Aplicativos

WhatsApp permitirá vídeos e fotos no status do usuário, que durarão 24h

Em 2013, o Facebook tentou comprar o Snapchat oferecendo 3 bilhões de dólares, em dinheiro, mas levou um grande NÃO na cara. Talvez como resposta, os aplicativos da rede social passaram a absorver e adotar (para evitar de dizer copiar) cada vez mais recursos popularizados pelo snap.

Agora é o WhatsApp que imita a função Stories, incorporando ao sistema de status do usuário.

O Status sempre existiu no zapzap, mas na forma de texto. É uma maneira de você dizer aos seus correspondentes como você está ou o que está fazendo. Agora esta função aceitará também imagens e vídeos, que durarão 24h. Qualquer semelhança com o Stories do Instagram talvez não seja mera coincidência.

Segundo o blog do WhatsApp, o recurso foi liberado, mas deve aparecer para todos os usuários durante os próximos dias. A mudança faz parte das comemorações de 8 anos do aplicativo, que serão completados nesta sexta, dia 24 de fevereiro. Por coincidência, mesmo dia em que Steve Jobs faria aniversário.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Já disse uma vez: o Facebook tá agindo como a criança mimada que compra uma bola maior quando um coleguinha não quer dar a bola dele e rouba todos os amigos da rua.

    Honestamente, concorrência é bem-vinda e faz o mercado crescer, mas acho o que o Facebook está fazendo desleal. Isso não é concorrência legal, é uma cópia descarada de recursos pra tentar derrubar a rede concorrente, e está conseguindo. As pessoas têm usado mais o Instagram Stories. Isso, a médio prazo é bom pois, como disse, concorrência é bem vinda e faz os serviços crescerem. Mas a longo prazo é um problema que pode vir a desmotivar novas startups a iniciarem projetos, uma vez que, se fizer sucesso, ou se vende para o Facebook ou vai ser massacrado por ele.

    • Denys Volpe

      Concordo!!! E o whatsapp com essa merda é para que???

      PS: Nossos amigos do Snap vacilaram tb né?!!!? 3 bilhnøes são 3 bilhões kkkkk

      • Estan Duarte

        Concordo com o “3 bilhøes são 3 bilhões”, começaria no mercado com outra proposta ‘inovadora’.

      • Então, aí é que tá. A maioria das pessoas pensam exatamente isso: “po, 3 milhões”. Mas o Snapchat teve uma coragem que pouquíssimas têm: peitar o gigante do mercado porque acreditava no seu produto.

        Não foi uma decisão estúpida: 3 milhões é miséria perto do que um aplicativo bem sucedido pode arrecadar, e o Snapchat sabia disso. Todas as pesquisas e projeções apontavam para um crescimento constante do Snap, e isso é fruto de um bom trabalho (gostem ou não da rede). Não se deixaram levar pelo dinheiro “fácil” e apostaram no seu produto, daí eu achar gigante a deslealdade do Facebook. É quase que um monopólio: se venda pra mim ou seja destruído.

        Em um próximo serviço que possa vir a surgir, agora o Facebook sabe que pode pagar bem menos, afinal, se não venderem, copiam e “tá de boa”, já que a base de usuários não está ligando muito pra isso. É bastante delicado.

        • Bernard

          Cara, 3 BI-lhões. Fosse 3 milhões daria pra entender a recusa, porque de fato o app estava bombando na época e essa grana daria pra tirar “fácil”. Mas 3 bilhões é outro patamar..

        • Marcello Molleri’

          3 BI é dinheiro demais bixo.. Estas empresas de tecnologia estão supervalorizadas, foi mais por birra que não venderam, foram infelizes. Estas empresas são praticamente softwares, possuem nada ou muito pouco patrimonio, se algum momento as pessoas pararem de usar por algum modismo elas perdem o valor imediatamente. Teve uma geração que cresceu vendo a ascensão e a queda de gigantes da internet, como a AOL, e não aprenderam nada com isso.

          O facebook esta querendo comprar a concorrencia e investir nos outros aplicativos (instagram e whatsapp) porque já percebeu isso, a qualquer momento as pessoas enjoam do facebook e param de usar.

        • Denys Volpe

          3 bilhões!!!! Pensa hahhahaa

        • 3 bi, é dinheiro pra gerações da tua família até o mundo acabar. Compraria um Antonov para os passeios do final de semana… é uma quantia desproporcional, compra qualquer auto estima, orgulho, tudo…

      • Gaius Baltar

        3 bilhões é o que a Snap está esperando receber no IPO. O valor estimado da empresa hoje é de 27 bilhões de dólares.

        • O o 27?! Mesmo assim é u não compraria ações do Snap… mas uma coisa tenho que reconhecer, mesmo com todas as investidas de “plágios” ele está sobrevivendo…

          • Gaius Baltar

            São valores estimados ainda. Só o IPO dirá o quanto vale a empresa. Eu não aplico em ações diretamente, só em fundos de ações (são menos arriscados), mas também passaria longe de ações da empresa. Algo me diz que será canibalizada pelos gigantes. O ataque de Zuckerberg em 3 frentes (Instagram, Facebook e agora WhatsApp) não será fácil de aguentar. Até agora ninguém entende como essas empresas (Twitter, Instagram, WhatsApp, Snap, etc.) estão abertas se nunca deram lucro. Com exceção do Google ( que já busca receitas no “mundo real”) e do Facebook nenhuma empresa pontocom é realmente rentável.

