Notícias

Apple está sendo processada por não permitir mais que o FaceTime funcione no iOS 6

Analisando o relatório de visitas do Blog do iPhone no último mês, pudemos constatar que um pouco mais de 1% de nossos visitantes ainda usa um iPhone, um iPod touch ou um iPad com uma versão de sistema anterior ao iOS 7, lançado em 2013. Para estes, infelizmente o recurso FaceTime não funciona já há algum tempo, devido à mudança de protocolo adotado pela Apple.

Pois uma usuária da Califórnia entrou com um processo contra a maçã, alegando que a empresa fez isso de propósito para forçá-la a comprar um dispositivo mais novo.

O que acontece é que quando lançou o FaceTime, em 2010, a Apple utilizava os servidores de uma parceira, a Akamai, para realizar as chamadas, pagando mensalmente por esse serviço. Mas com o iOS 7, a forma como o FaceTime funciona mudou, com a Apple usando seus próprios servidores e diminuindo assim seus custos operacionais.

Mas os sistemas anteriores ao iOS 7 ainda trabalham com o protocolo antigo, pois não receberam atualização para mudar isso. O problema é que a Apple simplesmente decidiu não dar mais suporte ao protocolo antigo. Na época ela alegou ser um bug no FaceTime, que poderia ser resolvido atualizando o dispositivo para o iOS 7.

É importante relembrarmos como foi a passagem do iOS 6 para o iOS 7. Além da polêmica mudança gráfica com ícones super coloridos e com visual flat, o sistema (reconstruído do zero pela equipe de Jony Ive) se apresentou mais lento e menos performático que o seu antecessor, quando instalado em iPhones 4 e 4s. Por isso mesmo, alguns usuários optaram por não atualizar o sistema e permanecer no bom e velho iOS 6 (que muitos hoje têm saudades).

Se a usuária ganhará ou não o processo, isso depende da justiça. Mas fica a pergunta: uma empresa é obrigada a prestar suporte a um sistema antigo? Responda o que você acha aqui nos comentários do blog.

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André D Palhares

    Microsoft deu suporte ao XP (de 2001) até 2014. Para o Win 7 será até 2019. Para a Apple isso me parece inviável! Não sei quanto ao MacOS se a diferença é grande assim

    • No caso do XP ela até tentou finalizar o suporte bem antes disso, mas como muitas empresas continuaram usando (inclusive terminais bancários de saque automático) após o fracasso do Vista, ela estendeu o suporte por mais tempo. Por isso, não acho que este exemplo seja uma boa referência neste caso.

      • Pode não ser uma referência, mas é a realidade, sistemas antigos perdem suporte e ponto final, a meu ver não tem o que discutir.

        • Pablo Rangel

          Nao eh suporte nesse caso. Quem quiser ser contInuar no xp continua e nada que ja funcionava ira parar de funcionar. Entende a diferença obvia?

      • Vinicius Cabrera

        Como não pode ser um bom exemplo? @blogdoiphone:disqus esse fato se representa com o melhor exemplo a ser dado, ou seja, se o perfil do consumidor “exige” a necessidade de suporte a um sistema antigo ele, em teoria, deve ser mantido.
        Abs!

        • paulotutu

          Não é um o bom exemplo mesmo.
          XP não se manteve por “exigência” do consumidor, mas por que a M$ não tinha tinha nada para colocar no lugar dele, já que Vista foi um completo fiasco.

          O XP foi um belo e grande tapa buraco até sair o W7.

          • Paulo Getirana Cotta Junior

            E quanto ao iOS 7? Você sente saudades? Ele pode não ter sido o completo fiasco como o Windows Vista, mas deixou muito usuário de iPhone 4 na mão dado a notável queda de desempenho.

            Dar suporte ao iOS 6 após ter sido lançado há 5 anos pode não ser tão absurdo assim na minha opinião.

      • A diferença basica é que enquanto um encerra o serviço e te obriga a comprar um aparelho novo, o outro continua funcionando independente de ter suporte ou não. Pra mim obsolescência programada só é valido quando da ao usuário a opção de querer continuar com o antigo ou não, matar produtos por meio de software é patifaria.

    • paulotutu

      Por que o XP foi o melhor (leia-se: menos pior) OS que ela produziu até ano passado.
      A base de usuários era astronômica, principalmente bancos.

