Aplicativos

Governo alemão manda Facebook parar de coletar dados de usuários do WhatsApp

No final do mês passado, o WhatsApp surpreendeu a todos ao anunciar o compartilhamento de todos os dados de seus usuários com o Facebook, para fins de publicidade. Agora, o governo alemão, através da Comissão de Hamburgo para Proteção de Dados e Liberdade da Informação, ordenou que o Facebook pare imediatamente de coletar dados do WhatsApp. No pedido, o órgão afirma que os usuários não foram devidamente informados da mudança nos termos de uso e, dessa maneira, o Facebook estaria desrespeitando os direitos dos alemães que usam o aplicativo.

Mais um capítulo da polêmica envolvendo o uso de dados de usuários do WhatsApp pelo Facebook. No entanto, essa é a primeira vez que o governo de um país decide intervir para garantir a privacidade de dados dos usuários. Segundo nota divulgada à imprensa, a Comissão alega que, com a mudança nos termos do WhatsApp, o Facebook poderia ter acesso a listas de contatos de pessoas que não estão cadastradas na rede social, o que caracterizaria uma violação das leis alemãs. Países da Europa, principalmente a Alemanha, possuem leis rígidas que regem a privacidade de dados de usuários de serviços online e aplicativos, o que leva essas nações para a direção oposta das políticas praticadas por diversas empresas de tecnologia.

O imbróglio, segundo um representante do governo, também acontece devido ao atropelo de prazos estabelecidos pelo Facebook nesta ação. “O Facebook deveria pedir essa permissão com antecedência, o que não ocorreu“, afirma o comissário Johannes Gaspar. Em resposta, a rede social disse ter cumprido com as leis do país e que pretende trabalhar com o órgão do país para chegar a uma solução que não prejudiquem os usuários.

A partir do anúncio da mudança nos termos (que realmente pegou muita gente de surpresa), muitos usuários mostraram preocupação em compartilhar suas informações. O Facebook pode acessar números de telefone, dados do perfil, mensagens de status e outras informações importantes de sua conta no WhatsApp. A rede social, entretanto, diz que as conversas continuam criptografadas e, por conta disso, não possui acesso as mensagens trocadas no aplicativo. Vale lembrar que, ao comprar o WhatsApp em 2014, o Facebook afirmou que a política de privacidade do mensageiro não seria alterada. Essa contradição gera hoje muitas criticas a rede social criada por Mark Zuckerberg.

A alteração dos termos não foi tão imediata. Os usuários receberam prazo de 30 dias (que venceu ontem, dia 26) para decidir se aprovavam ou não o compartilhamento de dados. Vencido esse período, não é mais possível desfazer a integração entre os aplicativos – ao menos que você exclua seu perfil e não use mais o mensageiro. Daqui por diante, novos usuários precisam aceitar os novos termos de uso para criar um perfil no WhatsApp.

via Engadget

Botão Voltar ao topo