Notícias

Apple está sendo processada por não permitir mais que o FaceTime funcione no iOS 6

Analisando o relatório de visitas do Blog do iPhone no último mês, pudemos constatar que um pouco mais de 1% de nossos visitantes ainda usa um iPhone, um iPod touch ou um iPad com uma versão de sistema anterior ao iOS 7, lançado em 2013. Para estes, infelizmente o recurso FaceTime não funciona já há algum tempo, devido à mudança de protocolo adotado pela Apple.

Pois uma usuária da Califórnia entrou com um processo contra a maçã, alegando que a empresa fez isso de propósito para forçá-la a comprar um dispositivo mais novo.

O que acontece é que quando lançou o FaceTime, em 2010, a Apple utilizava os servidores de uma parceira, a Akamai, para realizar as chamadas, pagando mensalmente por esse serviço. Mas com o iOS 7, a forma como o FaceTime funciona mudou, com a Apple usando seus próprios servidores e diminuindo assim seus custos operacionais.

Mas os sistemas anteriores ao iOS 7 ainda trabalham com o protocolo antigo, pois não receberam atualização para mudar isso. O problema é que a Apple simplesmente decidiu não dar mais suporte ao protocolo antigo. Na época ela alegou ser um bug no FaceTime, que poderia ser resolvido atualizando o dispositivo para o iOS 7.

É importante relembrarmos como foi a passagem do iOS 6 para o iOS 7. Além da polêmica mudança gráfica com ícones super coloridos e com visual flat, o sistema (reconstruído do zero pela equipe de Jony Ive) se apresentou mais lento e menos performático que o seu antecessor, quando instalado em iPhones 4 e 4s. Por isso mesmo, alguns usuários optaram por não atualizar o sistema e permanecer no bom e velho iOS 6 (que muitos hoje têm saudades).

Se a usuária ganhará ou não o processo, isso depende da justiça. Mas fica a pergunta: uma empresa é obrigada a prestar suporte a um sistema antigo? Responda o que você acha aqui nos comentários do blog.

via Engadget

Botão Voltar ao topo