      Ela não deu esse longo suporte por bondade, foi pela merda do Vista e pressão externa mesmo.

  • Fernando

    Dado que a Apple tirou um recurso do celular.. acho que deveria liberar atualização pelo menos pra funcionar como funcionava quando ela vendeu

    • Fernando, o iPhone 4 e 4S permitem atualização acima do iOS 6. Está sendo opção do usuário não atualizá-lo. Para resolver o problema dela é só fazer a atualização (que pelo jeito ela se recusa a fazer).

      • Carlos Alberto

        Mas o iPod touch 4 não permite. Na verdade, ele é o único dispositivo com Facetime que não permite atualizar para o iOS 7.

      • Fernando

        Não sabia que eles podiam ir pro 7!..

        Mas ainda tem o caso que o colega Carlos disse, dos iPod Touch..

      • Lucia Helena F.

        E se o dela for o iPhone 3 ??? Não vai até o iOs 7….

        • Douglas Ceretta Hamerski

          O iPhone 3GS é tão antigo que nem tem o FaceTime ou câmera frontal. No caso o aparelho dela deve ser ou o 4, ou o 4S ou o 5.

        • Como o Douglas já falou, se ela está brigando por causa do FaceTime, necessariamente o mínimo que ela tem é um iPhone 4. Logo, ainda há o suporte para o iOS7 (apesar de deixar o bichinho uma carroça puxada por uma lesma)

      • Douglas Ceretta Hamerski

        Quando eu tinha meu iPhone 4S eu atualizei para o iOS 7 e me arrependo até hoje. Ficou lento e perdeu toda a “alma” do skeumorfismo que havia no iOS até o 6. Até hoje sinto saudade daqueles ícones.

        • ditom

          O mesmo sentimento tenho em relação ao meu iPad 2…

    • Pablo Rangel

      Mas o ios7 foi uma merda na opinião de mta gente tbm

    • ditom

      Sim. Em princípio, lesou direito de uso do produto vendido.

  • Rafa Morley

    A empresa é obrigada a cumprir o contrato que fez com o usuário. Se lá estiver escrito que teria suporte, sim. Senão, ou se permitia o fim do serviço, a Apple está livre. E isso vale pra nós no iOS 10 também.

  • Igor Beleza

    Acho que a Apple deve continuar a oferecer suporte, sim. Pois, quando vendeu o produto à época, esse recurso estava disponível e era um grande chamariz do produto.

    •  lover

      Que culpa a  tem que a crediátura não comprou um iPhone novo ? E ainda por cima ficou no 6, já estamos no 10!! Por mais suporte que a Apple dê suporte, sempr vão reclamar, existem limitações de hardware, software e ponto!

      • Vinicius Ribeiro

        Nesse caso não é limitação de software nem hardware, e sim, foi impedido por decisão “financeira” da empresa. isso cabe sim processo!

        • Lim 

          Na verdade, em partes. A Apple (e basicamente toda empresa de tecnologia) tem um contrato de uso de seus aparelhos e recursos que todos nós somos convidados a ler e é nos dada a opção de aceitar ou recusar. É necessário ler o que esta escrito nos termos de uso que ela aceitou pra ter certeza se lá a Apple deixa claro que pode alterar os protocolos do FaceTime sem aviso prévio. Mas vamos ver os próximos episódios da novela de processos da Apple.

      • Douglas Ceretta Hamerski

        Na verdade ela tem a opção de atualizar para alguma versão mais nova do sistema e esse problema vai ser solucionado. O ponto negativo é que a partir do iOS 7 os iPhone 4 e 4S ficaram lentos. Sem mencionar que o aparelho perde toda a aparência “skeumorfista” que era lindo, muito melhor que essa ‘coisa’ flat.

  • 9L
  • Júlio César Milhomem Brito

    Eu mesmo me arrependi amargamente quando atualizei meu iPhone 4 para o iOS 7… lembro-me que na época pensei justamente isso “que a Apple tornou o iOS mais pesado para me forçar a mudar de iPhone”… hoje tenho um iPhone 5…

  • paulogrego

    Acho que a empresa não é obrigada a dar suporte, porque senão teria que dar suporte até quando? Para sempre? Daqui 100 anos ela ainda quer usar o iphone 4 com facetime? Então qual o limite? Se estiver estabelecido em contrato ok, caso contrário senta e chora, ou troca de aparelho.

