App StoreNotícias

App Store aumenta em 25% seus preços no Reino Unido

Como já comentamos aqui diversas vezes, ter preços regionalizados na App Store significa que, de tempos em tempos, os valores são reajustados conforme o câmbio muda. É assim em vários países e nós no Brasil só não passamos por isso porque os preços já estão em dólar e por isso o impacto da variação cambial já é imediata em nossos cartões de crédito.

Essa semana, um país que nunca tinha sofrido com isso agora sente as dores da economia: o Reino Unido. Usuários da ilha britânica terão que desembolsar 25% a mais em aplicativos e compras internas, a partir de agora.

O aumento é enorme e o choque é ainda mais intenso porque os britânicos não estavam acostumados com este tipo de variação cambial. A Libra esterlina sempre foi uma moeda forte e desde a criação da App Store eles sempre se acostumaram a pagar o mesmo valor pelos apps.

Porém, desde a decisão da saída da Comunidade Europeia (o BREXIT), a Libra sofreu a maior desvalorização dos últimos 30 anos. E como em todos os países que há desvalorização de moeda, a Apple aumenta os preços da App Store.

Agora, o preço mínimo pago por um app é de £0,99, contra os tradicionais £0,79 de antes. Neste valor está incluso o VAT europeu, diferentemente dos EUA em que os impostos não estão incluídos.

É claro que os britânicos estão chiando bastante. Nunca tiveram seus preços alterados e culpam a Apple por isso. Porém, o fato é que a Libra despencou graças a uma decisão política deles, e não seria lógico eles não sofrerem as consequências como qualquer outro país do mundo.

Exemplo disso é que hoje também a Apple anunciou aumento nos preços da Índia e Turquia, devido a impostos governamentais. A Índia passou a cobrar taxas sobre serviços em lojas de aplicativos (semelhante ao que o Brasil quer fazer), enquanto na Turquia o VAT (imposto sobre vendas) aumentou de 19% para 20%.

Botão Voltar ao topo