Curiosidades

Códigos internos do iOS mostram um teclado para digitar apenas com uma mão no iPhone

O sistema iOS possui muitas vezes códigos escondidos de coisas que a Apple experimentou ou ainda está experimentando e não quer ainda liberar ao público. Estas funções podem ou não se tornarem reais algum dia, mas tudo depende do quanto os testes com elas forem ou não positivos.

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith (o qual o Blog do iPhone já entrevistou no passado) descobriu um desses códigos escondidos, que habilitaria um teclado virtual para facilitar a escrita com apenas uma mão.

A descoberta foi feita no simulador de iOS, presente no pacote de desenvolvimento de aplicativos (SDK). Ativando internamente a opção, é possível trocar o teclado do iPhone (quando ele está na vertical) para que ele fique adaptado para escrever com a mão esquerda ou direita.

handkeyb2

Este teclado especial concentra as teclas das letras e disponibiliza uma fileira de atalhos no mesmo lado da mão que a pessoa costuma escrever. Estes mesmos atalhos já são conhecidos dos usuários desde o iPhone 6, quando se coloca o aparelho na posição horizontal, mas nunca apareceram com ele na vertical.

De fato, Steve também diz que os códigos não são novos e ele descobriu que estão escondidos desde o iOS 8, exatamente no ano em que o iPhone 6 foi lançado. Na época, a grande questão era como a Apple iria lançar um iPhone de tela maior e resolver o problema que sempre apontou nos concorrentes, de que era muito difícil escrever com apenas uma mão em uma tela grande. Aparentemente ela testou esta solução com atalhos mais acessíveis, mas desistiu de torná-la pública por não considerar prática o suficiente.

É possível que nunca vejamos este teclado compacto um dia no iOS normal, mas o desenvolvedor acredita que seria possível ativar futuramente, através de tweaks do jailbreak.

via Twitter

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luiz

    Ainda espero ver um dia o teclado nativo do iOS aceitando digitação por desenho, tipo Swype.

    • Guilherme Salles

      Eu vivo testando esse modo de digitação por desenho, seja o Swype ou concorrentes, e nunca achei prático. Eu digito muito mais rápido no teclado normal. Não consigo entender como isso é mais rápido. Pra mim é como comparar um clique de touchscreen ao clique de um mouse: no touchscreen tu simplesmente “pula” teu dedo até o botão, com o mouse tu precisa navegar o mouse até o botão.

      • Guilherme Auwarter

        Acho terrivel ficar arrastando o dedo pela tela. Já testei algumas vezes vezes e não consigo entender o lado prático da coisa

      • paulotutu

        Lembro quando lançou o Swype. Eu tinha um Nokia e resolvi instalar. Foi legal como inovação e novidade, mas só por isso mesmo. Instalei novamente esses tempos no iPhone e vi que “nada mudou”. Muito mais rápido digitar do modo tradicional.

      • Fábio

        Não entendi como touchscreen é melhor nessa comparação.
        Se você clicou em um canto da tela, e quer clicar do outro lado, você precisa mover seu dedo por todo o comprimento da tela.
        Já no mouse, você o moverá apenas 1 ou 2 centímetros, ou até mesmo alguns milímetros caso utilize um DPI alto.
        E o “clique” do mouse você também precisa fazer no caso do touch, tocando a tela.

        • Guilherme

          É uma mera opinião minha por algumas questões lógicas que eu acredito, mas faz o seguinte teste: abra a calculadora do teu desktop e digite com o mouse 382 x 183 e depois faça o mesmo com o dedo, mesmo sem o touch. Acredito que a gente desacelera o mouse para tentar adquirir a mesma precisão em curtos espaços que temos com o touch. Tenho a mesma impressão quanto a esse tipo de teclado, parece que desacelero pra conseguir “navegar” até o digito correto.

          • Fábio

            Nesse seu caso a calculadora ocupa uma área muito pequena da tela. Se as teclas fossem maiores e ocupassem a tela inteira seria mais complicado usar o touch por causa da distância. Mas entendi seu ponto de vista.

    • Daniel Brito

      Cara, no trânsito é muito bom, vc digita sem olhar e escreve um texto muito mais rápido do que letra por letra. Já usei vários e todos foram muito lentos no iPhone, porém o Gboard da Google foi o melhor!!! O mais completo e prático! Mas sem duvidas, um nativo seria muito melhor.

  • Paulo Ricardo

    Como assim a Apple não achou ele prático? Eu adorei…podia existir um Tweak para liberar esse paranauê.

    • Pablo Rangel

      Esse é o problema: a apple diz o que vc tem que achar pratico ou nao. Nao te permite escolher isso :-/

      • Paulo Ricardo

        Ainda bem que eu achei o bendito tweak que libera essa função hehehe. Eu amo os desenvolvedores do jailbreak.

  • Mickey Sigrist

    Usei celulares com tela de ‘5 e 5’5 durante alguns anos e quando mudei pro iPhone SE quase desisti do aparelho por causa do tamanho do teclado. Uso apenas o SwiftKey e de vez em quando aproveito o modo swype pra ganhar tempo quando não posso usar as duas mãos. Agora já estou acostumado mas no começo foi realmente difícil hahaha.

    • Leandro Henrique

      Acabei de mudar do 6 Plus para o SE e te entendo, meu caro kkkk, mas acostumo fácil.

      • Mickey Sigrist

        Sem contar que o SE é um canhão de rápido e o design, na minha opinião, é o melhor de todos os iPhone até hoje.

        • hecnpo

          O SE Space Gray e o Rose Gold são os dois iPhones mais bonitos dentre todos que a  já criou. Na sequência eu colocaria o 7 Jetblack e Matte.

          • Mickey Sigrist

            O meu é o SE Space Grey ?