    Entendo que às vezes a Apple também abusa disso, já fiquei chateado com corte de funções ou funções novas e interessantes que ficam disponíveis só no modelo novo, quase sempre sem motivo aparente, só pela questão de estratégia da empresa.

    Mas fazer o quê, a vida não vai acabar por causa disso. Fico um tempo sem a função e dali 1, 2 ou 3 anos troco o aparelho e pronto. As pessoas têm que se acostumar e entender também a realidade da indústria de tecnologia.

    • Lu Lu

      E no caso do iPod touch que só vai até iOS 6?

      • paulogrego

        Uai, a mesma lógica!

    • Lucia Helena F.

      Ficar sem uma função é uma coisa, ficar sem o aplicativo TODO é muito diferente….!

  • Carlos Alberto

    Eu, particularmente, ainda uso meu iPod touch 4ª geração diariamente por ser de 64GB e me possibilitar economizar a bateria do iPhone na hora de ouvir músicas e livra muita coisa do meu armazenamento interno. Acho que não faz muito sentido encerrar o suporte ao aparelho, já que isto depende de uma simples atualização para mudar o servidor, como ocorreu com uma brecha corrigida quando o iOS 7 já era a última versão do sistema e a Apple ainda assim atualizou os dispositivos antigos para a versão 6.1.6. Como as pessoas preferem a videochamada do WhatsApp, parei de usar o Facetime há um bom tempo.

    • Estan Duarte

      Penso o mesmo, tenho o iPod touch e Nano, ambos uso como quebra galho ou para economizar energia, e acredito que não custaria nada sair um iOS 6.1.7. Se o 6.1.6 foi possível mesmo depois do suporte.

  • paulotutu

    Seven years…

  • Lu Lu

    Ué,a questão é outra. O aparelho foi lançado tendo exclusividade a função FaceTime,então creio eu que sim,devia oferecer suporte. Talvez essa usuária é leiga ou não tem espaço para atualizar,etc. Mas tirar uma coisa que funcionava é sacanagem !

    •  lover

       não tirou, apenas expirou o prazo! E fala sério quem ainda tem um iPhone 4 ? Favor.

      • O fato de ela estar com um iPhone 4 não é o problema, e sim ela ainda estar usando o iOS 6, sendo que poderia ao menos estar no iOS 7, essa de processo por algo não funcionar eu creio que não cola, pois a Apple pode alegar que o iPhone dela tem suporte ao iOS 7 e ela pode atualizar para voltar a ter o serviço ativo, pois o serviço foi descontinuado na versão que ela está, ou seja, ela não atualiza porque não quer, seja por gostar demais do iOS 6 (aí aguenta a falta de suporte) ou para lucrar em cima da Apple!!!

      • willianfrancas

        Opa… por pele menos 6 anos!

      • Alex iPilot

        Eu tenho! Dois! São os computadores de minhas bicicletas Eu uso o GPS deles num aplicativo específico… Imagine se o GPS “deixar de ter suporte”??? Processo!!!

      • Lucia Helena F.

        Eu tenho o iPhone 4 e não tenho intenção de trocá-lo tão cedo. Tem todas as funcionalidades que quero e não vejo porque trocar !!!!!

  • Ralph Goddard

    Acho que deveria dar suporte sim, pois à época da venda o facetime é um diferencial da apple, exemplo: minha irmã mora na Austrália e usamos o facetime pra mantermos uma comunicação porque sabemos que é melhor que os demais comunicadores (Skype e afins), minha mãe só comprou um iPhone em razão do facetime. Se por ela deixar de atualizar o aparelho (decisão exclusiva do usuário) ela perder o suporte ao app que a fez adquirir o aparelho, o mesmo perde a utilidade a qual se destina.

    •  lover

      Aí é q está a pessoa não quer atualizar ela quer gerar um processo e lucrar cm algo ridículo. Nenhum aparelho tem suporte eternoC a cada ano requer mais hardware e o software vai se adequando. Seria como enfiar um elefante em uma tampa.

