Notícias

Apple se une a outras empresas para combater chamadas telefônicas automáticas

A Apple e outras empresas se uniram para estudar maneiras de reprimir ligações automáticas e serviços oferecidos por centrais de telemarketing para cidadãos americanos. O grupo, batizado de Strike Force Robocall, conta com mais de 30 empresas, entre elas, gigantes do ramo da tecnologia e comunicações como Google, Comcast Corp, Verizon e AT&T. Eles pretendem enviar propostas à Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos até o dia 19 de outubro, visando evitar esses tipos de ligação.

No mês passado, a FCC lançou uma carta afirmando que essas ligações lideram a lista de reclamações de consumidores. O presidente da comissão, Tom Wheller, sugere que as entidades interessadas enviem propostas concretas para contornar o problema no prazo de 30 dias. Vale lembrar que a FCC é a agência regulamentadora de comunicações por rádio, televisão, cabo e satélite dos Estados Unidos, sendo assim a responsável por autorizar o uso de robocalls e ligações de telemarketing.

Em resposta à carta, a AT&T se apressou para lançar um comunicado. “Estamos preparados para assumir posição de liderança na industria de desenvolvimento de soluções abrangentes. Atualmente, permitimos a nossos clientes bloquear chamadas usando sistemas de lista negra de contatos e estamos empenhados em utilizar as melhores ferramentas de bloqueio disponíveis“, afirma a companhia de telecomunicações.

Robocalls são chamadas de telefone lançadas por um sistema computadorizado que apresentam mensagens pré-gravadas. Geralmente, são usadas para oferecer produtos, serviços e anúncios. Já as ligações de telemarketing, velhas conhecidas dos brasileiros, são realizadas por pessoas reais, mas a conversa possui roteiro para apresentar às pessoas uma falsa sensação de interatividade. Nos Estados Unidos, há serviços onde os usuários podem adicionar seus números de telefone para não receber ligações de telemarketing. No Brasil, o PROCON também conta com este serviço em alguns estados.

Entre as soluções que podem surgir com o Strike Force Robocall, estão tecnologias seguras de autenticação Caller-ID para que seus clientes possam rejeitar ligações automáticas ou telemarketing, além de ferramentas para identificar chamadas robocalls lançadas em massa. Não há informações sobre o papel que a Apple terá no grupo. No entanto, o iOS 10 já deve apresentar um sistema próprio para identificar chamadas automáticas.

Esperemos que esta solução, quando lançada, não demore muito para funcionar também no Brasil.

via: Macrumors

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Pelo menos aqui em São Paulo, isso é uma praga em época de eleição.

  • Pedro Trevisan

    Enquanto lia esse artigo, recebi uma ligação. Atendi e ouvi “OLÁ?! ESTÁ COM FOME? NÓS QUEREMOS TE OFERECER O —” clic

    • Estanislaw Duarte

      saudade do “clic” kkkk

  • Luis Alfredo Filho

    Está solução já existe e funciona bem no Android. Chama-se True caller

    • Renan Zotto

      Tem no iPhone também

      • Diogo

        Qual app funciona bem no iPhone, sem o uso de jailbreak?

      • Luis Alfredo Filho

        Tem sim. Mas no iPhone ele não pode bloquear a chamada. Não tenho Android, mas li que no sistema do robozinho ele nem deixa passar a ligação, o telefone nem toca.

        • J7Coelho

          Tenho no iPhone, ele bloqueia a ligação sim, nem se quer chega a tocar o telefone <3 True Caller

    • Hades666

      Telefonia fixa que é o problema, recebo de 5 a 6 ligações por dia(sim, disse por dia!). Fui obrigado a desligar o telefone e só não finalizo o serviço por causa da internet. Quem perde é as telefônicas, se deixo de receber ligações elas não recebem pelo serviço. Só quando preciso fazer alguma ligação que conecto o fio e desligo logo a seguir….pode um negocio desses?!

      • Letícia Barreto

        Que horror! Se eu recebo uma me incomoda ,imagina 5 a 6 por dia !

  • Rafael Battaglini

    Gabriel, no estado de SP da pra bloquear essas ligações chatas, é só se cadastrar no site do PROCON: http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/ (iLex, desculpa pelo link, mas achei que seria bacana divulgar, aproveitando sua matéria)

  • J. Cohen

    Assunto um tanto diferente, notei que agora aparece o nome da cidade de onde vem a ligação, quando o número não está nos contatos. O BDI escreveu algo a respeito disso. Acho que começou na Beta 5.

