Notícias

Edward Snowden trabalha em dispositivo que impede escutas no iPhone

O ex-agente da NSA Edward Snowden se uniu ao hacker americano Andrew “Bunnie” Huang para criar um dispositivo que bloqueie escutas no iPhone. Similar a uma bateria externa ou uma capa, o curioso aparelho consegue identificar qualquer transmissão estranha às atividades normais do aparelho. Enquanto alguns executivos usam fitas adesivas para evitar que hackers tenham acesso a câmera e microfone de seus computadores, Snowden, como bom ex-funcionário da CIA e da NSA, vai além para criar uma solução digna dos filmes de James Bond.

Apresentado como um “motor de introspecção“, a peça usa a entrada do chip SIM do iPhone para se conectar ao hardware, obtendo assim informações sobre o tráfego de dados de rádio, GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Dessa forma, o dispositivo percebe qualquer anomalia de comunicação e envia alertas imediatos para o usuário. Segundo Huang, o sistema consegue até desligar o aparelho ao detectar qualquer anomalia.

concept-rendering

O projeto foi apresentado em conferência de vídeo realizada hoje pelo MIT Media Lab. No mesmo evento, foi divulgado um documento no qual todas as informações do projeto são minuciosamente explanadas pelos inventores. Lá é dito, por exemplo, que um protótipo está em funcionamento, mas que o dispositivo finalizado só será apresentado oficialmente no próximo ano.

Edward Snowden ficou conhecido por vazar informações confidenciais da NSA sobre programas de vigilância da população americana e de atividades de governos de outros países, inclusive do Brasil.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados