Aplicativos

Telegram recebe atualização com jogos e integração com a Siri no iOS 10

O aplicativo Telegram recebeu nesta segunda-feira (3) novos recursos para conversas. Com versão 3.13, usuários de iPhone com iOS 10 podem usar a integração do aplicativo com a Siri para definir e enviar mensagens para seus contatos. O mensageiro também libera aos usuários a possibilidade de iniciar games dentro dos chats.

Em comunicado oficial, o Telegram afirma que oferecerá centenas de jogos, inclusive em aparelhos mais antigos, como o iPhone 4 e 4S. Com o novo suporte para HTML5, os games são apresentados em modo de pré-visualização — semelhante ao que acontece com link de páginas web. Dessa maneira, o usuário pode ver o tipo de desafio antes de iniciar o jogo em tela cheia no iPhone. Ao final de cada partida, os resultados de cada jogador são apresentados na tela, permitindo assim a conferência de resultados do desafio para saber quem venceu.

Para jogar é muito simples. A partir de qualquer conversa, digite na mensagem “@gamebot” com um espaço. Aí toque em um dos jogos da lista para desafiar um amigo.

Telegram

Como o próprio aplicativo explica, todos os jogos são carregados como uma página normal de internet, diferentemente dos aplicativos do iMessage, que devem ser instalados no iOS 10. Usando as possibilidades do suporte HTML5, o Telegram pretende fomentar o desenvolvimento de novos bots, sejam eles para listas de games ou para ferramentas de produtividade. A linguagem suportada pela plataforma torna mais simples a criação de soluções que funcionem dentro do mensageiro. Dessa maneira, o serviço de mensagens espera que usuários do aplicativo possam desenvolver seus próprios projetos lançados através dos bots.

Outra novidade da atualização é a integração com a assistente virtual Siri, que permite na teoria pedir para escrever mensagens apenas usando a voz. Porém, a versão em português parece não funcionar. A Siri tupiniquim não entende de forma alguma quando se dita Telegram, considerando sempre a palavra telegrama, que não faz referência ao aplicativo. Com isso, fica impossível qualquer interação, mesmo quando se edita manualmente o texto, que no caso abre o iMessage.

Telegram

Para usar as novas funções é necessário ter o aplicativo atualizado para a versão 3.13 através da App Store.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.
  • Antonio Eugenio Levy Lucato

    Pena que a maioria não quer largar o WhatsApp, porque eu acho o telegram mil vezes melhor.

  • Vinicius Alves Perez

    Mais uma vez Telegram 10 x 0 Whatsapp

  • Tiago Albuquerque

    Aqui ele reconhece a palavra “Telegram” mas responde com um “Desculpe, você terá que continuar no aplicativo” E manda abrir o Telegram.

    • Em portugues?
      Como você fala telegram? Eu tentei de várias formas diferentes e não consegui… =(

  • Carlos Dasmer

    Vou testar quando Juízes brasileiros derrubarem novamente o Whatsapp hehehe

  • Luiz Gustavo Nogueira Barcelos

    A Siri deixa muito a desejar. Não digo nem em comparação à outros serviços parecidos pq eu so uso ela, mas isso de não reconhecer palavras estrangeiras é complicado. Aqui eu sofro pra poder rodar uma música em inglês ou espanhol, por exemplo. Outro fator é isso de aplicativos com nomes em outro idioma. Difícil.

    • Luciano Assunção

      Google now está há anos luz na frente, acredite. Uma pena pq a Siri foi a pioneira e hoje está largada com recursos limitados e restritos.

      • Até a Cortana já está melhor que a Siri.
        Ela abriu o mercado lá atrás, e ficou por lá.

  • Mário Rodrigues

    Aqui o som da notificação mudou e eu não consigo voltar pro que tava antes. Aconteceu com alguém? Sabe resolver?

    • Rafael Farina

      Reinicie teu dispositivo. Isso aconteceu com o WhatsApp também logo depois da atualização. Ai liberaram outra alguns dias depois e nas notas diziam ser bug do iOS 10 mesmo. Nas notas de atualização do Telegram também há informação pra reiniciar o dispositivo caso haja problemas no som de notificação.

    • Fabrício Mendes dos Santos

      Na descrição da atualização diz que caso isso ocorra basta reiniciar o aparelho.

      • Mário Rodrigues

        Valeu man!

  • Luis Guilherme Menegucci

    Vendo iPod touch 1ª geração relíquia

  • Anderson Lopes

    Whatsapp é whatsapp, o resto e cópia!
    So acho!

  • KB

    Este problema da Siri em português não é só com o Telegram. Nas músicas é um desafio pedir músicas não-brasileiras ou em nome de pronúncia estrangeira… a Siri deveria ter possibilidade de selecionar mais de um idioma, de forma que se não reconhece um palavra, pula para o próximo idioma (com opção de seleção de idiomas pelo usuário).

  • Igor Alves

    Por um mundo com mais Telegram e menos WhatsApp. :p

  • luiz fernando da silva pires
    • Anderson

      Está difícil aqui viu …..