    • Wesley de Souza

      O mercado é assim. Já dizia Carlos Wizard, quando uma empresa monstruosa quiser comprar sua empresa, VENDA. Não bata de frente. Caso contrário ela criará algo semelhante e roubará seus clientes.

      • Discordo, se a gigante quer comprar, é porque o produto tem potencial muito bom, e que é inteligente, investe no que construiu e faz crescer mais e mais.

        Se for pra pensar assim, acabou-se a concorrência e a diversidade, o monopólio reinaria, e quem perderia seríamos nós consumidores na mão de apenas uma gigante.

        • Wesley de Souza

          Paulo, acredito que os CEOs do Snapchat tenham pensado exatamente desta maneira. Eu pensaria assim também provavelmente, porém acabaria acontecendo a mesma coisa que está acontecendo. O Facebook Inc. simplesmente copiou as funcionalidades e o Snapchat está perdendo valor.

          • Sim eu entendo, e acho ridículo isso de ficar copiando, acho que é tão mais interessante plataformas diferentes terem suas diferenças, e não você entrar em 10 redes sociais diferentes e parecer que não saiu da primeira.

            Eu não gosto do facebook, nunca usei o Snap pra ser sincero, mas o facebook eu só uso o básico de grupos e páginas mesmo, mas por gostar, eu nem teria!!!

          • André Gualberto

            Fala meu amigo Wesley, você por aqui camarada? Migrei do 4S pro Iphone SE.

            • Estan Duarte

              Que salto do gato hein? rs…

    • Matheus

      Concordo, mas infelizmente a lei é clara: Só os mais fortes sobrevivem.

  • Marcelo Freitas

    Esta cada vez mais difícil termos algo realmente inovador em um aplicativo.
    Todo dia é lançado algo “novo” que já existe em outro aplicativo, principalmente redes sociais.
    Uso o whatsapp e gosto bastante, mas acho que está perdendo sua principal característica, que é ser simples.
    Acho que seria mais válido, ao invés de ficarem nessa briga, disponibilizarem uma plataforma whatsapp web melhor, principalmente no iPhone, sem ter que estar com o aplicativo móvel aberto…

  • Moimás

    Achei totalmente desnecessário esse recurso.
    Um aplicativo que tinha como destaque sua simplicidade e funcionalidade vai ficar “lotado” de adereços desnecessários.
    Facebook já ganhou um enorme publico com essa função no Instagram, eu mesmo prefiro o feed de história do Instagram que do Snapchat, não só eu como muita gente. Mas coloca isso no WhatsApp também… não faz sentido algum.

  • Lu Lu

    Desnecessário. Funções realmente úteis e simples o telegram mandou lembranças!

    • Wesley de Souza

      Ninguém liga pro Telegram.

      • kkk esse pessoal do Telegram parece o meu tio que torce para o América. Entretanto, ainda bem que existe concorrência.

    • Úteis, simples e realmente funcionais.

      Quem não liga pro Telegram é quem está alienado pelo Whatsapp, que é um app ridículo, bugado, sem segurança e atrasado, Telegram está anos luz a frente do Whatsapp em questão tecnologia, utilidade e segurança, só falta mais gente abrir os olhos!!!

      • Pivatt0

        Concordo, e features simples como editar uma mensagem já enviada não aparecem no whatsapp, tem que mandar uma segunda mensagem com asterisco, quem dirá uma versão web estável e sem bugs.
        Só uso porque a maioria dos meus contatos ainda usam.

    • PoderosoCastig4

      sempre tem a galera do Telegram nos comentários, né? kkkkk

  • Mr. Anonymouse

    Espero que demore os tios e tias incovenientes descobrirem isso, já basta aturar no grupo de família.

  • Petter Paccola

    O negócio é usar o Mensagens do iPhone.

  • Rob Simões 

    Não tem como o Snapchat processar o Facebook não? A cópia é descarada.

  • Leonardo Negrisoli

    Preguiça do FB com a cópia dos recursos em todos os seus produtos…. Já já aparece o FB Stories…
    Sr. Mark ta bem mimadinho mesmo… chato
    Apesar de tudo, eu teria me vendido pelos 3 bi quando proposto hahaha.. e eu aquui, humildemente querendo fazer um app que gere uma proposta simplória de 1 mi kkkkk

  • No dia do meu aniversário também 🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻

  • José M. Lab

    Não consigo mais visualizar minha lista de contatos (Favoritos) após essa atualização. No lugar apareceu um icone Status e não mostra meus contatos.

  • Caio Vasconcelos

    No meu caso ainda não foi liberado, mas gostaria de saber:
    – essas “histórias”, podem ser ilimitadas, como snap (porque ô coisinha chata)?
    – tem opção de não usar rede móvel?
    – o uso de status (foto/vídeo) é obrigatório ou pode ser o modesto e convencional texto?

    Obrigado desde já.

    • Rafael Oliveira

      Caio
      No meu tbm não estava atualizado, fechei o app e abri de novo apareceu.
      Não tem a opção de não usar a rede móvel para o status, esse novo status é obrigatório, retiraram o status escrito.

      • Caio Vasconcelos

        Ter essa opção obrigatória é o mesmo que não podermos usar mais WhatsApp em rede móvel, porque já não basta os alto valores de franquia, agora mais essa…

  • @danyllorosa

    Agenti Somus Inutius

  • Gabriel Valle

    Ficou uma porcaria…

  • Isabella

    Como eu gosto do iMessage *-* … mas ninguém usa =/