espaço por pessoas que, ou não entendem o problema, ou querem simplesmente prejudicar o desenvolvedor por outros motivos não relacionados ao apicativo.

Botão Voltar ao topo