Notícias

Steve Jobs entrará para o hall da fama da fotografia mundial

O International Photography Hall of Fame and Museum (IPHF) revelou nesta sexta-feira (19) que o co-fundador da Apple, Steve Jobs entrará para sua galeria de figuras ilustres. Para comemorar os 50 anos de atividade, a instituição irá homenagear fotógrafos e visionários que colaboraram com avanços para a arte da fotografia. A homenagem póstuma é uma forma de eternizar o iPhone e seu inventor por revolucionar a forma como fotos são feitas pelas pessoas.

Os homenageados foram selecionados por um comitê composto por representantes do IPHF e por nomes influentes da industria fotográfica. Para definir a lista, foi levado em consideração as notáveis contribuições desses ícones para a arte e ciência fotográfica. “Quando olhamos para os próximos 50 anos da IPHF, temos a honra de continuar a reconhecer e celebrar fotógrafos e profissionais da industria que fizeram contribuições significativas para a profissão, ajudando a moldar e definir a fotografia moderna”, disse o diretor executivo do IPHF, Patty Wente.

A escolha de Jobs é claramente um reconhecimento da importância do iPhone como aparelho revolucionário que mudou a forma como fazemos fotos no dia a dia. “Steve Jobs era um inventor americano e empresário que foi co-fundador da Apple e a transformou na companhia mais inovadora do mundo. Steve ajudou a criar produtos que revolucionaram o mundo criativo e tornaram-se ferramentas essenciais para designers, cineastas, produtores e fotógrafos de música. Apaixonado por fotografia, tanto em seu trabalho e vida pessoal, a sua mais profunda contribuição para a comunidade artística e para o mundo é o iPhone que, em menos de uma década, mudou tanto a arte da fotografia quanto a industria em torno dele“, afirma nota do museu.

Desde de seu lançamento, o iPhone vem sendo utilizado como uma ferramenta de produção fotográfica por diversos profissionais ao redor do mundo. Essas pessoas têm aproveitado a evolução de sua câmera para criar imagens e manifestações artísticas de grande qualidade. Há, inclusive, prêmios como o IPPAWARDS, que escolhe as melhores fotos feitas com iPhone.

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado também será homenageado. Nascido na cidade mineira de Aimorés, Salgado trabalhou com outros grandes nomes da fotografia como o francês Henri Cartier-Bresson e foi presidente da agência Magnum – criada pelo fotógrafo húngaro Robert Capa. Suas obras mais conhecidas são os ensaios documentais Serra Pelada, Êxodos, África e Gênesis.

A cerimônia para os homenageados acontecerá no próprio International Photography Hall of Fame and Museum no dia 28 de outubro em St. Louis, Missouri.

Confira a lista de homenageados:

  • Steve Jobs – Pioneiro tecnológico
  • John Knoll e Thomas Knoll – Criadores do Photoshop
  • Ernst Hass – Fotógrafo
  • Annie Leibovitz – Fotógrafa
  • Graham Nash – artista plástico, fotógrafo, cantor e compositor
  • Sebastião Salgado – Fotógrafo e documentarista

É também importante notar que hoje, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia.

Fonte: IPFG.org

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • CarlinhosDOWN

    Impossível não lembrar da frase dita pelo personagem de Wozniak, no filme Steve Jobs:
    Como pode alguém que não é engenheiro, não é designer, e que não sabe nem martelar um prego, ser considerado por todos como um gênio“?

    • Alex iPilot

      É aí, justamente, que mora a genialidade! Rsrsrs…

    • Reinaldo Augusto

      Aqui entramos em uma questão delicada, que é mais ou menos o que acontece com os professores… O intelecto não é valorizado. As pessoas acham que podem fazer uso disso gratuitamente, mas o intelecto é resultado de anos de estudo, de experiência, cursos, etc. e é tão importante quanto o trabalho manual de um médico, advogado, entre outros.

  • Alex iPilot

    Será que deixarão de fora os dois inventores do CCD, ganhadores do Nobel em 2009??? http://petapixel.com/2009/12/10/fathers-of-digital-photography-win-nobel-prize-in-physics/

    • Kleyson Klesller

      Parece que sim, viu!