Notícias

Intel diz que vai fabricar processadores ARM para smartphones

A Intel anunciou nesta quarta-feira (17) que em breve fabricará processadores de arquitetura ARM. Com o acordo, a fabricante pretende ampliar negócios, fechando novas parcerias para garantir sua fatia no concorrido mercado de hardware para dispositivos móveis, até então dominado por suas concorrentes. A notícia pode mudar o rumo dos próximos produtos lançados pela Apple.

O acordo entre duas importantes companhias de computação promete mudar o atual cenário de smartphones e tablets. A iniciativa mostra que a Intel está mudando seu foco. Seguindo o passo da crise do setor de computadores pessoais, a fabricante finalmente se lança de peito aberto no mercado mobile ao utilizar a arquitetura da ARM. Os resultados desse processo, foram revelados quando a LG, segunda maior fabricante de celulares da Coreia do Sul, fechou parceria com a Intel para produzir chips de 10 nanômetros para seus futuros aparelhos.

A Apple, conhecida por ser uma grande parceira da Intel no Mac, usa no iPhone e no iPad processadores fabricados por empresas como a Taiwan Semiconductor Manufacturing. Mas isso pode mudar em breve. No futuro, esses dispositivos podem ser produzidos exclusivamente com chips da Intel, assim como acontece há algum tempo com os computadores. Segundo rumores, a TSMC possui contrato com a Apple para fornecer processadores para dispositivos móveis até 2017 e rumores dizem que poderá ser a única fabricante do chip A10, que será utilizado na próxima geração do iPhone, previsto para esse ano.

A ARM, que foi vendida recentemente para SoftBank por 32 bilhões de dólares, não é uma fabricante de processadores. Ela apenas licencia a arquitetura que criou para outras empresas que atuam no mercado mobile, como fará agora com a Intel.

Botão Voltar ao topo