Curiosidades

Códigos internos do iOS mostram um teclado para digitar apenas com uma mão no iPhone

O sistema iOS possui muitas vezes códigos escondidos de coisas que a Apple experimentou ou ainda está experimentando e não quer ainda liberar ao público. Estas funções podem ou não se tornarem reais algum dia, mas tudo depende do quanto os testes com elas forem ou não positivos.

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith (o qual o Blog do iPhone já entrevistou no passado) descobriu um desses códigos escondidos, que habilitaria um teclado virtual para facilitar a escrita com apenas uma mão.

A descoberta foi feita no simulador de iOS, presente no pacote de desenvolvimento de aplicativos (SDK). Ativando internamente a opção, é possível trocar o teclado do iPhone (quando ele está na vertical) para que ele fique adaptado para escrever com a mão esquerda ou direita.

handkeyb2

Este teclado especial concentra as teclas das letras e disponibiliza uma fileira de atalhos no mesmo lado da mão que a pessoa costuma escrever. Estes mesmos atalhos já são conhecidos dos usuários desde o iPhone 6, quando se coloca o aparelho na posição horizontal, mas nunca apareceram com ele na vertical.

De fato, Steve também diz que os códigos não são novos e ele descobriu que estão escondidos desde o iOS 8, exatamente no ano em que o iPhone 6 foi lançado. Na época, a grande questão era como a Apple iria lançar um iPhone de tela maior e resolver o problema que sempre apontou nos concorrentes, de que era muito difícil escrever com apenas uma mão em uma tela grande. Aparentemente ela testou esta solução com atalhos mais acessíveis, mas desistiu de torná-la pública por não considerar prática o suficiente.

É possível que nunca vejamos este teclado compacto um dia no iOS normal, mas o desenvolvedor acredita que seria possível ativar futuramente, através de tweaks do jailbreak.

via Twitter

Botão Voltar ao topo