Curiosidades

Ops! Samsung registra patente usando imagens do… Apple Watch!

Parece piada de 1º de abril, mas não é. Um registro de patente da Samsung promete trazer ainda mais discussão sobre a tendência da companhia em copiar produtos da Apple. Intitulado de Device Wearable, o documento mostra imagens do Apple Watch para ilustrar o registro de pulseiras substituíveis que seriam usadas no Galaxy Gear.

Nas figuras 10a, 10c e 11f, o desenho não deixa dúvidas. É possível ver características de design, controles físicos do Apple Watch e o mecanismo de carregamento na parte traseira. Apesar de usar claramente imagens do produto da concorrente, em nenhum lugar do documento é citado nenhuma referência à empresa de Cupertino.

PatentSamsung1 PatentSamsung2

A pulseira de ajuste pode ser acoplada ao corpo fixo através de uma estrutura, como uma fivela separada ou uma fivela fixa, através de atração magnética“, afirma o documento em determinado ponto. De onde será que veio essa ideia? O sistema descrito, diga-se de passagem, foi originalmente concebido como uma das características de personalização do Apple Watch.

A pulseiras removíveis não faziam parte do Galaxy Gear original (lançado em 2013) e só foram apresentadas no produto em 2015. O Apple Watch foi apresentado ao mundo em 2014, já com o sistema cambiável de pulseiras.

Essa não é a primeira vez que a Samsung é descoberta tentando copiar produtos da Apple. O problema é quando isso fica mais do que evidente ao usar (distraidamente ou não) imagens de produtos da maçã nas próprias patentes.

via PatentlyApple

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Leandro Dantas

    Disclaimer: Tive preguiça de ir atrás da fonte, portanto meu comentário serve somente para abrir a mente de alguns (informar desinformando, talvez).

    Comentário: Um usuário de outro blog havia comentado que nos termos da patente estava que a pulseira serviria para qualquer smartwatch, inclusive o Apple Watch, que foi utilizado como modelo nas imagens. Esse seria o motivo de ter uma imagem do Apple Watch.

    Até onde é verdade? Não sei, fui preguiçoso o suficiente para não conferir a notícia, desculpa.

    • CarlinhosDOWN

      Bom, eu tive menos preguiça e preferi não me basear em comentários soltos pela internet. Acho que assim podemos contribuir de melhor forma para a discussão, evitando desinformações (coisas tão comuns em outros sites).

      Seguindo o link da patente, presente aqui mesmo no texto, não achei a tal referência de que as pulseiras serviriam em outros dispositivos. Aliás, a patente não é de pulseiras e sim de um WEARABLE DEVICE. Ela deveria descrever um dispositivo da Samsung, nunca outro dispositivo externo.

      Além disso, as ilustrações da patente não mostram as supostas pulseiras da Samsung em um Apple Watch, mostram simplesmente o Apple Watch com as pulseiras da Apple, o que por si só derrubaria essa teoria.

      Usar imagens de outro dispositivo que não é seu em uma patente de propriedade, sem fazer referência a outro fabricante, é no mínimo um ato de má fé, não tem como interpretar de outra maneira.

    • João Antônio Siqueira

      Relaxa, colocar aqui no site sem checar direito da mais audiência pro iLex. Ultimamente este blog tem virado “Blog da Samsung”

  • Gustavo Zanandrea

    tá mas me conta algo novo…..

  • Marilia Zaidowicz

    é muita cara de pau

  • Eduardo

    A Apple copiou a Champion com as pulseiras cambiáveis?

    • CarlinhosDOWN

      Não, e nem mesmo o relógio foi inventado por ela.
      Mas é fato que os smartphones antes do Apple Watch seguiam uma tendência, que foi mudada depois do relógio da Apple. É fato, não se pode ir contra fatos.