      • Ralph Goddard

        Ela não quer atualizar porque ela não quer perder o desempenho que tem no iOS 6, e ela tem todo o direito de fazer isso. Se olhar pelo lado de uma pessoa que não tem condições de trocar de aparelho regularmente, ela está coberta de razão. A Apple pratica obsolescência programada, ainda que implícita. Pra que vou atualizar meu aparelho antigo se ele vai ficar super lento?

        • paulotutu

          iPhone 4 já tem 7 anos, não é “trocar regularmente”. Se fosse o 6 ou 6s eu até concordava.
          Ela tem todo o direito de manter o celular por quanto tempo quiser, mas não pode exigir que a tecnologia atual esteja disponível para um aparelho de trocentos anos atrás.

          Quanto a obsolescência programada: toda empresa faz. Não sendo abusivo, não é contra a lei.
          Todo produto tem prazo de validade. É assim que se lucra.
          Se criarem uma lâmpada que nunca queime a empresa bate as portas em um ou dois anos.

          Whatsapp não vai funcionar (ou já não funciona, não lembro.) no iOS 6 e outros OS antigos de outras marcas: alguém vai processar eles também?

          • Alex iPilot

            Desde que eu não tenha pago pelo WhatsApp (ou qualquer outro) ele que pare de funcionar quando quiser! Agora imagine que você tenha comprado um carro, e numa atualização de software ele pare de funcionar, ou que “apenas” os faróis não acendam mais… Você aceitaria essa obsolescência programada???

            • paulotutu

              WhatsApp teve sua época de pagamento único. Grande parte dos usuários pagaram, eu inclusive, senão todos.

              Como eu disse na outra resposta, é bem provável que tenho algo protegendo-os nos termos de acordo que todos aceitamos pra poder usar o app.

              Acho que carro não é o exemplo mais adequando, visto que há contrato de compra/venda e etc, que protege de coisas assim.

              O certo seria ler os termos da Apple pra ver se existe alguma coisa sobre os serviços do facetime e afins, antes de todo mundo bater o martelo pra um lado.

          • Lucia Helena F.

            Não pq não é uma aplicativo NATO e EXCLUSIVO da marca…! É uma diferença ENORME….!! Whatsapp deixa de funcionar ? Troca pro Viber ou Telegram !! Muito melhor !!

        • Lucia Helena F.

          Exato !

      • Alex iPilot

        A pessoa tem que continuar desfrutando por aquilo que pagou!!! Se ela não quiser atualizar e perder recursos mais avançados e melhor desempenho, é decisão dela, direito dela decidir. Mas ela deveria continuar tendo acesso, sem qualquer alteração, àquilo que foi anunciado pela Apple e pago pela consumidora!

        • paulotutu

          Pra isso que serve aquele termo que todo mundo clica em “aceito” sem ler. Isentar a empresa de coisas assim: “Nos reservamos ao direito de fazer tal e tal coisa e encerrar tal e tal coisa e blablabla…”

          Pra ela ganhar essa ação vai ter que provar que a Apple agiu de má fé, ou seja, ela não vai ganhar.

          • Alex iPilot

            Sim, mas não existe a figura da “cláusula leonina” na interpretação legal desses contratos? Não sou advogado, mas já li sobre isso: cláusulas abusivas não obrigam a parte contratante ao cumprimento… É a hora em que saem os engenheiros e entram os advogados, hehehe…

            • paulotutu

              Pra isso teria que achar algo nos termos sobre o facetime e serviços do tipo, com certeza tem algo.

              Até onde eu sei (vulgo: pouco kkkk), clausulas abusivas podem anular um contrato na justiça.

              Acho bem difícil que a Apple tenha colocado algo explícito para que pudesse encerrar o serviço. Devem ter citado algo referente a segurança e atualizações.

              Só pra ficar claro, eu também acho que eles fizeram isso utilizando uma “brecha” previamente pensada pra “forçar” novas compras. É uma estratégia bem comum nas últimas décadas. Só acho estranho o momento desse processo. Anos após essa mudança.

