Notícias

Futuros iPhones talvez possam tirar fotos e guardar impressão digital de ladrões

Uma das grandes preocupações de quem tem iPhone (principalmente no Brasil) é o medo dele ser roubado/furtado. A Apple até tenta reforçar a segurança, imponto o Bloqueio de Ativação, mas isso não impede que o aparelho seja desmontado e suas peças revendidas. Há quem pregue a adoção de uma senha para desligar o aparelho, mas como já analisamos aqui, este tipo de solução é inviável e não solucionaria o caso.

Uma recente patente mostra que a Apple continua pesquisando maneiras de aumentar a segurança, tirando uma foto de toda a pessoa não autorizada que tentar usar o seu Touch ID.

O conceito é simples: quando alguém tentar desbloquear a tela do iPhone (ou iPad) com a digital e esta não for registrada, as digitais seriam gravadas, junto com uma foto feita no momento da tentativa, pela câmera frontal do aparelho. Com isso, seria possível identificar o ladrão quando o aparelho é roubado. A patente também prevê a ativação do microfone, para gravação de sons e voz.

Patente

A ideia não é nova. Quem usa o jailbreak a mais tempo deve ter conhecido o iGotYa, um tweak que tira automaticamente uma foto da câmera frontal toda vez que alguém tenta realizar um desligamento forçado do iPhone. Um email então é enviado automaticamente para o proprietário do aparelho, com a localização exata e foto do possível meliante.

Claro que o simples registro de uma patente não significa que isso seja certeza de virar um produto real. Temos que esperar a Apple decidir se este tipo de coisa fará ou não parte de sua estratégia comercial algum dia.

via PatentlyApple

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Não vi mto futuro nessa ideia pq ladrão em geral aprende os macetes infelizmente, vão saber que tem o recurso e jamais vão colocar o dedo pra desbloquear um celular roubado e facilmente podem tapar a câmera com dedo.
    Já a ideia de bloquear pelo iCloud salvando na memoria foi uma ideia excelente, embora alguns tentam mandar SMS depois enganando as vitimas, ou pior forçando dar a senha no ato do roubo.

    • Fábio Nascimento

      Eu já vi vários aplicativos de android que tiram foto quando se erra a senha, acho isso funcional sim, levando em conta que nem todo meliante é especialista em tecnologia, vai ajudar muita gente, nem que seja em chegar no cara que compra, que é quem financia tudo isso.

  • David Castro

    Meu Touch ID vive falhando, vai ter milhões de selfies e impressões digitais minhas então. Vou ser preso por tentar roubar meu próprio aparelho! ???

    • Steiner Jardim Neto

      hhahhah

    • Reinaldo Augusto

      O Touch ID tem dificuldade de reconhecer digitais quando a área está muito manchada ou suja, ou os dedos estão molhados, de suor ou outra coisa, mesmo que seja pouco.

      • Jonas

        Outro fator é na hora de cadastrar a digital. Muita gente cadastra a sola do dedo, quando deveria cadastrar a ponta que é a parte que vc encosta no iPhone.

        • Gustavo Rezende

          Mas no processo o guia de cadastramento pede para encostar não só o meio do dedo como as bordas (lateral e ponta do dedo), a pessoa só não cadastra assim se não quiser deliberadamente eu acho. E mesmo seguindo todo o processo realmente o Touch ID tem as dificuldades relatadas pelo @reinaldoaugustocn:disqus.

          • Jonas

            Cadastre somente a área do dedo que vc encosta no botão home , quanto pega o celular com uma mão.
            Depois de cadastrar a digital na vertical, cadastre tb na horizontal.

  • Arley Martins

    Mais segurança é sempre bem vinda e isso dificulta cada vez os roubos inibindo a ação da bandidagem, porem quando querem roubar eles vão atrás. A melhor forma de combater tudo isso é saúde, educação, emprego e leis sendo cumpridas.