      Não dá para ser limitado e ficar com o discursinho: “A Apple não inventou, então os outros podem copiar”. Não é questão de inventar a roda, mas é o de propor coisas diferentes. Por que a concorrência só adota determinadas coisas DEPOIS da Apple? Por que não propuseram antes a opção de pulseiras fáceis de trocar? Se o Apple Watch não tivesse sido lançado, ainda teríamos smartwatches com opção única de pulseira?

      O Moto 360 veio antes do A Watch, e você só poderia escolher a pulseira no momento da compra. Fui em um relojoeiro aqui na minha cidade, para ver se ele conseguia trocar por uma pulseira de relógio normal, e ele não conseguiu. Depois comprei uma na Amazon que era para o Pebble e eu mesmo troquei. Por que a Motorola já não ofereceu opções de pulseiras diferentes, como faz hoje (pós-Apple)???

      Quando a concorrência nos apresentará coisas novas, sem precisar da Apple?

  • Alex iPilot

    Mimimi… E a Apple copiou as pulseiras cambiaveis de quem??? Tomara que copie e faça melhor, não faça uma pulseira de inox que enferruja como a da Apple!!!

  • Wesley de Souza

    Vão fazer um “Samsung Watch” que faz churrasco e a Apple ainda vai estar pensando se troca ou não a fonte ou design…

  • Vitor Alves Lima

    Sou a favor de não ficarem postando notícias assim. Para mim só pra criar mais picuinhas e raxas entre fanboys. Nada de interessante/informativo nessa “notícia”.

  • Filipe Perina

    Geralmente essas imagens de patentes são de protótipos, ideias ou produtos inacabados. Acho que a Samsung só quis dar uma zuada mesmo. ?

  • Alex iPilot

    Olha… Em recursos de smartphones já vem apresentando bastante coisa há muito tempo, desde hardware (melhor câmera, telas OLED e resistências certificadas para água e pó, por exemplo) até software (operações por gestos e movimento do aparelho, gerenciamento de bateria, reconhecimento de íris, por exemplo).

  • Sandro Luís Baraldi

    Mas o que seria da tecnologia sem a concorrência. O que é bom deve ser sim copiado e melhirado… porque não?

  • Pedro Henrique

    Samsung…amiga, assim não tem como te defender. kkkk

  • André

    Nada se cria, tudo se copia! Ai, ai samsung…

  • Letícia Barreto

    Acho que Lavoisier fundou a samsung e trocou o lema para : na natureza nada se cria , tudo se copia na cara de pai !

  • Anderson Camões

    Eu uso iPhone, mas nem por isso acho que ela é a única que inova. Em design, ultimamente o iPhone vem perdendo, perde em recursos como câmera, entre outros como um colega abaixo disse.
    Na minha opinião possui um sistem mais amigável, acho o iOS superior ao Android, faz o mesmo com menos recursos de hardware, ou seja é mais leve. E também temos o sistema sempre atualizado, diferente do Android.
    Porém recentemente a Samsung lançou o iconX, que é um fone com diversos recursos, entre eles leitor de batimentos cardíacos. Isto também é inovar.

    • CarlinhosDOWN

      Eu uso iPhone, mas nem por isso acho que ela é a única que inova.

      Nem eu acho. Aliás, em nenhum momento em meu comentário eu digo isso. Eu inclusive acho que ela nem inova tanto, e reclamei da dependência que temos dela, visto que a concorrência insiste em só seguir o que ela faz (em termos de smartwatch).

      É engraçado. Quando a gente fala mal da Samsung, Motorola, apontando um FATO, há quem se ofenda com isso e saia em defesa dessas empresas, como se elas realmente se importassem com qualquer um de nós. O próprio @disqus_Zkvo6QdG8A:disqus respondeu meu comentário defendendo os smartphones da concorrência, quando em nenhum momento eu me referi a smartphones. E a discussão de um problema, que poderia ser produtiva e edificante, acaba virando discussãozinha de flameware.

