iPadNotícias

Apple pode estar estudando introduzir no iPad a possibilidade de múltiplos usuários

Steve Jobs sempre quis que o iPad substituísse o computador para funções básicas como ver emails, navegar pela internet e acessar as redes sociais. Porém, quando o tablet é usado por toda a família em casa, isso fica bem mais difícil, pois não tem como cadastrar seus dados individuais sem expor a sua privacidade aos outros membros. O ideal seria se tivesse, como nos computadores, uma maneira de cadastrar usuários, com conteúdo privado e diferente para cada um. Esta, aliás, é uma reivindicação feita há anos pelos usuários.

Se você é um dos que sente falta dessa função, há uma pequena esperança no horizonte de que ela fique disponível para todos em um futuro próximo.

A Apple já possibilita desde o ano passado (iOS 9.3) a função de multiusuário em iPads usados por instituições de ensino. É exatamente o que todos sempre pediram, mas resta exclusivo a escolas e universidades que possuam um aplicativo fornecido pela Apple, chamado Sala de Aula, para liberar essa função.

Este aplicativo só pode ser usado em dispositivos que possuam um perfil de configuração instalado, que libere as funções. E este perfil só é conseguido por administradores de redes de instituições de ensino autorizadas pela Apple.

Porém, algo está mudando.
Durante a atual fase de testes do iOS 10.3, o aplicativo Sala de Aula ganhou também um beta da sua futura versão 2.0, que está sendo testado pelas escolas. E a novidade é que, pelo menos na versão beta, não está sendo necessário um perfil especial para rodar o app, podendo ser instalado em qualquer iPad e liberando, entre outras funções, o multiusuário.

É claro que em versões betas tudo pode mudar, mas considerando que isso pode ser uma decisão sobre como funcionará o aplicativo, seria uma dica da possibilidade da Apple trazer ao iOS público a função de múltiplos usuários no mesmo aparelho. No ano passado, isso aconteceu no iOS 9.3 para as escolas. Será que o 10.3 (que muitos dizem que trará novidades para os próximos iPads) seria o momento de liberar isso para todos? Tim Cook prometeu belas novidades para o iPad este ano e essa poderia ser uma delas.

A resposta saberemos apenas nas próximas semanas.

via Neowin

Botão Voltar ao topo