Aplicativos

Google lança Duo, novo aplicativo de mensagens similar ao FaceTime

Após lançar alguns aplicativos que fracassaram com o tempo (como é o caso do Hangouts), a Google espera enfim obter êxito com o mensageiro Duo. Lançado nesta terça-feira (16), o aplicativo preza pela simplicidade e praticidade de uso para se diferenciar dos concorrentes. Além disso, a criptografia de ponta-a-ponta utilizada promete manter conversas e dados pessoas preservados, assim como acontece em outros serviços similares.

Para começar, é importante saber que o Google Duo não envia mensagens de texto, não compartilha fotos e não anexa documentos em uma conversa. Ele permite apenas conversas através de chamadas de vídeo entre dois usuários cadastrados. A empresa afirma que o aplicativo inicia a transmissão rapidamente e em alta qualidade. No entanto, a depender da velocidade da rede, a resolução da imagem é drasticamente reduzida para que a chamada seja mantida.

Chama atenção um recurso curioso chamado Knock Knock que funciona como um olho mágico digital,  exibindo o vídeo ao vivo de quem está ligando antes mesmo da chamada ser atendida. Uma função interessante para aplicativos de mensagens, mesmo tendo a opção para desativar o recurso para evitar possíveis inconvenientes. Para suprir a falta de recursos similares a outros mensageiros, o Google lançou simultaneamente o serviço de chat Allo – colaborando ainda mais com a confusão criada na cabeça dos usuários diante da quantidade de ferramentas oferecidas pelo gigante de buscas.

YouTube video

Se você está se perguntando como fica o Hangouts com as novas ferramentas lançadas, o Google informa que essa ferramenta deixará de ter como foco o usuário comum, sendo trabalhada de agora em diante como uma solução para empresas. Já o Hangouts on Air será desativado a partir de 12 de setembro.

Até o momento de fechamento deste artigo, o Google Duo não foi lançado na App Store do Brasil. Seu lançamento está acontecendo aos poucos e, por enquanto, apenas usuários brasileiros de dispositivos Android podem instalá-lo em seus smartphones.

Botão Voltar ao topo