Aplicativos

Telegram recebe atualização com jogos e integração com a Siri no iOS 10

O aplicativo Telegram recebeu nesta segunda-feira (3) novos recursos para conversas. Com versão 3.13, usuários de iPhone com iOS 10 podem usar a integração do aplicativo com a Siri para definir e enviar mensagens para seus contatos. O mensageiro também libera aos usuários a possibilidade de iniciar games dentro dos chats.

Em comunicado oficial, o Telegram afirma que oferecerá centenas de jogos, inclusive em aparelhos mais antigos, como o iPhone 4 e 4S. Com o novo suporte para HTML5, os games são apresentados em modo de pré-visualização — semelhante ao que acontece com link de páginas web. Dessa maneira, o usuário pode ver o tipo de desafio antes de iniciar o jogo em tela cheia no iPhone. Ao final de cada partida, os resultados de cada jogador são apresentados na tela, permitindo assim a conferência de resultados do desafio para saber quem venceu.

Para jogar é muito simples. A partir de qualquer conversa, digite na mensagem “@gamebot” com um espaço. Aí toque em um dos jogos da lista para desafiar um amigo.

Telegram

Como o próprio aplicativo explica, todos os jogos são carregados como uma página normal de internet, diferentemente dos aplicativos do iMessage, que devem ser instalados no iOS 10. Usando as possibilidades do suporte HTML5, o Telegram pretende fomentar o desenvolvimento de novos bots, sejam eles para listas de games ou para ferramentas de produtividade. A linguagem suportada pela plataforma torna mais simples a criação de soluções que funcionem dentro do mensageiro. Dessa maneira, o serviço de mensagens espera que usuários do aplicativo possam desenvolver seus próprios projetos lançados através dos bots.

Outra novidade da atualização é a integração com a assistente virtual Siri, que permite na teoria pedir para escrever mensagens apenas usando a voz. Porém, a versão em português parece não funcionar. A Siri tupiniquim não entende de forma alguma quando se dita Telegram, considerando sempre a palavra telegrama, que não faz referência ao aplicativo. Com isso, fica impossível qualquer interação, mesmo quando se edita manualmente o texto, que no caso abre o iMessage.

Telegram

Para usar as novas funções é necessário ter o aplicativo atualizado para a versão 3.13 através da App Store.

Botão Voltar ao topo