    • Henrique A.

      Salvo engano já existe desde o primeiro beta 10. Inclusive estava naquela primeira lista de novidades do ios 10.

    • Robson Olindo

      Tem horas que e o nome da cidade, ou se houver alguma coisa no email aperece um “Talvez Fulano de TAL”

  • Akira

    Agradeço ao Rafael Battaglini, pela indicação do site do PROCON p/cadastro de bloqueio!!!!! Nos últimos dias, tenho recebido cerca de 15 ligações automáticas/dia isso das 3h da manhã até as 23h.
    Cadastro efetuado!!!!

  • Robson Olindo

    True caller, eu o uso, depois que ele cria o contato, e só ir la no contato e bloquear o chamador, e seus problemas acabaram. Simples e facil.

    • 9L

      Não é tão fácil assim. Minha lista negra tem mais de 100 números bloqueados e continuam ligando mesmo quando se pede para remover o seu número da lista deles. Mais os números mudam o tempo todo.

  • Miguel Pietroski

    No iPhone, existe alguma maneira de “Bloquear chamadas sem identificação?” Sei que o Galaxy S7 da minha mãe tem esta opção, no iPhone não encontrei.

    • Jonas

      Sim. O modo não perturbe ?

  • Essas ligações automaticas, de telemarketing é o verdadeiro virus de celular

  • Alex iPilot

    E eu? Tenho recebido DIVERSAS vezes, a qualquer hora do dia e da noite, ligações (gravações) da Nextel me ameaçando, dizendo que tenho faturas em aberto, blábláblá… NUNCA fui cliente Nextel!!! Fui na loja Nextel e eles não tem meu cadastro, obvio, porque nunca fui cliente… Mas quando ligo do meu Vivo para a Nextel o sistema dela reconhece meu número como Nextel!!! Um saco, um absurdo!!! Já redigi a ação judicial mas o Juizado Especial no Rio está fechado por conta das Olimpíadas…

  • Fábio

    No Paraná também temos isso.
    Já me cadastrei há quase 2 anos e até hoje não recebi nenhuma ligação indesejada.

    O link do paraná é http://www.bloqueio.procon.pr.gov.br/bloqueiotelemarketing

  • Adimilson Sousa Almeida

    Vai bloqueando os números que uma hora acaba ???????

  • Jonas

    No meu caso , 90% ligam e nao falam nada e depois desligam.

    • Jonas

      Geralmente eu uso o modo não perturbe, quando ligam muito.

      • Renan Souza

        Cara.. Tenho uns 150 números bloqueados no meu cel..
        E o pior, depois que add o número 9 na frente do número, milhares de fdp me ligam TODOS os dias querendo falar com um tal de Ítalo..
        Recebo SMS com dados bancários dele, movimentações financeiras, saldo do FGTS, ligações de cobranças..

        • Jonas

          Com esse modo nao pertube do iphone nao passo mais raiva.

    • Hades666

      Mesma coisa….
      Empresas de pesquisa roubando dos contratantes. Eles ligam para geram numeros de ligações ficando como se tivessem feito centenas, milhares de pesquisas e depois cobram dos contratantes….esse país não tem solução.

  • Hades666

    Pago conta telefonica só por causa da net…sou obrigado a deixar meu telefone permanente desligado por causa desse tipo de ligação. Nem uma black list as operadoras deixam fazer….infernal.

  • Hades666

    Aqui no RS não funciona…continuo recebendo de tudo que é lugar, até golpe de dentro dos presídios recebo, infernal.

  • Estanislaw Duarte

    Por favor!!! Achem uma solução e implementem no Brasil. As chamadas diárias e mudas são as piores, você corre para atender o celular esperando uma ligação importante e se depara com isso. Chamadas ficam no subconsciente, são alertas para o corpo, causa muito estresse.

  • 9L

    Graças a Deus. Não aguento mais esse povo me ligando todo o tempo, todos os dias. Mesmo colocando na lista negra eles mudam o número a cada hora. Obrigado pelas informações por que eu nem sabia disso.

  • Leandro Tavares

    Eu utilizo no iPhone um serviço chamado Sync.Me, que sincroniza o contatos com várias redes sociais (Facebook, Twitter, etc) e também tem uma opção de Detector de Spam…Aí quando aparece uma ligação considerada Spam, a tela de chamada fica vermelha, aí já ignoro a ligação.