Aplicativos

Google lança Duo, novo aplicativo de mensagens similar ao FaceTime

Após lançar alguns aplicativos que fracassaram com o tempo (como é o caso do Hangouts), a Google espera enfim obter êxito com o mensageiro Duo. Lançado nesta terça-feira (16), o aplicativo preza pela simplicidade e praticidade de uso para se diferenciar dos concorrentes. Além disso, a criptografia de ponta-a-ponta utilizada promete manter conversas e dados pessoas preservados, assim como acontece em outros serviços similares.

Para começar, é importante saber que o Google Duo não envia mensagens de texto, não compartilha fotos e não anexa documentos em uma conversa. Ele permite apenas conversas através de chamadas de vídeo entre dois usuários cadastrados. A empresa afirma que o aplicativo inicia a transmissão rapidamente e em alta qualidade. No entanto, a depender da velocidade da rede, a resolução da imagem é drasticamente reduzida para que a chamada seja mantida.

Chama atenção um recurso curioso chamado Knock Knock que funciona como um olho mágico digital,  exibindo o vídeo ao vivo de quem está ligando antes mesmo da chamada ser atendida. Uma função interessante para aplicativos de mensagens, mesmo tendo a opção para desativar o recurso para evitar possíveis inconvenientes. Para suprir a falta de recursos similares a outros mensageiros, o Google lançou simultaneamente o serviço de chat Allo – colaborando ainda mais com a confusão criada na cabeça dos usuários diante da quantidade de ferramentas oferecidas pelo gigante de buscas.

Se você está se perguntando como fica o Hangouts com as novas ferramentas lançadas, o Google informa que essa ferramenta deixará de ter como foco o usuário comum, sendo trabalhada de agora em diante como uma solução para empresas. Já o Hangouts on Air será desativado a partir de 12 de setembro.

Até o momento de fechamento deste artigo, o Google Duo não foi lançado na App Store do Brasil. Seu lançamento está acontecendo aos poucos e, por enquanto, apenas usuários brasileiros de dispositivos Android podem instalá-lo em seus smartphones.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Dil Ribeiro

    Não é possivel habilitar o serviço ainda

  • Geraldo Gonçalves

    Está com problemas para registrar celulares de fora dos USA.
    Entrei em contato com o suporte, ainda sem previsão.

  • Google *Duo

    • Arrumado, obrigado!

  • hecnpo

    No Android funciona perfeitamente.

  • O whatsapp poderia ter vídeo-chamadas já que todos o usam assim ficariam menos aplicativos para se instalar… gosto muito do FaceTime mas não dá para falar com quem tem Android, e o Skype é excelente e pioneiro… aplicativos e mais aplicativos… bateira, memória, recursos tudo se vai para o ralo… esta semana fiz uma verdadeira faxina no meu iPhone.

    • Cesar Rodrigo Bagatoli

      Concordo, existem muitos aplicativos pra mesma coisa, ou quase a mesma, daqui a pouco as pessoas voltam a usar SMS e fazer ligações normais rsrsrsrs…

  • Bruno

    Apple lançando facetime na play store eim 3,2,1… kkkkkkkkk

    • Tarde demais… Apple deu mole. iMessage era pra estar reinando no lugar de WhatsApp, e FaceTime também poderia ter um lugar ao sol… Se não lançou até hoje, acho até uma franqueza universalizar a plataforma agora.

      • João Carlos Vasconcelo

        O FaceTime não deixar conversas com mais de um, é triste.

      • Uma década atrás a Apple poderia ter seguido a estratégia de universalizar seus serviços mas não fez… Não foi ruim, a Apple não briga para ser a líder em serviços e o Facetime é perfeito e redondinho, dentro do ecossistema Apple, o iMessage e o Facetime são ótimos, e para falar fora temos o SKYPE e WHATSAPP. Poderia ter sido melhor sucedida se abrisse para fora de sua plataforma… vai saber ???

        Já o Google tem síndrome de grandeza. Cria e mata serviços irracionalmente quando não se tornam os líderes em seus segmentos. O Google+, o Buzz, o GTALK, agora entre esse DUO e como fica o Hangouts ?!?! É uma bagunça… mata serviços a todo instante. Pra que outro ? Pelo histórico, não tenho praticamente dúvidas que o Google vai matar esse DUO em 3 anos no máximo, por mais que seja ótimo no ecossistema ANDROID e muito bom para seus usuário, isso não é suficiente. Quem sai perdendo é o usuário de Android cheio de opções fragmentadas e nenhuma padrão fixa garantida de estar presente em todos celulares.

        Enquanto isso… Apple + Facetime + iMessage segue limitado ao universo iOS, mas perfeito, redondinho e integrado…

  • Anderson Campos

    É só mais um concorrente enquanto não lançarem chamada de vídeo em grupo…

  • Danilo

    Vai pro mesmo caminho que aquele Qik do Skype.

  • Paulo Coelho

    Hangouts fracassado. Ok. Skype também fracassou pelo jeito. Só quem nunca usou pra falar isso. Até porque é cross plataforma né…

  • Paulo Coelho

    “No entanto, a depender da velocidade da rede, a resolução da imagem é drasticamente reduzida para que a chamada seja mantida”. Não acontece isso com todos os softwares? Porque pelo destaque no texto parece uma feature exclusiva.

  • Reinaldo Versuri

    Disponível
    iPhone: https://goo.gl/RSzKr0
    Android: https://goo.gl/fx0ac3

  • Gibson Meira Oliveira

    Já está disponível na App Store. Instalado e ativado tranquilamente!

  • Jorge Viani

    ja chegou o disco voador!

  • Saulo Rogério

    Já está disponível na App Store Brasil

  • raphael albertini

    Google Duo já está disponível