      Eu sou muito velho para esse mimimi. Acho o Apple Watch uma decepção, para aquilo que eu esperava que a Apple iria lançar. Espero o dia que ela realmente apresente uma coisa revolucionária, que me faça achar que vale a pena usar um trambolho no pulso. Eu tentei com o Moto 360, mas ele tb é limitado demais.

      O problema, como eu insisto em dizer, é que a concorrência não quer apresentar nada de novo, apenas seguir o que a Apple apresenta. Aí fode com todos nós, amantes de tecnologia.

  • Eles não aprendem..

  • Diego Secco

    A Apple copiou a Xerox e ficou por isso mesmo…

    • CarlinhosDOWN

      Você precisa estudar mais história.
      A Apple pagou uma pequena fortuna para ter o direito de usar uma ideia que a Xerox considerava infantil. Não acho que você seja ignorante a ponto de pensar que isso seja a mesma coisa que a Samsung faz não só com a Apple, mas com várias empresas.

      • Diego Secco

        Cuidado com suas palavras rapaz, não temos crianças dessa lado de cá. Não sou ignorante, mas até que vc me prove com links, prefiro acreditar no que é de domínio publico. E não, não estou defendendo a Samsung, mas não babo-ovo para Apple.

        • CarlinhosDOWN

          Diego, eu não chamei você de ignorante, até porque eu acreditava que você não acharia que o caso da Apple seria a mesma coisa que as cópias da Samsung.

          Aprenda uma coisa: o que eu digo não devem fazer efeito em você, se não forem verdade. São os teus atos que te definem, e o que eles estão dizendo é que você não tem maturidade para debater. Eu apresentei argumentos simples e nada complicados. Mas aparentemente você acha que “mandar estudar” é ofensivo. Só no Brasil mesmo que estudar é ofensa.

          É engraçado, porque você tenta me colocar como um “baba-ovo”, mas meus atos demonstram que eu não sou, por isso estou muito tranquilo a isso. Já os teus atos demonstram alguém tapado, que se recusa a procurar mais informações para debater saudavelmente. Dizendo “prefiro acreditar no que é de domínio público” significa “tenho preguiça de estudar o que realmente aconteceu, então vou repetir o que ouvi por aí”. É triste, mas essa é a nossa juventude.

          Você pode continuar agindo e pensando de forma medíocre, sem se abrir para aprender coisas. No que toca a mim, eu paro por aqui, porque já aprendi que discutir com moleques não leva a lugar nenhum. Mas é uma pena que você, na sua limitação, não esteja disposto a adquirir mais conhecimentos. #fato

          • Diego Secco

            Recapitulando:

            Meu 1º comentário, não ofendi ninguém.
            Você sim, ignorante e preguiçoso. Sei que não sou, mas não vem ao caso.
            Respondi, e te ofendi de “baba-ovo”. 2 x 1 pra você, mas, também não vem ao caso, pois se dei minha cara a tapa, ao contrário de você, estou disposto a recebe-los. Depois, me chamou de tapado, imaturo, limitado, medíocre, moleque.. fechando as contas, 7 x 1 pra você, que começou ofendendo. Mas, gostei da “juventude de hoje em dia” – fez bem ao ego rsrs, obrigado! E você não é a Alemanha…

            Pois bem, ao contrario de você, ser celestial, assumo meu erro, de não ter tido interesse em procurar a verdade, e, numa rápida pesquisa, posso estar enganado novamente, achei alguns links interessantes:

            http://web.stanford.edu/dept/SUL/sites/mac/parc.html

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox_PARC

            Se quiser, posso mandar mais depois. Não vou perder mais meu precioso tempo discutindo com alguém que se esconde atras de um nick, avatar, o que for. Não saia ofendendo quem não conhece, gratuitamente como você fez. Alem de ir contra todo esse “textão” de Facebook que você escreveu, é completamente inútil.

            Espero que você me responda, sinceramente, pois discussões sadias fazem bem ao aprendizado profissional e pessoalmente. Me mostre mais sobre a historia, que estou muito interessado a aprender!!

            Abraço!!