Notícias

Apple recusa a publicação do aplicativo Samsung Pay Mini na App Store

Primeiro vamos aos fatos: a Samsung tem um projeto de lançar em janeiro um aplicativo chamado Samsung Pay Mini, que permitirá realizar pagamentos em lojas online com o sistema proprietário da coreana, através de smartphones de outras marcas. O Samsung Pay já está disponível no Brasil (ao contrário do lentíssimo Apple Pay), mas a empresa pretende ampliar ainda mais sua plataforma de pagamentos, permitindo que se faça compras online em outros dispositivos Android e iOS.

Porém, corre a notícia de que a Apple acaba de reprovar o aplicativo para a App Store, impedindo que a coreana ofereça sua solução de pagamentos no iOS.

É claro que a notícia, a princípio, choca. Seria uma retaliação da Apple para impedir que a concorrente ofereça uma opção de pagamentos alternativo para usuários de iOS? Em países que ainda não possuem o Apple Pay (como o Brasil), poderia ser algo muito bom, visto que o Samsung Pay já funciona por aqui. E se for isso mesmo, é desleal da parte da maçã.

Porém, o certo é termos bastante cautela antes de julgar. Não sabemos as razões da reprovação do aplicativo (a Apple nada comentou até a publicação deste artigo) e tudo pode ser uma jogada de marketing da coreana, para chamar a atenção. Afinal, nada atrai mais os holofotes do que a Apple recusando um aplicativo de uma concorrente em sua loja, e basta enviar um app com razões para ser reprovado para iniciar todo o processo.

Aplicativos de pagamento online existem vários, como o PayPal, por exemplo. A princípio, a Apple não recusaria a disponibilidade de outro app que faz o que outros já fazem. E por ser apenas para sites, é pouco provável que ele precise do NFC do aparelho, que no iPhone é restrito ao Apple Pay e outros aplicativos não tem acesso.

Ainda se sabe muito pouco de como funcionará este aplicativo (ele deve ser apresentado em janeiro, na CES 2017), e há comentários de que ele possa funcionar inicialmente apenas na Coreia. Vamos aguardar alguma explicação da Apple, que deverá se pronunciar para não ficar de vilã da história.

via MacRumors

Botão Voltar ao topo