        • Leandro Henrique

          Melhor iPhone que usei até hoje :3

    • Jef

      Eu usava um iPhone 6 Plus e passei a usar recentemente um iPhone 4, pensa no terror de adaptação! Agora que estava me acostumando, peguei um iPhone 6 Plus emprestado hoje, e tive um choque de realidade /o

      • Fábio

        Tenho um iPhone 6 e já sofro um monte quando vou usar o 4S da minha namorada.
        Não consigo nem imaginar como é sair do 6 Plus pro 4. hahahahaha

    • Gustavo Greco

      é a única coisa que me deixa na dúvida entre o 6s e o SE, o tamanho….queria o SE por causa da bateria, dizem durar quase dois dias…o q diz da sua?

      • Thiago Andrade

        Carimba que é real. Bateria parruda, desempenho do aparelho impar meu amigo. Compre sem medo, e compre de 64GB pra você não ter limites com ele. Se arrepender, a revenda do SE está top.

        • Gustavo Greco

          entendo, é q tenho o 5s e pensei no 6s por causa da tela maior e as novidades do 3d touch (que agora não é tão útil mas penso que virá a ser)…..mas a bateria do SE me deixou nessa puta dúvida

          • Indico o 6S pra ti, já que você tem um 5S, pois ir para um SE te traria sim mudanças como aparelho mais rápido e com bateria melhor, mas em termos de design você meio que se sentiria com mesmo. Então, eu acho legal colocar tudo na balança. Eu resisti muito pra sair da classe 5/5S, porque achava a tela ideal e suficiente, mas depois que vim pro 6S, não me imagino mais com um menor. Levamos em média 1 semana apenas para adaptação total, e de todos que conheço, a opinião é a mesma. 🙂

            • Gustavo Greco

              obg pela dica….pois é, foi uma das coisas que pensei tbm, vai parecer que não comprei outro celular, já o 6s seria toda uma novidade….e a bateria do seu o que diz? pouca coisa melhor que o 5s né?

            • Então, eu e outras pessoas do 6S de 64GB não estamos muito felizes quanto a bateria, mas isso não se dá ao modelo, é por causa do iOS 10 que veio consumindo mais. Mas, como já já sai uma nova att, deve melhorar. Só também depende da utilização de cada um. Eu, por exemplo, passo 24h conectado à internet, interruptamente, e carrego uma ou no máximo duas vezes por dia, e cada recarga costuma durar menos de uma hora, isso quando não feita em case carregadora.
              Logo, vem pro 6S que são muito mais prós do que contras! Hehehe

            • Gustavo Greco

              praticamente já decidi ir pro 6s…mesmo pq caso eu não me adapte, seria fácil trocar/vender e ir pro SE…obg pelas dicas

            • EXATAMENTE. Mas na boa, é 1% a chance de você querer se desfazer de um 6S. Disponha! 😉

      • Mickey Sigrist

        Gustavo, realmente a bateria do SE é fantástica. Para o meu perfil de uso ela chega a durar praticamente 2 dias sem carga, é bem bacana. O tamanho da tela contribui pra essa economia, no entanto pode ser um problema pra quem se acostumou com tamanhos maiores. Eu sai de um celular com tela de 5’5 pro SE, que são 4′, então o choque realmente foi grande. Levei quase 1 mês pra me adaptar melhor ao teclado e agora estou curtindo demais o aparelho. O processamento é incrível e o design, na minha opinião, é o melhor que a Apple já fez.

  • Fabio Correa

    Gostei desse teclado.
    Bem que poderia ser ativado.

  • Saulo Rogério

    WhatsApp atualizou, leves mudanças, legal, acabou com a chatisse de clicar na foto e acertar no ?

    • João

      Vc percebeu que nessa nova atualização as notificações personalizadas não funcionam mais?

      • Saulo Rogério

        É só reiniciar apertando no botão power e início.

  • Caio Ferreira

    Seria tudo o que faltava pra eu cogitar fortemente trocar meu 4.7″ pelo 5.5″, os teclados da appstore que vi até agora que fazem isso ainda não valem a pena.

    • paulotutu

      Já testou o Word Flow da Microsoft?

  • Gustavo Greco

    Testem o Gboard… além de ter opção de busca no teclado, ainda tem swype e todas as funcionalidades do teclado nativo (incluindo atalhos).

  • Pedro

    Gente, mais alguém está tendo problema com WhatsApp na hora de ouvir áudios nessa nova atualização?? O meu não consigo escutar nada pode estar no último volume que o som está baixíssimo. Que saco essas atualizações lixos

    • hecnpo

      Não.

      • Pedro

        Só você que não então parceiro! Todos os meus amigos estão tendo isso.

    • Henrique A.

      Sim. Estou com o mesmo problema. Acho q vamos ter q esperar uma nova atualização pra corrigir.
      Por enquanto da pra ouvir diretamente colocando o ouvido no aparelho…

      • Pedro

        Poise Henrique achei muito estranho pois tudo no meu iPhone funciona normal mas o áudio do WhatsApp ficou baixíssimo. Realmente só colocando no ouvido pra ouvir. Alto falante ??

    • paulotutu

      No log da atualização pede pra reiniciar o aparelho em caso de problema com o áudio. Fiz isso e resolveu aqui.

      • Pedro

        No meu ainda não deu. Já fiz isso. Eles devem concertar na próxima atualização

  • Carlos Muniz

    Canhoto agora tem vez

  • Marcos Taga

    Galera, alguém sabe como deixar o teclado SIMPLES – sem atalhos – no iPhone 7 Plus? Eu sempre digitei com meus iPhones usando na horizontal, usando os “dedões”. Comprei o Plus justamente pra facilitar, mas tem diversos atalhos q eu não uso e, pioram ainda mais minha incapacidade. Obrigado!