Curiosidades

Objetos pessoais da mansão de Steve Jobs são oferecidos em leilão online

Um site de leilão online está oferecendo itens pessoais de Steve Jobs. Entre os objetos estão camisetas, gravatas, chaves, uma carteira de couro e relógios. O objeto com lance inicial mais caro é a jaqueta de couro que aparece em uma famosa foto onde Jobs ergue o dedo do meio em direção ao logotipo da IBM. Após a morte de Jobs, essas peças foram adquiridas pela atriz Jane Fonda.

Jobs x IBM

Os produtos estão disponíveis para lance no site Julien’s Live, conhecido por oferecer itens raros de diversas personalidades. Todos faziam parte do acervo mantido na mansão de Steve Jobs, a Jackling House, comprada em 1984. O antigo CEO da Apple morou no local por oito anos mas, no ano de 2009, entrou com um pedido de demolição para que pudesse construir uma casa menor. No entanto, por seu valor histórico – a casa pertenceu ao magnata da mineração de cobre Daniel Jackling – o pedido foi negado pelas autoridades locais da época. A demolição foi autorizada apenas em 2011, ano da morte de Steve Jobs.

Entre os objetos leiloados, é possível encontrar roupas, cartões de apresentação, itens promocionais da Apple e da NeXT, diversas chaves, um gravador portátil da Sony e a primeira edição com dedicatória do livro The Official Computer Freaks Joke Book, escrito por Larry Wilde e Steve Wozniak. Há, inclusive, um roupão de banho feito em veludo da marca francesa Dior e uma carta manuscrita enviada ao artista Jean-Michel Folon, onde Jobs encomenda a elaboração de um personagem animado chamado Mister Macintosh.

Veja alguns desses itens:

240330_0 240331_0 240344_0 240360_0

Para conhecer todos os produtos, visite o site Juliens’ Live clicando neste link. No entanto, como de praxe para esse tipo de memorabilia de famosos, colecionadores costumam pagar altas quantias para ter objetos como esses. Vários outras peças do acervo pessoal de Jane Fonda estão disponíveis para leilão no mesmo site como parte da coleção Property From The Collection of Jane Fonda.

Vale lembrar que no início deste ano, um par de sandálias de Jobs também foi leiloado pela quantia de US$3.400.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • LessTech

    Ele realmente quis a demolição para construir uma casa “menor” ou “melhor”? Confesso que fiquei com essa interrogação… Nunca vi demolirem uma casa para fazer uma menor… =|

    • Aurélio

      Uma vez que o texto se refere à casa já como uma mansão que pertencia a um magnata creio que já seria boa e grande o suficiente por isso deve ser mesmo “menor”. Não se esqueça daquela máxima: “Less is more”.

      • LessTech

        Yep. Concordo, mas ainda é estranho para mim. Claro, se ele queria reduzir a casa para aumentar área de lazer, jardim, laboratório de cientista maluco… Aí faz mais sentido para mim. =P

    • CDelm_

      Pelo que li uma época, salvo engano, parece que ficava mais pratico demolir e construir outra do que reformar. Parece que era uma mansão bastante antiga e que tinha muita coisa pra reformar. Diz que o Jobs nunca chegou realmente a mobiliar o lugar, exatamente por isso.

  • Hades666

    Respeito quem compra itens assim….todavia, quinquilharia de morto. Devemos lembrar das pessoas pelo que fizeram e não pelo que tinham.