            • Alex iPilot

              Ahhhh…. Recomendo ler a fonte! Somente agora vazaram e-mails (devido a um outro processo judicial) entre engenheiros comprovando a mentira do bug para encobertar a manobra técnica que obrigou usuários a atualizarem. Daí o processo tardio de uma usuária indignada, com justiça, na minha humilde opinião…

            • Felipe

              Não acho abusivo.
              Inclusive, a empresa deu para ela uma atualização que resolveria o problema, além de incrementar a segurança do telefone.
              O facetime não foi arrancado dela.
              Queria entender porque ela não atualizou pro 7.

            • Alex iPilot

              Leia a fonte. Vazaram e-mails comprovando que a história do bug foi uma mentira inventada pela Apple para encobrir uma manobra para forçar a atualização.

        •  lover

          Pra que tanto escândalo, iPhone 4 já era. Quer ter os recursos novos ( alguns) atualize até onde der, o dela era o 7 e n o fez. Agora dps de anos querer processar ? Aí não tem nada a ver cm ser iOS 6 e sim cm ganhar dinheiro em sima de empresa.

          • Alex iPilot

            Recomendo que você (e outros) leia a fonte e mais detalhes sobre o caso. Acontece que AGORA vazaram e-mails entre engenheiros da Apple COMPROVANDO que houve uma manobra técnica para que os usuários do iOS6 fossem obrigados a atualizar para o iOS7. A tal manobra técnica intencional foi divulgada como um bug, o que não foi verdade!… Daí o processo…

            • Lucia Helena F.

              As pessoas não leem…. !! ;-(

    • paulotutu

      Só uma dica mesmo: skype da um pau no facetime e afins em questão de videoconferência.

      • Ralph Goddard

        Obrigado pela dica! Vou testar e conforme for a família inteira vai usar Skype…:)

  • Alex iPilot

    A questão do Blog é pertinente mas a ação da justiça envolve a “obsolescência programada”, não? Talvez pior ainda, a falsa alegação de problema de hardware, forçando a compra de outro aparelho, como aconteceu com meu iPhone 6+ (e tantos outros casos semelhantes) que simplesmente passou a reinicializar num loop infinito, sem nenhum outro problema anterior, funcionando normalmente. Tudo indicava erro na atualização automática do iOS, a própria Apple me deu esse diagnóstico, culpando meu roteador! Reclamei ALTO e então o diagnóstico se tornou “falha na placa-mãe”, não coberta por garantia. Bullshit!!! E como fazemos para contestar isso???

  • Matheus Rodrigues

    Acho uma questão complicada, pois de um lado a empresa terá um custo alto por dar suporte à plataformas antigas pois a evolução tecnológica se dá a todo instante, e uma empresa é criada para maximizar lucros e diminuir gastos. Mas acho a Apple bem sensata nesse ponto, visto que o suporte se estende por bastante tempo, principalmente em comparação ao Android que perde suporte muito mais rápido.

    •  lover

      Tudo isso prq a moça n quis atualizar o iOS. Existem momentos que coisas antigas ( tecnologias ) se excitam , pra que pagar milhões pra manter uma pequena parcela de iPhone 4. Se o problema foi resolvido com o iOS 7? Frescura

      • Lucia Helena F.

        Ai, ai…Começa que o iPhone 4 aceita iOS 7. Não é disso que se está falando. O que se está falando é que o FaceTime faz PARTE dos dispositivos Apple; a pessoa pode ter comprado até por isso entre outros e a empresa resolve terminar com ele nas plataformas antigas, OBRIGANDO a compra de um novo aparelho…. Foi disso que ela reclamou: que está sendo obrigada a comprar um novo aparelho ! Tá mentindo ?? O que vão julgar “são outros quinhentos”….

  • Lucia Helena F.

    Concordo que o iOS 7 deixou iPhones 4 mais lentos. E concordo que, se esta pessoa não pode mudar para o iOS 7, a perda da funcionalidade do FaceTime é muito chata e é um plicativo NATO do aparelho – é como perder o iMessage !!!!. Ela está certa: está sendo FORÇADA a comprar um aparelho novo !!!
    Estamos agora com uma “coisa” parecida que é o WhatsApp deixando de funcionar para aparelhos antigos FORÇANDO a compra de aparelhos novos caso a pessoa queira continuar a usá-lo. Minha indagação é: porque não se pode continuar a usar o App SEM as novas funcionalidades – assim como o XP: deixou de ter suporte mas NÃO deixou de funcionar… ! WhatsApp deveria continuar a funcionar nos antigos e, não podendo ser atualizado para “novas firulas”, continuar como estava na ultima versão que funcionava. Na verdade deveria ocorrer como ocorreu ( e ocorre) com o iMessage: em iOS antigos não tem Emojis novos, função de escrever cursiva, fundo de tela que “explode” etc, etc, mas FUNCIONA como funcionava naquela versão do iOS!! Muito mais inteligente….(Mantém o cliente em seu App.)

