Notícias

Edward Snowden trabalha em dispositivo que impede escutas no iPhone

O ex-agente da NSA Edward Snowden se uniu ao hacker americano Andrew “Bunnie” Huang para criar um dispositivo que bloqueie escutas no iPhone. Similar a uma bateria externa ou uma capa, o curioso aparelho consegue identificar qualquer transmissão estranha às atividades normais do aparelho. Enquanto alguns executivos usam fitas adesivas para evitar que hackers tenham acesso a câmera e microfone de seus computadores, Snowden, como bom ex-funcionário da CIA e da NSA, vai além para criar uma solução digna dos filmes de James Bond.

Apresentado como um “motor de introspecção“, a peça usa a entrada do chip SIM do iPhone para se conectar ao hardware, obtendo assim informações sobre o tráfego de dados de rádio, GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Dessa forma, o dispositivo percebe qualquer anomalia de comunicação e envia alertas imediatos para o usuário. Segundo Huang, o sistema consegue até desligar o aparelho ao detectar qualquer anomalia.

concept-rendering

O projeto foi apresentado em conferência de vídeo realizada hoje pelo MIT Media Lab. No mesmo evento, foi divulgado um documento no qual todas as informações do projeto são minuciosamente explanadas pelos inventores. Lá é dito, por exemplo, que um protótipo está em funcionamento, mas que o dispositivo finalizado só será apresentado oficialmente no próximo ano.

Edward Snowden ficou conhecido por vazar informações confidenciais da NSA sobre programas de vigilância da população americana e de atividades de governos de outros países, inclusive do Brasil.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Que chegue as lojas o mais rápido possível… 😀

  • Rui Camargo

    simplesmente ?
    ????????????????

  • Alex iPilot

    Huummm… Hackeiam o iPhone para ele não ser hackeado… Monitoram todos esses dados (gps, wifi,…) para que eles não sejam monitorados… Interessante, hehehe…

    • Leonardo VimpriO

      Amigo, Snowden não quer saber dos nudes que vc envia não! 😛

      • Alex iPilot

        Sei… Acredito que ele também já tenha se comprometido anteriormente em manter informações sob sigilo, rsrsrs… De confiança esse rapaz!

        • Saulo Rogério

          Concordo, de bonzinho ele não tem nada!

          • PoderosoCastig4

            Vocês não entenderam nada da matéria… O dispositivo não consegue acessar seus dados pessoais e nem dá nenhuma abertura ao celular. Ele apenas detecta atividades incomuns nos rádios do iPhone, anomalias nas antenas de sinal, WiFi, bluetooth e GPS. Uma vez percebidas essas mudanças no comportamento das ondas emitidas, ele consegue desligar o telefone. Ou seja, se tiver alguém te monitorando, rastreando ou grampeando uma ligação sua, o aparelhinho toma medidas (a única medida divulgada foi “desligar o iPhone”)… Cês tão muito paranóicos, mais do que quem inventou esse gadget.

        • Kleyson Klesller

          Ele “entregou” algo que achava errado, e concordo com ele, o governo Americano estava espionando seu povo.

          • Alex iPilot

            Eu não o condeno, cada uma que faça o que quiser, assumindo a responsabilidade pelos atos, claro… O que eu destaco é que ele não é um super-herói a quem se toleraria abrir brechas de segurança no iPhone… Ele é ser humano, toma decisões baseadas no que ACHA CORRETO… Por que ele poderia hackear e monitorar nosso iOS?

  • Alex iPilot

    É teu irmão gêmeo, iLex? 🙂

  • Alex iPilot

    Um argumento que eu ouvi aqui (e achei bem razoável) sobre a discussão da própria Apple abrir uma possibilidade de acesso ao iPhone dizia que uma vez criada essa “brecha de segurança”, mesmo que pela Apple, essa brecha poderia ser explorada por outros e o iPhone se tornaria vulnerável… E não é isso o que esses dois estão fazendo? Não estão criando uma vulnerabilidade no iPhone?

    • Gustavo Rezende

      Acho q não tem nada a ver com este outro caso, pois neste exige o uso de hardware externo, não é algo via software que pode ser ativado sem seu conhecimento e consentimento, ninguém vai pegar seu iPhone a força e instalar isso aí, usa quem quiser.

