Curiosidades

Há exatos 5 anos, Jobs deixava oficialmente o comando da Apple

Hoje faz 5 anos que publicamos aqui uma notícia fatídica: Steve Jobs estava deixando definitivamente a Apple. Com o agravamento de seu estado de saúde, o maestro não estava mais conseguindo reger a orquestra e preferiu se recolher, para viver suas últimas semanas de vida ao lado da família.

Passado este tempo, é interessante relermos o que se dizia na época sobre a empresa e no que ela é hoje, sem seu criativo fundador.

Quando foi feito o anúncio de que Tim Cook assumiria o papel de CEO e Jobs iria se distanciar, muitos começaram a proclamar o fim da Apple a partir daquele momento. A empresa tinha acabado de atingir o título de empresa mais valiosa do mundo, mas tinha conseguido isso mais porque a crise tinha derrubado várias outras do que por crescimento próprio. Um futuro sem o gênio criativo que tirou a empresa do buraco era totalmente incerto e temeroso.

Eis alguns comentários feitos aqui mesmo no Blog:

“TENSO! Segurem as ações da Apple!”

“Os tempos da grande depressão chegaram.”

“Poxa, espero que Tim siga um caminho correto para nao levar a empresa para baixo.”

“Corram para as colinas! É mais um sinal do fim do mundo em 2012!”

“NADA NÃO, SE DER ERRADO A GOOGLE COMPRA A APPLE.”

Claro que muitos leitores foram mais coerentes conosco e também achavam que aquela transição era apenas mais um passo de algo que já estava sendo planejado há mais tempo. Até mesmo Jobs assumiu em sua última carta que havia um Plano de Sucessão, para uma coisa que parecia certa.

Eu me lembro que, de forma geral, se acreditava que a Apple iria bem durante ainda uns 2 anos, mas depois começaria a afundar sem a influência direta de Jobs. Se dizia muito que o iPhone 4S tinha ainda muito o “dedo” dele, mas o que veio depois foi sempre muito criticado com a célebre frase “Jobs nunca teria feito isso“. Como um iPhone 5 mais comprido, um iPad pequeno e a rendição para os celulares de telas gigantes.

Mesmo com lançamentos criticados por muitos, a empresa cresceu enormemente nestes 5 anos, chegando a um patamar que nunca se imaginava antes. Hoje o faturamento trimestral dela é maior que o PIB de muitos países, e ela tem dinheiro em caixa suficiente para viver anos e anos, mesmo sem lucrar nada. Tim Cook, se não é tão genial em criar e incentivar seus funcionários a inventar objetos fascinantes, pelo menos tem o dom de multiplicar dinheiro.

Até quando isso irá durar? Não sabemos e nem somos adivinhos para dizer. O fato é que 5 anos se passaram e a empresa está longe do caos que muitos pregaram após a partida de seu fundador. Esperamos que daqui 5 anos possamos estar aqui contando como será a Apple após 10 anos sem Steve Jobs. E falando de coisas que nem imaginávamos em 2016 que poderiam existir.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Clístenis Canuto

    Bons tempos aqueles… Mas os de agora são melhores! Rss

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Legal ler a matéria de 2011 e ver: como somos resistentes às mudanças!

  • Rudimar Serves

    O Cozinheiro está fazendo seu trabalho, a cozinha está CLEAM e operante! Os pedidos sempre impressionam pelos números juntamente com o caixa no final do dia. A Apple vicia tal qual a Coca-Cola, que no seu começo vendeu apenas 25 garrafas! Depois o que tivemos no mercado, uma inundação de tubaínas vagabundas, tal qual uma XAMEXUNGA da vida! Mas quem domina? Qual o primeiro produto que desperta paixões ainda? E a chapa vai esquentar mais ainda dia 09/09 com novos iPhones e etc! Vai cozinhando meu querido TIM, teu chapéu de mestre cuca, causa inveja nas demais cozinhas! Imaginem qdo chegar a sobremesa!

    • Rodrigo Alineri

      Belo texto. Poético e verdadeiro. Parabéns!

      • Rudimar Serves

        Valeu!

    • Fabricio Bezerra

      Também gostei do texto parabens

  • trakinao

    “Tim Cook, se não é tão genial em criar e incentivar seus funcionários a inventar objetos fascinantes, pelo menos tem o dom de multiplicar dinheiro.”

    Acho que nesse caso, foi toda a magia criada pelo Jobs que realmente criou a magia de que os produtos apple são sensacionais. Ainda continuo achando que o Tim Cook esta surfando na onda criada pelo Jobs. Ainda não vi nada criado pela geração do Cook que realmente foi uma super inovação.

    O aumento da tela do iphone, diminuição do Ipad, tudo isso foram seguindo tendencias de mercado e não inovação propriamente dita. O proprio Apple Watch não é assim algo tão sensacional a ponto de revolucionar.

    Sei que o mercado está muito mais competitivo agora e eu espero sinceramente que ele consiga seguir uma direção de inovação que faz tempo que eu particularmente não vejo.

    No mais, mto bom o texto!

    • Estanislaw Duarte

      Hoje os tempos são outros, não existe mais o iPhone 4/4S com rivalidade branda, os consumidores querem mais, até os usuários esperam mais, e parece que a Apple não consegue mais atender isso, o iPhone 6 foi a deixa da Apple para o mundo Android.

    • gersonjunior87

      Só um detalhe meu amigo:

      Para se surfar na onda, é necessário saber surfar!

      E isto o Tim parece que sabe bem.

  • Luis Gustavo

    Só um ponto para ser debatido:
    a empresa cresceu enormemente nestes 5 anos, chegando a um patamar que nunca se imaginava antes.
    Certo, mas isso economicamente falando, como bem dito, o cozinheiro é uma maquina de fazer dinheiro, mas e a contrapartida??? e aparelhos que a cada ano, a cada geração façam aquele desejo interior de ter “o supra sumo da tecnologia na palma de nossas mãos”??? isso morreu nos últimos 5 anos, pelo menos pra mim… hoje iphone é mais do mesmo, e pior, cada geração nova é o velho recauchutado…

  • Fabio

    A qualidade do iPhone atual deixa a desejar. Tenho um 6 Plus e temo por ele. Entortar no bolso, etc. A camera sobressalente é terrível. É liso. Escorrega facil na mão. Detalhes que o mestre Jobs não deixaria passar.

    • Estanislaw Duarte

      E a capa do iPhone 5C? No próprio site da Apple!

  • O maravilhoso skeumorfismo se foi com o Jobs, e boa parte da magia Apple também.
    Aparelhos bonitos hoje todos fazem. Recursos novos e exclusivos, todos têm.
    Qual é o diferencial da Apple hoje? A AppStore.

    Pelo menos é o que me segura neste universo e o que vai continuar me segurando caso a Loja da Microsoft e a GooglePlay não resolvam seus problemas de diversidade, no primeiro caso, e de segurança no segundo.

    No mais o Cook é um excelente gestor. Porém o Nadella e o Pichai também são.
    Como bem disse o iLex:
    Daqui 5 anos a gente volta a conversar.