    • Estan Duarte

      O pessoal engole tudo que direciona pra o lado da apple. Todos cegos. Saiu uma atualização 6.1.6 quando já estava decretada a morte do iPod Touch, e porque agora não sai a 6.1.7 se o problema é apenas endereços técnicos de servidores para o APP Facetime. Esses usuários que defendem cegamente a Apple são os mesmos que comentam aqui “aqui esta tudo normal” em matérias referentes a bugs. Caso triste.

  • Lucia Helena F.

    “Placa mãe não coberta por garantia” ???? Essa é boa (pra não dizer “de doer”) Merece processo !!

  • Philip Borges

    Estava com iOS 6 no meu iPhone 4 até o dia 1 de janeiro, onde fui roubado, e tive que atualizar pro iOS 7 apenas para usar o WhatsApp

  • Caio Ferreira

    Eu ainda acho o visual do iOS 6 mais divertido e bonito assim como os antigos do OSX mas essa turma ai usando iOS 6 ainda tem que parar de frescura e atualizar logo saporra, ta quase no 11 já e tão usando o 6 ainda porque !?!

  • A Apple não deixou de dar suporte, ela apenas atualizou seu serviço, se a usuária não quer atualizar o sistema ou o aparelho dela nao é compatível não é problema da empresa.

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Penso que nenhuma função própria da Apple deveria deixar de funcionar nos aparelhos dela.
    Me lembro que o FaceTime foi lançado junto com o iPhone 4, então jamais deveria deixar de funcionar nele.
    Ou o FaceTime funciona em TODOS os aparelhos a partir do iPhone 4, ou não funciona em nenhum.

  • Anderson Camões

    Entendo que a empresa não tem obrigação de dar suporte a um sistema antigo, tem que dar por um período razoável, o que não é o caso. Porém também acho que deve ser transparente com seus clientes e não foi quando inventou a questão do bug que não existia.

  • Muita gente dizendo “iPhone 4 ainda?”, “Porque não atualizou?”, “Querendo ganhar dinheiro fácil”. Ninguém entende o que está em pauta de verdade nessa história (basta ler a fonte para entender):

    – A usuária tem um iPhone 4. Com iOS 6. Ela comprou o aparelho assim, e a Apple vendia a função FaceTime como um atrativo do aparelho;
    – Ela tem TODO o direito de continuar usando esse aparelho pelo tempo que quiser. Ninguém tem nada a ver com isso. Ela não pode exigir que a câmera dela melhore, ou que a bateria funcione para sempre.
    – Na época, foi dito que o Facetime continha um BUG, e a “sugestão” era que os usuários migrassem para o iOS 7.
    – Ela, no seu direito, decidiu não atualizar. Ou porque não gostou, ou porque seu iPhone funcionava bem daquele jeito (como todos sabem a atualização deixava o iPhone 4 BEM mais lento).
    Agora, e só agora, vazaram e-mails entre engenheiros da Apple mostrando que a história do bug era mentira. Apenas uma desculpa para forçar os usuários a atualizarem para o iOS 7. E o iOS 7, como todos sabem, deixava o aparelho mais lento, forçando uma troca. Por isso o processo só foi aberto agora.

    Ou seja, ela está corretíssima em entrar com um processo. A empresa tirou uma função que ela pagou para ter na época, apenas para forçar a atualização e, posteriormente, forçar a troca do aparelho. A Apple mente sobre um bug e vocês continuam achando que a culpada é a cliente, porque “tinha que atualizar mesmo”?

  • José Antonio

    Nunca tive o iphone, mas tenho uma dúvida: A pessoa que comprar um iphone 4s hoje consegue utiliza-lo de boa por mais alguns anos.?.. Qual é o prejuízo para o usuário básico em ter esse modelo?