  • Weber

    Essa ideia é boba. Para quem tem filhos pequenos como eu sabe que vai receber muitas fotos de crianças tentando desbloquear…

  • Philippe Brunner Pazinatto

    A DICA QUE EU DEIXO É… Não deixe o seu email logado no iPhone, o email que você usa na App Store. Através dele os bandidos conseguem trocar sua senha do icloud e desligar o Buscar meu iPhone o que TE impossibilita de fazer qualquer coisa. Inclusive apagar seu dados do aparelho. A senha pra desbloquear a tela eles estão exigindo na hora do assalto! Fiquem espertos! Dica de que sofreu com isso recentemente

    • Felipe

      Você se refere á um hotmail “da vida” ou o do iCloud?
      A dica é boa, mas eu uso um hotmail para isso, se eu tirar ele daqui,blz. Mas quando tentei redefinir a senha, ele pede o e-mail do iCloud para redefinir.

    • Estanislaw Duarte

      Para desbloquear o iCLoud, basta encher a senha do Wifi de emoji, até ocorrer um estouro de buffer, e um bug a home é chamada, aí está, icloud desbloqueado. Infelizmente é fácil.

  • Gustavo Villela

    Seria maneiro um celular que se “autodestrói”, tipo aquele óculos da missão ímpossível… errou a senha 10x, VRAU!

    • Juliano Huzalo

      Mas tem que ser tipo uma explosão ? que arranca a mão do ladrao hahahaaa

  • Sergio Sevilhano Junior

    A apple podia so comprar o igotya que era simplesmente fodastico e mais nada e a senha para desligar acho que seria sim uma ajuda pois daria pra vc rastrear mais rapido ate o ladrao conseguir tirar o chip,vou mais longe ainda se o iphone tivesse um sim secundario de segurança para localizaçao mesmo que pagassemos o serviço a parte a apple para que mesmo que o cara tire o chip o telefone seja localizado por esse outro sim secundario, ja que com a senha para desligar ele nao conseguiria desligar o aparelho ia ser muito bom

    • Saulo Rogério

      A vírgula manda lembranças!

      • Sergio Sevilhano Junior

        Falou o mestre da língua portuguesa se sentiu incomodado com isso apenas não leia….PNSC

  • Alex iPilot

    Tirar fotos, enviar e-mails com localização já são antigos no Android… O legal agora é Reconhecimento de Íris, como a Samsung irá implementar! O telefone nem desbloqueia e funciona se não forem seus olhos em frente à tela… “For Your Eyes Only” Deveriam colocar a Shena Easton cantando na propaganda do S8, rsrsrs… Mas como dizem : “Samsung não desenvolve nem cria nada, só copia da Apple”, hehehe… 😛

    • Estanislaw Duarte

      Se a Apple voltasse a mágica do iOS 4-5-6, já estava bom! Esse Craig é muito lento, ele quer imitar o Android. E aqui nesse site ainda chamam Scott de estagiário. Cook até tem ideias boas para o iOS, mas Craig não sabe implementar. Adicionaram branco em tudo, semi transparente, tiraram bordas e texturas, menus e barras vitrais, e o sistema engasga com qualquer coisa.

      • Alex iPilot

        E a desculpa da lentidão ser motivada ou recompensada pela perfeição já deixou de valer faz tempo… Em software e hardware…

        • Estanislaw Duarte

          Exato!

  • Zephon

    Basta cobrir a câmera frontal com o dedo e usar a senha pra destravar o aparelho ao invés do TouchID.

  • Eduardo Edu

    O que falta para isso? Basta colocar opção de ativação.

  • Kleyson Klesller

    Comprei esse aplicativo iGotYa, usei e achei muito bom a ideia. Porem, em minhas ferias, o meu iphone travou quando digitava a senha e perdi todas as fotos e vídeos da viagem. Não tinha o backup, foi o único aplicativo do cydia, que me faz passar por esta situação.

    • Eu já perdi por causa do CCSettings, dei o comando de reboot e até hoje to catando minhas fotos ! Kkkk

      Também tinha acabado de apagar um backup e aconteceu em seguida. Logo fica a dica: Se mexe com Jailbreak faça backup ! Caso contrário faça também !!!

      kkkkkkkkkk