Notícias

Próximo iOS 10.3 mostrará aos usuários quais aplicativos que não funcionarão no iOS 11

O futuro iOS 10.3 já está em fase de testes e o terceiro beta já está nas mãos dos desenvolvedores. E uma das característica dele é um aviso quando o usuário abrir um aplicativo que ainda não seja convertido para 64 bits, sugerindo que o usuário pressione o desenvolvedor a atualizá-lo.

Este tipo de aviso existe já no iOS 10, mas até o momento ele só informa que o app pode diminuir o desempenho do sistema, nada mais. No iOS 10.3, este aviso será mais enfático, comunicando que o app não funcionará mais em versões futuras do sistema.

Nós já comentamos sobre isso aqui (leia: É provável que aplicativos em 32 bits deixem de funcionar no iOS 11). Porém, conforme os betas vão avançando, mais a Apple aprofunda o assunto. No terceiro beta, há uma seção nos Ajustes do sistema, listando todos os aplicativos instalados que não são compatíveis com a estrutura 64 bits e que deixarão de funcionar no iOS 11.

Cada link leva à página do aplicativo na App Store. A Apple sugere que, caso ele não tenha uma atualização mais recente, que o usuário contate diretamente o desenvolvedor para solicitar que ele disponibilize uma versão que não deixe de funcionar no iOS 11.

É interessante salientar que, no iOS 10.3, os aplicativos continuam funcionando, é apenas um aviso para o futuro. Como é bem provável que a Apple esteja planejando um iOS 11 baseado 100% na arquitetura 64 bits, ela já está avisando desde cedo, para que os usuários não sejam pegos de surpresa e culpem o novo iOS pelos aplicativos que deixarem de funcionar.

Ao mesmo tempo, ela faz assim uma pressão aos desenvolvedores, que serão os únicos responsáveis por fazer seus apps funcionarem ou não. Sabemos que há muitos aplicativos que ainda nem se adaptaram à tela do iPhone 6 e 6 Plus.

Em nosso outro artigo, comentamos quais os dispositivos que provavelmente não serão mais compatíveis com o iOS 11, que deverá ser lançado em setembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Filipe Bonacin

    A apple tem que avisar os desenvolvedores e não nós.

    • Aos desenvolvedores E a nós. Como mencionado na matéria, teremos consciência de que se atualizar pro iOS 11 e não houver uma atualização, não poderemos mais usar tal aplicativo.

      Eu por exemplo uso bastante o Tadaa SLR e ficaria bastante desapontado ao atualizar pro iOS 11 e sem nenhum tipo de aviso perder o aplicativo (que inclusive é pago).

      • Filipe Bonacin

        Teremos consciência mas ainda sim não poderemos fazer nada. Ficaremos sem atualizar?

        • Luciano Assunção

          Cabe a você decidir se quer afualizar e perder o app ou não. Outro motivo para o aviso deve ser para os usuários pressionarem os desenvolvedores a atualizarem o formato para 64 bits.

    • Gaius Baltar

      Parece-me óbvio que a Apple já avisou os desenvolvedores há muito tempo, mas alguns parecem estar fazendo ouvidos moucos a este alerta.

  • Marcelo

    Essa obrigatoriedade de 64bits significa que os apps vão ser exclusivamente 64bits ou que tem que ter uma versão 64bits(continuando o suporte ao 32bits)
    Pergunto isso pq sei que meu iPad não vai mais ter atualização do sistema (já não recebeu o iOS10).. minha duvida é se vou continuar a receber atualizações de apps ou se a partir do iOS11 as próximas atualizações não vão mais funcionar no meu aparelho..

    • A menos que a Apple mude a forma como os aplicativos são disponibilizados (o que eu duvido), novas atualizações não poderão mais ser instaladas em dispositivos com 32 bits. Bem vindo à obsolescência programada. :/

      P.S: Continuará sendo possível instalar novos apps, uma vez que a App Store baixa a última versão compatível com seu aparelho. Mas novas funcionalidades e aplicativos já nascidos em 64 bits, esqueça.

      • Vinicius Alves

        A forma que a Apple disponibiliza os aplicativos hoje é justamente o contrário da qual o senhor explanou. Todos os desenvolvedores são obrigados a fazer duas versões de seus aplicativos, uma em 32 e outra em 64 bits.