      • Alex iPilot

        Eu li o (extenso) detalhamento técnico do projeto e ele requer acesso ao sistema através de modificações no hardware da placa mãe, pelo slot do SIM card… E uma das premissas é que esse dispositivo e sua operação deve ser imperceptível ao iOS… Esse sujeito não me aparece alguém em quem eu confiaria tal coisa…

  • Eu queria mesmo era um modo (mesmo que usando um acessório externo) de gravar as ligações com o iPhone. Atualmente cada vez que ligo no callcenter da vivo ou net uso um iPad junto para gravar a ligação pq essas empresas mentem descaradamente e nunca enviam a cópia dos telefonemas qdo vc pede.

    • Alex iPilot

      Eu lembro que eu tinha um app no meu 3G que gravava as ligações… Depois deixei pra lá… Não sei se ainda existe…

    • raphaellz

      Se não me engano, tinha um muito bom pra aparelhos com jailbreak. Cheguei a utilizar algumas vezes justamente pra conversas com operadoras, mas como jb tá meio desatualizado tem que ver se sai versão pros próximos iOS’s.

      • O problema é justamente ter que fazer jailbreak =/

        • Saulo Rogério

          2!

    • Paulinho Henrique

      Também queria, ja cansei de pedir varias vezes uma copia da gravação da operadora claro, e eles nunca me enviaram

    • Gustavo Rezende

      Pois é, é o sonho de muita gente, eu não queria um acessório externo, pois o telefone tem capacidade para fazer isto nativamente, é só a Apple querer, recentemente adquiri para a empresa uns smartphones Android que tem esse recurso nativo o q é muito bacana.
      Já no iPhone utilizo o Call Recorder, q é excelente, mas realmente só fazendo Jailbreak e um dos preços a se pagar é ficar sem atualizar o iOS (parei no 8.4).

  • rodrigomouza

    útil para governos/empresas e atividades ilícitas…a venda deveria ser regulamentada ou algo assim.

  • Felipe TX

    Off topic: desde que o Marvin Costa entrou pra turma do BDI vejo mais atualizações, todo dia uma nota nova, achei bem legal!

    Parabéns aos envolvidos!

    • Alex iPilot

      Sim! Verdade! Parabéns! Houve uma apresentação formal? Seria um alter ego do iLex???

  • Fabricio Lourenção

    Os nosso políticos serão os maiores clientes do Snowden… hehehe

  • Fabricio Lourenção

    Os nossos políticos serão os maiores clientes do Snowden… kkkkkk

  • Daniel Ricarte

    Ou seja, ótimo aparelho para quem quer fazer coisas erradas…

  • Oficialmente pela Apple pode esquecer, isso vai contra a legislação da maioria dos países, para gravações você precisa do consentimento prévio da pessoa antes, os Callcenters fazem esse “consentimento” quando avisam e vc continua na ligação.

    • Gustavo Rezende

      Se fosse realmente um problema de legislação o Google não teria liberado isso no Android. Só vejo a questão como política interna.
      Seria o caso de ativar o recurso apenas onde é permitido. Em alguns países é legal quando um dos interlocutores é quem está gravando, em outros é legal apenas se a parte que está gravando informar a outra, então ao meu ver é apenas uma questão de quem for usar seguir a lei, é como dirigir um carro, pela lei só pode quem é habilitado, as montadoras apenas fabricam os carros, quem quiser dirigir é q tem de se adequar para não infringir nenhuma lei do país.

      • Na verdade o Google não traz essa função nativamente, são apps de terceiros que fazem isso, e nesse quesito o Google sempre se mostrou muito liberal. Por exemplo, você encontra emuladores na AppStore? Já no Android estão lá livremente para vc baixar.

        • Gustavo Rezende

          Ah com certeza, sobre isso não há discussão, o Google é bem menos “cricri” com estas questões.
          Eu não sei te dizer se a função é nativa do Android ou se foi implementada pela Alcatel, mas veio nativa no ONETOUCH PIXI 3, após estabelecer a chamada na tela de ligação vc tem que clicar no ícone q são três pontos verticais e depois em “Iniciar gravação”, essa é a parte chata, de não ter uma configuração para gravar automaticamente quando a ligação for atendida (como ocorre no Call Recorder do iPhone), mas em compensação o áudio gravado nele é quase 30x menor gravando em AMR e no do iOS em MP3, isso faz bastante diferença quando se quer gravar muitas ligações. https://uploads.disquscdn.com/images/0666897cb17af98579d62816048a6d34b92ccf177c68eed7975afb3feecae044.jpg