Notícias

Apple apresentou os resultados fiscais do quarto trimestre de 2016

O ano fiscal da Apple começa em outubro e termina em setembro do ano seguinte, e de três em três meses eles atualizam os dados, apresentando aos acionistas a situação financeira da companhia. Ontem, aconteceu mais uma dessas apresentações, com os executivos da maçã apresentando o resultado do quarto trimestre fiscal (Q4) de 2016.

Os números apresentados ficaram dentro do previsto. Houve mais uma vez queda nas vendas e no faturamento, mesmo com a tentativa de melhorar isso no lançamento do iPhone 7, que incluiu mais de 20 países e vendeu aparelhos mesmo sem ter no estoque.

Como cada época do ano tem uma característica individual, o ideal é sempre comparar os resultados com o mesmo período do ano passado. Portanto, se analisarmos os números de agora com o Q4 de 2015, houve uma pequena queda na receita em geral.

q42016-1

Apesar de ter sido lançado em mais países no início, o iPhone 7 não ajudou tanto assim a alavancar as vendas, caindo um pouco em relação ao ano passado.

q42016-2

Os iPads também continuam com sua taxa de queda, mas o número se manteve parecido com o do ano passado.

q42016-3

É sempre bom notar que em 2015 a Apple bateu diversos recordes de vendas e de faturamento, então o resultado de agora apenas não se iguala aos ótimos resultados do ano passado. Porém, o faturamento continua forte e com grandes vendas. Por isso mesmo, é importante tomar cuidado na análise de gráficos comparativos. Esta aparente queda de um ano para outro não significa que a empresa está mal ou que está “a caminho da falência“, como muitos adoram pregar desde 1997. É claro que toda empresa capitalista quer sempre crescer cada vez mais, mas a Apple continua forte e produtiva como sempre foi. E com resultados para dar inveja a muita empresa grande por aí.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Saulo Rogério

    Vixe!

  • Jonatas

    Normal !!!!!

  • Stéphanie Keys

    Sei que não tem nada sobre o assunto mas eu preciso de ajuda! Vou mudar do Android pro iPhone e preciso saber como restaurar um backup do Whatsapp do Android pro meu iPhone. POR FAVOR me ajudem eu sou totalmente nova no mundo Apple

    • Leandro Dantas
    • Henrique A.

      Nunca testei, mas já li que se você for nas configurações do whatsapp e enviar as conversas por E-MAIL pra você mesma, você poderá abrir uma espécie de link ou arquivo no seu e-mail pelo iPhone e fazer o backup das conversas. Testa aí. Se der certo, avise-nos.

    • Stéphanie, já pesquisou em nosso fórum?
      Lá é o melhor lugar para resolver esse tipo de dúvida, porque talvez haja outros usuários
      na mesma situação. Se resolvermos isso aqui, depois a informação se perderá no meio dos
      comentários e nunca mais ninguém vai achá-la. 😉
      Forumdoiphone.com.br

  • Estan Duarte

    Vixe…

  • Jayme Pires

    Kaizen, Kaizen, Kaizen. Hora do kaikaku.

  • Muitos usuário no mundo todo reclamam da ‘mesmice’ do iOS, querem poder customizar mais o sistema, como no Android. Acho que uma hora a Apple vai ceder, e tendo em vista estes números, eu aposto que o IOS11 será algo tão impactante quando o iOS7 foi. Esperemos!

    • Stéphanie Keys

      Uma das coisas que mais vou sentir falta quando eu ir pro iPhone vai ser essa liberdade que o Android tem… Eu espero que o ios11 seja incrível

  • Andre luiz santos

    Para mim, um velho mac user, os números que importam HOJE, seriam: a receita no trimestre de US$ 46,9 bilhões. Os 45,5 milhões de iPhones vendidos sendo o iPhone 7 impactante no mês final do trimestre. Aumentos nos “Serviços” diversos da empresa. E principalmente, somente, US$ 237 bilhões em caixa.

  • Daniel Escaroupa Panobianco

    A minha opinião é a seguinte:

    – Ipads (ninguém troca de Ipad todo ano e ele quase não mudou nada de um ano para o outro (retirando processador, etc). Posso muito bem usar o Ipad 1 que rodará tão bem quanto o Air 2-3 sei la em que número esta hj.

    – Iphone: realmente acho que a Apple esta pecando um pouco, pq hj o Iphone não apresenta nenhum aspecto de grande inovação, (coisa que era seu diferencial antigamente na época do Jobs). Hj o Iphone não se destaca mais, o que faz as pessoas não quererem troca-lo de um ano para outro.
    Acho que falta tecnologias como melhoria de bateria e fazer um cel realmente a prova d’agua entre outras funções que já poderiam existir.

  • RACLA

    Acredito que esse ano o que vai bombar vai ser as vendas de Macbook Pro. Ano que vem acredito que Apple deva lançar um iPhone mais relevante e o pessoal vai se sentir mais tentado a trocar.

  • Leozao

    “1ª queda de receita anual em quinze anos com vendas menores do iPhone” acho q assim fica mais claro para as pessoas não tão inteligentes.

  • É tipo aquele CDF que tira 10, 10, 9.5 e ganha uma nota 9 e 8.5 esse trimestre…
    A galera do fundão(sangsunga) que tirou 5 fica com aquele olhar de inveja…

  • Leonardo Miranda

    Vai melhorar, começa a pré-venda do iPhone 7 no Brasil. Essa madrugada já recebi email da Fastshop e Casas Bahia.