        • Existe a opção de enviar uma versão “legacy”. Que funciona em aparelhos que a Apple não dá mais suporte.
          Se o desenvolvedor quiser, ele atualiza até pro iOS 7.
          Uber e WhatsApp atualizaram, diversas vezes, os iPhones 4/S em 2016.

          O carinha aí, realmente, não sabe do que fala.

        • Você tem razão. Falha minha. As instruções em 32 bits são mantidas no mesmo binário enviado para a Apple, garantindo as 2 versões. Obrigado pela correção!

          • Vinicius Alves

            De nada! Estamos aqui para contribuir uns com os outros. 😉

    • Vinicius Alves

      Hoje os apps são feitos e compilados nas duas versões, obrigatoriamente. Fica a cargo da App Store enviar a versão certa para cada aparelho compatível. Não sabe-se ainda se, ao lancar uma versão exclusiva em 64bits se essa regra na App Store vai mudar.

  • Lu Lu

    No começo do artigo,não seria “Convertido para 64bits em vez de 32?”.

    • Corretíssimo. Obrigado. 😉

  • André Luís Yamaniha

    Tem/terá algum tipo de aviso desses antes da compra do app?

    • 199X KID

      acho que não mas tenta dar uma olhada nas datas de atualizações do app na App store você já tem uma noção de se o desenvolvedor já abandonou ou não

  • Vitor Fernandes

    Alguém sabe me dizer pq o app AppShopper não é mais atualizado?
    Não quero perde-lo 🙁

    • Anderson Lopes

      Muito bom este App, nunca tinha ouvido falar, mas graças a ele encontrei um APP de Download que baixa videos em HD do YouTube….👏🏻👏🏻👏🏻

  • Rob Simões 

    Bem, isso praticamente confirma a morte dos devices com chip A6. Adeus iPhone 5, iPhone 5c e iPad 4.

    • Não creio, esses aparelhos basta o desenvolvedor manter a versão do app em 32bits, e os mais recentes em 64bits, nada difícil já que vários mantém os apps em versões pro iOS mais antigo e pro mais recente!

      • Rob Simões 

        O que eu quis dizer é que eles não receberão o iOS 11.

    • 199X KID

      já era quase certo que o chip A6 não ia receber o 11 e com isso eu já confirmei

  • Anderson Lopes

    O aplicativo de video nativo do iphone virou isso. Atualizou sozinho. O app da apple tv https://uploads.disquscdn.com/images/e0a819fa378e310f1f32bcdaa96e7fe4e37c78ecc0fe407ddb08db822916764f.jpg

    • Seu iPhone (ou iPad) deve estar configurado para região Estados Unidos, certo?

      • Anderson Lopes

        Obrigado, foi isso mesmo!
        Fui baixar um app o mesmo não estava disponível pra loja brasileira e apareceu um aviso solicitando a troca de loja, aí nem me toquei. Valeu iLex

  • Romario Araújo

    Mais alguma novidade fora essa citada no texto?
    Bateria, fluidez… ?

  • Pivatt0

    Espero que resolvam dessa vez o problema da bateria, que aos 20 ou 30% desliga o celular, além do consumo da mesma.
    Muita gente com esse problema e parece que a Apple nada faz, me obriga a andar com carregador, porque nunca sei mais quando o celular vai desligar, desse jeito fica difícil falar bem da apple que nunca reclamei antes.
    Desabilitei muitos recursos do celular e uso somente o básico (parecendo que voltei no tempo quando não tínhamos Smartphones) para a bateria poder aguentar o período diurno.
    Lamentável.

  • Anderson Lima

    Ainda é possível voltar ao iOS 9?

    • Daniel Alves de Andrade

      É sim, agora é meio dia e 37, é só pegar os trem das 11.

  • Fabiano Freire Dos Santos
  • Rafael Barros

    Materia aqui da Australia!! (sabe alguma coisa sobre isso iLex?)

    Se você não fizer backup de suas fotos, vídeos e dados antes de atualizar há uma chance que você pode perdê-los para sempre. (isso sempre fazemos, pelo menos eu faco..rs)

    É um resultado da decisão da Apple de introduzir um novo sistema de arquivos chamado Sistema de Arquivos da Apple (AFS) no lugar dos sistemas atuais conhecidos como o HFS +, que está em vigor desde 1998.

    No entanto, se houver um problema no processo de atualização – seus arquivos não poderão mais ser compatíveis com o telefone e estarão inacessíveis.